Inserção de implante anticoncepcional: como é feita e quais os possíveis efeitos colaterais?

Você sabe como é feita a inserção do implante anticoncepcional? Entre os métodos mais eficazes disponíveis no momento, o implante anticoncepcional impede a gravidez por até 3 anos após ser colocado.

O dispositivo tem ação de suprimir a ovulação, impedindo a passagem de espermatozoides e alterando a estrutura do endométrio, camada que reveste o interior do útero. Contudo, o implante anticoncepcional pode apresentar efeitos colaterais. Confira quais são eles, a seguir.

O que é o implante anticoncepcional?

O implante anticoncepcional é um dispositivo contraceptivo que deve ser inserido no corpo da mulher embaixo da pele. O implante tem formato de cápsula e mede 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro. 

De fácil inserção e remoção, o dispositivo apresenta ação contraceptiva por até 3 anos e eficácia superior a métodos como o anticoncepcional oral, ligadura de trompas uterinas e até mesmo o DIU (dispositivo intrauterino).

Sua ação é resultado da liberação do etonogestrel, hormônio derivado da progesterona. A função dessa substância impede a liberação do óvulo no ovário, e dificulta a passagem dos espermatozoides ao alterar a secreção do muco no colo do útero. 

Como o implante anticoncepcional é feito?

A inserção do implante anticoncepcional é realizada em consultório médico ou clínica especializada. O procedimento é rápido e indolor, e para evitar maior desconforto, uma anestesia local é aplicada. 

Para a inserção em lactantes, é necessário que a mulher aguarde o término do puerpério (60 dias após o parto). Além disso, é preciso excluir qualquer possibilidade de gestação para o procedimento. A recomendação para a inserção do implante anticoncepcional é que a mulher esteja no período menstrual.

O dispositivo é inserido no antebraço, embaixo da pele, por um aplicador descartável. Ele possibilita a liberação contínua do etonogestrel na corrente sanguínea, visando bloquear a ação dos ovários ao impedir a liberação de óvulos, e tornar o muco cervical mais espesso, para reduzir a motilidade dos espermatozoides. 

O implante anticoncepcional pode ser usado por mulheres em qualquer idade, sendo recomendado principalmente para aquelas que não se adaptaram aos métodos contraceptivos convencionais, e mulheres que buscam alternativa ao estrógeno quando não podem utilizar métodos com a presença do hormônio. 

Quando inserido, o implante anticoncepcional entra em fase de adaptação. Esse período pode durar entre 3 a 6 meses. Dessa forma, o funcionamento do organismo da mulher pode ser afetado. Essa adaptação exige paciência e persistência. Afinal, é natural que algumas irregularidades menstruais possam ocorrer. Entre elas, podemos citar:

  • escapes;
  • irregularidades no ciclo menstrual;
  • ausência da menstruação;
  • diminuição no volume menstrual;
  • diminuição das cólicas;
  • sangramentos irregulares.

Ainda que essas alterações possam estar presentes, é importante relatar ao médico qualquer sintoma diferente daqueles já esperados. Por isso, ao realizar a inserção de implante anticoncepcional, deve ser feito o acompanhamento adequado.

Quais são os efeitos colaterais do implante anticoncepcional?

No entanto, assim como muitos medicamentos, os efeitos colaterais do implante anticoncepcional podem ocorrer em algumas mulheres. Alguns dos principais relatos estão relacionados ao ligeiro aumento de peso, dores de cabeça e alterações de humor. Além deles, também podem estar presentes:

  • aumento da oleosidade da pele;
  • acne;
  • aparecimento de manchas na pele;
  • diminuição da libido;
  • dores abdominais;
  • sensibilidade nas mamas.

Onde colocar o implante anticoncepcional em BH?

Em Belo Horizonte, o implante anticoncepcional pode ser inserido na Clínica CEU, referência em diagnóstico por imagem. Com equipamentos modernos e equipe profissional qualificada, a clínica oferece a realização de exames e de procedimentos como a aplicação do implante anticoncepcional com segurança e profissionalismo.

Se você ficou interessada na inserção do dispositivo, converse com seu médico. Somente com o parecer de um especialista é possível avaliar se o método é o mais adequado. Uma vez que a decisão for tomada, garanta a melhor opção para a inserção do implante anticoncepcional ao escolher a Clínica CEU.

Já decidiu pelo implante anticoncepcional? Então, faça agora mesmo seu agendamento na Clínica CEU de forma rápida e sem precisar sair de casa!

2.3/5 - (3 votes)
Inserção de implante anticoncepcional: como é feita e quais os possíveis efeitos colaterais?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM