M.A.P.A – Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial: o que é?

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 30% dos brasileiros sofrem com a Hipertensão Arterial. Também conhecida por pressão alta, a hipertensão é uma doença silenciosa que agravar quadros. Contudo, um teste pode diagnosticá-la: o exame M.A.P.A. (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial).

Simples e não invasivo, o M.A.P.A oferece informações suficientes para que o médico possa avaliar a pressão do sangue, auxiliando no diagnóstico de doenças como a hipertensão. A seguir, entenda melhor o exame M.A.P.A. e saiba para quem é indicado.

O que é o exame M.A.P.A?

O exame M.A.P.A. é uma forma de aferir a pressão arterial do paciente, monitorando  oscilações e picos que podem indicar hipertensão arterial.

De modo geral, o exame é realizado durante 24 horas, fornecendo ao médico dados da pressão arterial do paciente durante o sono e enquanto executa suas tarefas diárias. O exame M.A.P.A. é indolor e conta com um pequeno aparelho eletrônico automático, responsável por realizar diversas medições da pressão arterial ao longo do dia.

Como funciona?

Para a realização do exame M.A.P.A., uma braçadeira é colocada no braço do paciente, e será inflada automaticamente ao longo das 24 horas, de modo a aferir a pressão e registrar a medição no aparelho, inclusive durante o período de sono.

Os registros do exame vão fornecer ao médico uma visão completa do comportamento da pressão arterial ao longo do dia.

Esse relatório é fundamental para o diagnóstico correto da hipertensão arterial e para o monitoramento da eficácia de medicamentos em pacientes hipertensos.

Quais as vantagens do exame M.A.P.A.

O exame M.A.P.A. fornece ao profissional de saúde o mapeamento da pressão arterial, permitindo o cálculo da média durante o período em que o paciente está acordado e enquanto dorme.

No entanto, os resultados não devem ser utilizados de forma isolada para o diagnóstico de uma doença. É essencial que o médico observe e considere outros sintomas apresentados pelo paciente. Além disso, o exame M.A.P.A. contribui para a avaliação da eficácia de tratamentos medicamentosos para o controle da hipertensão arterial

Para quem o exame é indicado?

O exame M.A.P.A. é um exame solicitado por cardiologistas quando existe a necessidade de avaliar a pressão arterial do paciente, como em casos em que o indivíduo apresente sintomas de hipertensão, mas no consultório, a medição não indica alteração, ou pode indicar uma pressão elevada por nervosismo.

Por ser tratar de uma doença hereditária, pessoas com histórico familiar da doença devem fazer acompanhamento frequente com um cardiologista. Crianças também podem apresentar pressão alta, assim como idosos e pessoas diabéticas. O tabagismo e colesterol alto também são riscos para o desenvolvimento da hipertensão.

Trata-se de uma doença silenciosa, que costuma apresentar sintomas apenas em níveis muito elevados da pressão. Muitas pessoas podem passar anos da vida com a pressão arterial alterada sem nem se dar conta.

Alguns dos sintomas que podem estar presentes são+

• dores de cabeça e na nuca;
  •  náusea;
  •  tontura; sensação de pele fria;
  • e dores no peito.

Não acompanhar e tratar a hipertensão pode trazer riscos de vida para os portadores da doença. Em hipertensos não tratados, existe o risco aumentado para AVC e infarto, além de impotência sexual, insuficiência renal, aneurismas e até tromboses.

Como é a preparação do exame?

Para a instalação do aparelho que será responsável pela aferição da pressão durante as 24 horas, não é necessário nenhum preparo especial, como jejum. O aparelho é acoplado a uma braçadeira – também chamada de manguito – que fica presa por velcro no braço do paciente, sendo inflada pelo aparelho a cada medição.

Normalmente, o braço escolhido para colocar a braçadeira é o não-dominante, para não atrapalhar nas atividades da rotina do paciente. O medidor eletrônico pode ser levado no bolso ou mesmo na cintura, preso por uma fivela no cinto, por exemplo.

Após a instalação, alguns cuidados são recomendados ao paciente. Enquanto estiver com o aparelho, o paciente não poderá tomar banho ou usar roupas apertadas, pois a braçadeira não pode ser retirada e qualquer pressão nos braços pode alterar a leitura do medidor.

O exame deve ser feito em um dia normal da vida da pessoa, sem acontecimentos especiais, para que se possa fazer uma avaliação fiel da pressão arterial. Por isso, não é necessário mudar nada na rotina, inclusive o uso de medicamentos deve ser mantido e listado pelo paciente.

O exame não pode ser feito em dias de festa, viagens ou outros momentos desse tipo. Não é indicado consumir substâncias estimulantes, como açúcar, cafeína, cigarros e álcool. Elas podem interferir na pressão arterial e mascarar os resultados do exame.

O exame M.A.P.A. é a melhor forma de diagnosticar a hipertensão arterial, contribuindo também para o diagnóstico de outras doenças que podem estar associadas. Por isso, não deixe de realizar visitas periódicas ao seu cardiologista e, quando for necessário, busque uma clínica especializada para a realização de exames como esse, como a Clínica CEU!

Quer realizar seu M.A.P.A.? Então, agende seu exame na Clínica CEU sem precisar sair de casa!

M.A.P.A – Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial: o que é?