Dia Nacional do Ciclista e importância das atividades físicas como estilo de vida

No Dia Nacional do Ciclista, 19 de agosto, o Brasil ultrapassou a marca de produção de 3,5 milhões de bicicletas. Isto é, este número confirma que a “magrela” é, atualmente, o meio de transporte que cresceu nos últimos anos. 

Nesse contexto, pela necessidade do distanciamento social durante a pandemia da Covid-19, e também com o aumento constante no valor do combustível, muitas pessoas optaram por um transporte barato e sustentável, como a bicicleta. 

Além de contribuir para economia e evitar o contágio pelo Novo Coronavírus, pedalar também traz outros benefícios para a saúde. Assim, melhorando a qualidade de vida e proporcionando bem-estar. 

Continue a leitura para saber mais sobre o Dia Nacional do Ciclista e a importância de aderir às atividades físicas, como andar de bicicleta!

Porque 19 de agosto é o Dia Nacional do Ciclista?

Comemorado em 19 de agosto, o Dia Nacional do Ciclista no Brasil foi criado em memória do ciclista brasiliense Pedro Davison, morto em 2006, aos 25 anos, por um motorista embriagado, enquanto pedalava no eixo sul.

Além de ser uma comemoração alusiva aos ciclistas, a data é um convite para a reflexão em relação às atitudes no trânsito, incentivo ao uso da bicicleta, como transporte viável e sustentável.

Quais as vantagens de pedalar?

A importância de pedalar é um dos motivos que leva à comemoração do Dia Nacional do Ciclista. Afinal, essa prática apresenta diversos benefícios para a saúde. Dessa forma, quem escolher andar de bicicleta, tem vantagens como:

  • reduzir os riscos para desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
  • prevenir a diabetes e diminuir os níveis de açúcar no sangue;
  • diminuir problemas relacionados à baixa imunidade;
  • ajudar na recuperação de lesões ósseas e artrite;
  • melhorar coordenação motora;
  • reduzir o risco para colesterol;
  • não prejudicar articulações;
  • melhorar o preparo físico;
  • controlar pressão arterial;
  • melhorar tônus muscular;
  • e ainda emagrecer.

Porque adotar as atividades físicas como estilo de vida?

A prática de atividade física, como o ciclismo, é, sem dúvida, essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida. São muitos os estudos que demonstram como a prática frequente de atividades auxilia ao evitar doenças e até mesmo melhorando a disposição para realizar nossas atividades do dia a dia. 

Considerando que nosso tecido cerebral recebe as informações coletadas no meio ambiente, por meio dos sentidos do corpo humano, isso permite que essa parte do cérebro provoque um processo que leva à movimentação de músculo. Assim, o contato entre cérebro e meio externo ocorre por meio da atividade física. 

Dessa forma, o Dia Nacional do Ciclista nos lembra que esse tipo de exercício traz inúmeros benefícios para seus praticantes, sejam eles profissionais ou amadores. É preciso que cada pessoa escolha a atividade adequada, respeitando seus limites e dificuldades. 

Assim como benefícios físicos para a saúde, exercitar-se também favorece questões emocionais, melhorando o bem-estar, aumentando a autoestima e contribuindo para que você tenha energia para realizar as atividades de sua rotina.

Para pessoas na terceira idade, a prática de exercícios, por exemplo, melhora a flexibilidade, postura e conservação dos ossos, fatores importantes para as pequenas tarefas do cotidiano. 

A importância do acompanhamento médico

Ainda que esse estilo de vida possa trazer inúmeros benefícios, também é importante realizar o acompanhamento médico regular, mantendo exames de rotina em dia. Para pessoas sedentárias, é indicado realizar uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios. 

Seja por meio do ciclismo ou por outro tipo de atividade física, manter uma rotina de exercícios é fundamental para contribuir com seu bem-estar, qualidade de vida e saúde, motivos lembrados todos os anos ao comemorar o Dia Nacional do Ciclista.

Gostou destas informações? Então, veja também 7 atividades que ajudam a combater o estresse!

Dia Nacional do Ciclista e importância das atividades físicas como estilo de vida
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM