Dia Mundial da Saúde e a relevância de manter os exames periódicos em dia!

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, é uma data criada discutir questões sérias relacionadas sobre a saúde e bem-estar da população. Com isso, o Dia Mundial da Saúde ajuda na conscientização deste tema para que políticas voltadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas sejam criadas.

Além disso, as ações realizadas neste dia são muito essenciais para que as pessoas entendam a importância dos cuidados com a saúde. Por esse motivo, vamos apresentar a você a relevância do Dia Mundial da Saúde e a importância de manter exames periódicos em dia!

O que é e o que representa o Dia Mundial da Saúde?

O Dia Mundial da Saúde é uma data desenvolvida como alerta para o momento que vivemos. Além da pandemia, a população mundial sofre com alguns tipos de epidemias, como a hipertensão, obesidade, diabetes, entre outras doenças.

Contudo, a data é fundamental para lembrar sobre a importância de continuar buscando hábitos que contribuam para a saúde e bem-estar, além de evitar doenças físicas e emocionais.

Como a data surgiu?

O dia 7 de abril foi nomeado como Dia Mundial da Saúde em 1948, pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Seu objetivo era celebrar o dia como forma de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde, evitando diferentes fatores que possam prejudicá-la.

Qual a importância de estar com os exames de rotina em dia para saúde como um todo?

Entre os cuidados alertados no Dia Mundial da Saúde está a importância de manter exames de rotina e periódicos em dia. Isso porque, boa parte das doenças graves que afetam as pessoas poderiam ser diagnosticadas em um check-up simples. São essas alterações em exames de rotina, na maioria das vezes, que nos alertam e mostram que algo não está bem.

Portanto, é importante fazer exames não só quando nos sentimos mal ou quando nossos médicos suspeitam de algum sintoma, mas sim de maneira periódica, principalmente quando se tem histórico familiar de doenças, o que pode significar uma predisposição.

Quais os principais exames de rotina que não podem deixar de ser feitos?

Considerando os exames preventivos essenciais para identificar problemas na saúde precocemente, contribuindo para que o tratamento seja adequado, confira os exames que você não pode deixar de fazer.

Hemograma

O hemograma é um dos exames básicos na avaliação de rotina, fundamental para verificar os níveis de glicemia, colesterol, triglicérides e outras alterações no organismo. Por meio dele é possível avaliar funções do fígado, analisar o ácido úrico, identificar a presença de diabetes, e prevenir doenças como artrite, gota e cálculos renais.

Exame de fezes e urina

No exame de rotina também estão presentes testes como os de fezes e urina. Afinal, podem oferecer informações importantes em relação ao estado fisiológico do organismo, como a prevenção de doenças sistêmicas e função de rins, como no exame de urina. Já o exame de fezes é essencial para avaliar a presença de parasitas, microorganismos e também bactérias que possam estar no organismo.

Ultrassom

Este exame é utilizado para avaliar e diagnosticar possíveis alterações no fígado, rins, vesícula biliar, bexiga e também grandes vasos. De forma não invasiva, o ultrassom abdominal é realizado por meio da geração de ondas sonoras de alta frequência que ajudam a visualizar o conteúdo corporal. É muito realizado em gestantes, durante o pré-natal, e também em crianças, quando necessário.

Raio-x de tórax

O raio-x de tórax está presente, muitas vezes, no check-up médico para analisar distúrbios e anormalidades de órgãos localizados na região torácica, como pulmões, ossos, coração e até mesmo vasos que estão nesta área.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um exame utilizado para detectar possíveis problemas cardíacos no indivíduo. Para aqueles que não apresentam histórico familiar, sua recomendação para fazer parte de um check-up médico anual é a partir dos 50 anos.

Avaliação ergométrica

Chamado popularmente de teste de esforço, esse exame é uma forma de identificar alterações no ritmo cardíaco ocasionados por esforço e consiste em provocar o máximo de potência física sob supervisão.

Mamografia

Específico para o check-up de mulheres, a mamografia é um teste fundamental para realizar a detecção de câncer de mama e calcificações que podem gerar tumores malignos. É indicado anualmente para mulheres acima de 40 anos. Para aquelas que apresentam histórico familiar, o exame começa a ser indicado a partir dos 35 anos.

Papanicolau

Conhecido como exame preventivo, este também é um teste exclusivo do check-up médico para mulheres. Ao ser realizado, pode auxiliar na detecção de infecções virais, bacterianas e fúngicas. Além disso, permite analisar as células do colo de útero, identificando possíveis formações malignas. Sua indicação deve ser feita a partir dos 18 anos, independente do histórico da paciente.

Dosagem do PSA

Exame específico para homens, a dosagem do antígeno prostático específico (PSA) é usado para diagnosticar o câncer de próstata de forma precoce, sendo também usado para o acompanhamento da doença e em seu pós-tratamento.

Anticorpos para Hepatites A, B e C

Feito também através da coleta de sangue, o exame que identifica os anticorpos para hepatites A, B e C auxilia na tomada de decisões sobre a vacinação ou reforço das enfermidades. Ademais, ele também ajuda no tratamento de doenças que podem ser assintomáticas em alguns casos.

Glicemia e insulina

A diabetes em adultos e crianças é uma preocupação global. Por conta disso, os testes de glicemia e insulina podem ser importantes para identificar e combater a patologia no pequeno, especialmente se há casos da doença na família.

Raio-X de idade óssea

Esse tipo específico de radiografia é geralmente solicitado em caso da altura ou do peso da criança estarem fora dos valores padrões dessas medidas. O exame verifica se há algum problema de crescimento, tudo a partir de um raio-x da mão e do punho da criança.

Densitometria óssea

A densitometria óssea é um exame de imagem que verifica a densidade da massa óssea. Através de um aparelho especial de raio-x, a densitometria é o melhor exame para controlar a evolução da osteoporose e de seu tratamento, avaliando o grau da doença e também a probabilidade de fraturas.

A perda de massa óssea começa a partir dos 40 anos. Dessa forma, é fundamental que homens realizem o exame a partir dos 65 anos e as mulheres depois 45 anos para mulheres, sendo elas as mais acometidas pela osteoporose devido às mudanças hormonais.

Você pôde entender a importância de ações como o Dia Mundial da Saúde para conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser realizados para manter uma vida saudável. Por isso, não deixe de realizar seus exames de rotina.

Quer marcar seus exames periódicos? Faça agora seu agendamento na Clínica CEU!

Dia Mundial da Saúde e a relevância de manter os exames periódicos em dia!