Saiba quais exames não podem faltar no seu check-up médico anual!

O check-up médico consiste em uma lista de exames e testes que avaliam o estado geral do indivíduo. Por isso, é importante realizá-los com periodicidade. Afinal, o check-up identifica riscos para doenças que podem se desenvolver ou já tenham se desenvolvido no organismo, como obesidade, hipertensão, diabetes e mesmo cânceres. 

Dessa forma, os exames de rotina possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento antes que o quadro evolua, comprometendo a vida do indivíduo. Continue a leitura e conheça a importância do check-up médico e os exames que não podem faltar!

O que é um check-up médico e qual sua importância?

O check-up médico é uma lista com diversos exames e procedimentos que avaliam a saúde do organismo. Normalmente, o médico solicita essa avaliação anualmente, de modo a acompanhar o paciente em sua rotina. A importância dos exames periódicos do check-up médico está na prevenção. Isso porque, os exames possibilitam ao profissional detectar doenças ainda em estágio inicial.

Assim, é possível que o tratamento ocorra rapidamente, evitando complicações e o desenvolvimento da doença. Além disso, os testes também auxiliam na conscientização para uma vida saudável, como alimentação equilibrada, prática de exames físicos, atualização da vacinação, entre outros. 

Quem deve fazer o check-up?

Os exames de rotina que são parte do check-up médico são indicados para homens e mulheres em idade adulta. A recomendação é que a prevenção por meio dos procedimentos aconteça anualmente. Contudo, a periodicidade pode alterar-se de acordo com a necessidade individual de cada pessoa.

Quais exames fazem parte do check-up médico?

Os exames que são parte do check-up envolvem diferentes sistemas do corpo. Desse modo, é possível garantir o acompanhamento e investigação de todo o organismo. A seguir, conheça os principais exames do check-up médico.

Mamografia

A mamografia é um exame do check-up médico específico para mulheres. No entanto, quando necessário, homens também podem fazê-la. O exame identifica calcificações que podem gerar tumores malignos. Além disso, permite detectar o câncer de mama. A mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos, ou aos 35, quando a mulher apresenta histórico de câncer de mama na família.

Papanicolau

O papanicolau é um exame preventivo que avalia as células do colo do útero em mulheres. Assim, identifica formações que podem ser a causa do câncer de colo de útero. O teste também ajuda a detectar infecções por vírus, bactérias e fungos, e deve ocorrer anualmente a partir dos 18 anos.

Dosagem do PSA

A dosagem do PSA (antígeno prostático específico) é um exame específico para homens. O antígeno é uma enzima que carrega algumas características de marcador tumoral. Portanto, seu monitoramento permite o diagnóstico e controle da evolução do câncer de próstata.

Hemograma

O hemograma completo, popularmente conhecido por exame de sangue, é o exame mais comum. O teste permite ao médico identificar infecções, anemias e alterações em plaquetas. Além disso, contribui na avaliação de níveis da glicemia, triglicérides, colesterol e ácido úrico. Por isso, usa-se o hemograma na avaliação de funções do fígado e prevenção de doenças como diabetes, cálculos renais, gota, artrite, entre outras.

Exame de fezes e urina

Os exames de fezes e urina fornecem ao médico informações importantes sobre o organismo. O teste de urina contribui para a prevenção de doenças sistêmicas e avalia as funções renaisPor sua vez, o exame de fezes é fundamental quando falamos sobre o diagnóstico de microrganismos, bactérias e parasitas que podem estar presentes no organismo do indivíduo.

Exame de tireoide

O exame de tireoide avalia o funcionamento da glândula e seus níveis hormonais e é essencial. Afinal, a tireoide produz hormônios que permitem a regulação de diferentes funções no organismo, sendo importante para órgãos vitais como coração, cérebro e rins.

Ecocardiograma

Exame do coração, o ecocardiograma é um tipo de ultrassom para avaliar a função cardíaca e detectar problemas como endocardite, cardiopatia hipertensiva, miocardiopatias e valvulopatias. Dessa forma, indica-se o ecocardiograma para analisar o funcionamento do coração e das valvas que compõem o sistema cardiovascular. Afinal, o exame pode ajudar também no diagnóstico de vírus e parasitas que acometem esse sistema. Quando associado ao uso do Doppler, avalia as condições do fluxo sanguíneo.

Avaliação ergométrica

A avaliação ergométrica, ou teste de esforço, é um exame que acontece com o indivíduo em movimento. Sua avaliação identifica alterações no ritmo cardíaco devido aos esforços ao analisar as funções cardíacas durante a movimentação.

Agora você já conhece os principais exames que não podem faltar no check-up médico anual. Garanta que esses procedimentos de rotina estejam em dia para manter sua saúde e qualidade de vida. Procure uma clínica especializada e realize os testes necessários!

Está pronto para fazer seu check-up médico anual? Agende agora mesmo seus exames na Clínica CEU!

2.3/5 - (3 votes)
Saiba quais exames não podem faltar no seu check-up médico anual!
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM