Nos últimos dez anos, o Brasil registrou um aumento de 26,61% no número de pacientes diabéticos, de acordo com Atlas do Diabetes, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês). Atualmente, o país ocupa a sexta posição no mundo, com previsão de chegar a 643 milhões em 2030 e a 784 milhões em 2045. Nesse sentido, hoje, vamos falar sobre o Dia Nacional do Diabetes, a data celebrada, dia 26 de junho, para reforçar a conscientização sobre a condição que afeta consideralvemente os brasileiros, oferecendo informações e alternativas para seu tratamento e prevenção.
Por meio de exames de rotina, é possível diagnosticar e acompanhar os níveis de glicemia no sangue, identificando a pré-diabetes ou a diabetes, além do melhor tratamento para cada caso.
A seguir, conheça um pouco mais sobre este assunto ao conferir a importância do Dia Nacional do Diabetes!
A Diabetes Mellitus é uma doença crônica causada pela falta de insulina, ou pela incapacidade de produção adequada no organismo. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e responsável por controlar a quantidade de glicose presente no sangue, ou seja, os níveis de açúcar no corpo.
A glicose é obtida por meio da nossa alimentação diária, sendo a principal fonte de energia para o organismo. Para conseguir metabolizar a glicose adquirida nesse processo, é preciso ter insulina.
A pessoa com diabetes não consegue utilizar a glicose de forma adequada, causando problema na metabolização dessa substância. Essa situação é caracterizada pelas altas taxas de açúcar no sangue constantemente, condição que pode provocar sérios danos ao organismo.
O Dia Nacional do Diabetes, celebrado no dia 26 de junho, reforça a importância da realização de exames periódicos que contribuem para o diagnóstico da doença. Além disso, colabora para que a população entenda que hábitos saudáveis podem ajudar a evitar a condição.
O Dia Nacional do Diabetes oferece informações a respeito da facilidade do diagnóstico da doença. Afinal, a diabetes pode ser identificada ainda em período pré-existente, aumentando as chances de evitar a instalação da doença com um tratamento adequado.
Além disso, permite que pessoas que já apresentam a doença melhorem sua qualidade de vida e diminuam os riscos para complicações, com o tratamento correto.
Confira os exames utilizados para diagnosticar a diabetes.
O exame de glicemia é usado para medir os níveis de glicose no sangue. A análise é feita através da coleta de sangue, e avalia a quantidade de glicose transportada pela corrente sanguínea para usá-la como fonte de energia.
O teste oral de tolerância à glicose também é conhecido como exame da curva glicêmica. É usado com o objetivo de avaliar o funcionamento do organismo quando exposto a diferentes concentrações de glicose.
A hemoglobina glicada é um exame usado para medir os níveis de açúcar no sangue de um paciente em jejum. O exame também é indicado para avaliar a melhora ou piora da diabetes, assim como o risco para outras complicações, como doenças cardíacas e insuficiência renal.
O teste de frutosamina avalia os níveis de glicação da albumina, uma proteína do sangue. A partir da sua avaliação é possível que o médico conheça o controle glicêmico das últimas 2 (duas) semanas.
O exame de glicemia pós-prandial (pós-refeição), mede os níveis de glicose no sangue após a ingestão de alimentos que contenham carboidratos. Ele é realizado pois, os níveis de concentrações de glicose aumentam cerca de 10 minutos após a refeição.
A diabetes é uma doença que pode ser evitada, desde que o indivíduo entenda seus riscos e realize mudanças em seus hábitos e estilo de vida.
Ainda que não seja algo fácil, é uma mudança que vale a pena, visto que pode prevenir doenças cardíacas e renais. Veja 7 dicas para evitar a diabetes:
Os exames de rotina são essenciais para conhecer a capacidade de metabolização da glicose no organismo, identificando possíveis falhas na produção de insulina. Por isso, ao manter os exames periódicos você pode descobrir se apresenta chances de desenvolver a diabetes, assim, evitando que isso aconteça.
Agora que você conhece a importância do Dia Nacional do Diabetes, não deixe de realizar exames que podem diagnosticar a doença. Além disso, mantenha hábitos saudáveis que contribuam para evitar seu desenvolvimento.
Gostou deste conteúdo? Então, confira também 5 cuidados indispensáveis para a prevenção e combate à Hipertensão Arterial!
Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9