Dia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial: a importância do MAPA no diagnóstico da pressão alta

O diagnóstico da pressão alta é fundamental para garantir que a doença seja tratada corretamente, evitando complicações como doenças cardiovasculares. Por isso, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é tão importante.

Celebrado em 26 de abril, a data é utilizada para conscientização da sociedade a respeito da importância dos exames preventivos, do diagnóstico e tratamento. A seguir, confira um pouco mais sobre esse assunto e conheça melhor o MAPA, principal exame utilizado para o diagnóstico da pressão alta.

O que é o Dia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial?

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado em 26 de abril, foi instituído pela Lei nº 10.439 de 2002, visando a conscientização e informação da sociedade brasileira a respeito da importância do diagnóstico preventivo e tratamento da doença. Nesse sentido, a lei autoriza a realização de campanhas educativas para diagnóstico preventivo da hipertensão arterial em todo o Brasil.

A campanha de prevenção e enfrentamento é essencial para garantir o bem-estar da população. Afinal, quando não diagnosticada e tratada, a hipertensão pode provocar riscos à vida do indivíduo.

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é caracterizada pelo elevado valor dos níveis da pressão arterial, acima de 140×90 mmHg. A doença pode ser primária e secundária, e varia de acordo com as causas.

Quais as principais causas da hipertensão arterial?

A pressão alta costuma ser classificada em primária e secundária. A hipertensão primária é a mais comum, e está relacionada a causas diretas. A doença tem origem genética ou por fatores externos, como hábitos de vida. Entre eles:

• abuso de bebidas alcoólicas;
  • consumo excessivo de sal;
  • hábitos alimentares ruins;
  • histórico familiar;
  • sedentarismo;
  • obesidade;
  • tabagismo.

Em contrapartida, a hipertensão secundária ocorre como complicação de outra doença. Entre as principais patologias que podem levar à hipertensão estão a insuficiência renal crônica, estenose da artéria renal, Síndrome de Cushing e doenças da tireoide.

Como o MAPA contribui para o diagnóstico da pressão alta?

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, conhecida como MAPA, é um exame utilizado para aferir a pressão arterial do indivíduo por um período em que seja possível observar oscilações que indiquem a presença da hipertensão.

O MAPA é realizado em 24 horas. Assim, é possível registrar os dados da pressão enquanto o paciente faz suas tarefas rotineiras. Indolor e não invasivo, o exame é feito por meio de um pequeno aparelho eletrônico que fica anexado ao braço da pessoa, aferindo sua pressão automaticamente ao longo do dia.

Como o exame MAPA é feito?

Para o diagnóstico da pressão alta, o MAPA é feito sem interrupção. Desse modo, o paciente vai até a clínica de exames para a instalação da braçadeira, no braço, e do aparelho eletrônico, normalmente acoplado à cintura.

Assim, o equipamento pode aferir a pressão e registrá-la ao longo do dia, inclusive durante o sono. O exame deve ser feito em um dia normal, sem acontecimentos especiais. Desse modo, é possível avaliar a pressão de forma fidedigna.

O paciente deve executar suas tarefas normalmente, mantendo também suas medicações de uso contínuo. A única ressalva é em relação ao banho. É importante evitar o banho durante o período do exame. Isso porque não é possível retirar a braçadeira até o final do teste.

Quando se indica o MAPA para o diagnóstico da pressão alta?

O MAPA é solicitado como auxílio no diagnóstico da pressão alta quando o médico identifica fatores que podem indicar risco para a hipertensão, como episódios isolados, histórico familiar, tabagismo, diabetes, e colesterol alto.

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, e nem sempre sinais e sintomas estão presentes diante da elevação dos níveis de pressão. Contudo, também se indica o MAPA diante de sintomas como:

• sensação de pele fria;
  • incômodo no peito;
  • dores de cabeça;
  • náuseas;
  • tonturas.

Como posso prevenir a hipertensão arterial?

Hábitos saudáveis

Assim como o diagnóstico da pressão alta é importante para garantir o rápido início do tratamento, a prevenção da hipertensão também é essencial. Afinal, essa é uma doença que pode ser evitada em alguns casos, desde que você mude alguns hábitos de vida para melhor. Para prevenir a hipertensão arterial e também complicações para outras doenças você deve:

• evitar o consumo excessivo de sal e produtos industrializados;
  • evitar o consumo de álcool em excesso;
  • praticar atividades físicas regularmente;
  • adotar hábitos alimentares saudáveis;
  • realizar o controle do diabetes;
  • manter o peso adequado;
  • abandonar o tabagismo.

O Dia Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Hipertensão Arterial é uma importante forma de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico da pressão alta. Por isso, os exames de rotina e as formas de prevenção para essa doença são essenciais para evitar complicações fatais.

Que tal manter sua saúde em dia? Na Clínica CEU, você pode solicitar o agendamento para o seu MAPA de forma online, sem precisar sair de casa!