Hábitos saudáveis para prevenir o câncer de próstata

A campanha Novembro Azul deixa a saúde do homem em evidência alertando sobre a importância de prevenir o câncer de próstata e os riscos da doença. Além disso, contribui incentivando a população masculina a cuidar mais da saúde.

O câncer de próstata é uma doença que atinge os homens com frequência. Por isso, é fundamental conhecer mais sobre o assunto, entendendo o que pode causar seu desenvolvimento e como é possível evitá-la. Você poderá ter essas informações nesta leitura. Vamos lá?

Quais os fatores de risco para o câncer de próstata?

Ainda que alguns fatores de risco para o câncer de próstata possam ser evitados, outros continuam representando uma ameaça para o desenvolvimento da doença. Por isso, sempre que possível, é importante evitar hábitos que podem aumentar o risco da incidência do câncer de próstata. O que se sabe até o momento é que a patologia está ligada a diferentes fatores, como:

• idade;
  • etnia;
  • alimentação;
  • hereditariedade;
  • hábitos de vida.

É possível prevenir o câncer de próstata?

Sim, é possível prevenir o câncer de próstata. Por isso, a campanha Novembro Azul traz informações sobre esse assunto anualmente, buscando aumentar o alcance de pessoas. Para a prevenção, basta que o homem altere alguns hábitos de vida, incluindo uma rotina saudável. Dessa forma, é possível diminuir os riscos para a doença e aumentar as chances de diagnóstico precoce.

Hábitos saudáveis que contribuem para a prevenção da doença

Prevenir o câncer de próstata requer mudança de hábitos. Assim, com pequenas ações diárias, o indivíduo aumenta a qualidade de vida e mantém o câncer de próstata e também doenças crônicas longe do seu organismo. Em especial, a adoção de alimentação balanceada e a prática de atividades físicas. Confira os hábitos defendidos pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) para prevenir o câncer de próstata.

Alimentação saudável

Um dos hábitos que contribui para prevenir o câncer de próstata é a alimentação. Uma dieta saudável com baixo teor de gordura e rica em vitaminas e minerais contribui para diminuir o risco de desenvolvimento da doença.

Além disso, a ingestão de frutas, verduras, legumes, cereais e leguminosas ajuda na prevenção. Associada a alimentação saudável, deve estar a redução do consumo de alimentos ricos em açúcar, e também ultraprocessados.

Atividades físicas

As atividades físicas são essenciais para melhorar a condição geral da saúde e manter o organismo funcionando corretamente. Desse modo, para prevenir o câncer de próstata recomenda-se a prática de exercícios físicos regularmente.

A prática deve ser de, pelo menos, 30 minutos diários, ou ao menos 3 vezes por semana. Contudo, é indispensável realizar uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade, assegurando que não existam riscos.

Abandono de hábitos nocivos

Evitar hábitos como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o tabagismo também é importante para prevenir o câncer de próstata. Os compostos resultantes da ingestão de álcool podem danificar o DNA e aumentar o risco para a doença.

Da mesma forma, o cigarro é formado por inúmeras substâncias nocivas para o organismo. Assim, não aumenta o risco somente para o câncer de próstata, como também para câncer de pulmão e laringe.

Consultas de rotina

A principal forma de prevenir o câncer de próstata é adotar o hábito de realizar visitas regulares ao médico. Os exames de rotina contribuem para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Considerando que a doença não apresenta sintomas no início, a rápida descoberta por meio de exames preventivos permite que o tratamento seja feito antes que a doença avance. Isso significa maiores chances de cura.

Você conheceu os principais hábitos saudáveis para prevenir o câncer de próstata. Coloque-os em prática e garanta que a sua saúde esteja sempre em dia, diminuindo o risco para desenvolver doenças. Assim, é possível ter qualidade de vida e bem-estar!

Gostou das informações acima? Quer conferir mais sobre este assunto? Conheça os exames de imagem essenciais para detectar o câncer de próstata!

Hábitos saudáveis para prevenir o câncer de próstata