Ultrassom 4D: como funciona o exame?

O avanço tecnológico tem proporcionado inúmeras melhorias na medicina. Na área obstétrica, o ultrassom 4D é um desses exemplos de grande importância. Afinal, além de permitir que pais visualizem traços mais definidos do filho, contribui para a identificação e diagnóstico de malformações e doenças. A seguir, conheça melhor o ultrassom 4D e como o exame funciona!

O que é e como funciona o ultrassom 4D?

O ultrassom obstétrico, ou ultrassonografia obstétrica, é um exame de imagem que possibilita avaliar a saúde e desenvolvimento do bebê. Desse modo, é possível prevenir doenças e identificar malformações. 

Quando o exame é feito como ultrassom 4D, as imagens captadas pelo equipamento são muito mais detalhadas que em outras modalidades. Isso permite visualizar face e órgãos genitais com maior precisão, além de registrar a mobilidade do feto.

Indica-se a realização do ultrassom 4D entre a 26ª e a 30ª semana de gestação. Afinal, nesse período existe uma variedade de fatores que tornam a visualização do bebê melhor. Entre elas, o fato da criança iniciar o desenvolvimento de depósitos de gordura no corpo, o que permite melhor a leitura da sua aparência. Após esse período, a visualização torna-se difícil devido ao crescimento do bebê no útero.

O exame funciona da mesma forma que a ultrassonografia convencional. A gestante deve deitar-se na maca para que o médico, com a ajuda de um transdutor, visualize o bebê no monitor ao deslizar o equipamento pela região abdominal da mulher.

Qual a diferença deste exame para o ultrassom 2D e 3D?

A ultrassonografia 2D é o exame mais comum, que produz imagens em apenas duas dimensões. Ainda que seja eficaz no diagnóstico de alterações congênitas e para acompanhar o crescimento fetal, sua qualidade já tornou-se ultrapassada. 

Enquanto isso, o ultrassom 3D tornou-se mais popular, visto que apresenta maior nitidez e realismo em suas imagens. Isso porque, permite que o bebê seja visto em 3 dimensões. Portanto, ao formar uma imagem bidimensional, o exame auxilia para que os pais consigam visualizar maiores detalhes, como o formato da boca e nariz da criança, por exemplo. Da mesma forma, o ultrassom 3D é um complemento no diagnóstico de malformações. 

Por sua vez, o ultrassom 4D, visto como a evolução do método 3D, permite criar uma imagem ainda mais próxima da realidade. O exame é seguro e, além de oferecer imagens em 3 dimensões, permite que o bebê seja observado movimentando-se em tempo real. Por meio de um software, o sistema capta e agrupa as imagens sequencialmente, possibilitando a visualização dos movimentos nitidamente.

Por que devo fazer o ultrassom 4D?

O ultrassom 4D torna a experiência dos pais única, visto que podem visualizar detalhes do bebê ainda no útero da mãe. Assim, pode-se ver os traços do rosto, pés e mãos com maior definição. Contudo, o ultrassom 4D apresenta outra indicação, ao proporcional também ao médico a visualização mais apurada do feto. 

Dessa forma, a ultrassonografia ocorre para que o profissional acompanhe o desenvolvimento do bebê com maiores detalhes, facilitando a identificação de doenças e malformações presentes na gestação. Entre as condições que podem ser diagnosticadas por meio do ultrassom 4D, estão:

  • formação de lábio leporino;
  • problemas relacionados á coluna;
  • hidrocefalia;
  • anencefalia;
  • síndrome de Down;
  • tumores;
  • lesões.

Além disso, o exame pode ser útil para investigar alterações apresentadas em exames anteriores. Entretanto, é importante alertar que, apesar de suas vantagens, o ultrassom 4D não substitui a ultrassonografia tradicional.

Você pôde conhecer melhor o ultrassom 4D e como ele funciona. Também conferiu a importância desse exame de imagem para o diagnóstico precoce de alterações, malformações e doenças, contribuindo para que o feto receba a melhor conduta terapêutica.

Está procurando uma clínica para realizar seu ultrassom 4D e outros exames do pré-natal? Agende seu horário na Clínica CEU e garanta o melhor acompanhamento para você e seu bebê!

Rate this post
Ultrassom 4D: como funciona o exame?
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM