No dia 15 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, visando conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, tratamento apropriado, e apoio aos pacientes e familiares.
Anualmente, o câncer acomete mais de 400.000 crianças e adolescentes abaixo dos 20 anos. Por isso, a data contribui trazendo informações necessárias sobre a doença que podem contribuir aumentando as chances de cura e qualidade de vida da criança. Confira a importância do Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil.
O câncer infantil apresenta algumas particularidades em relação aos cânceres manifestados em adultos. Uma das principais é o fato de crianças enfrentarem muito melhor a doença. O motivo é que, por ter órgãos mais jovens, o organismo da criança responde melhor ao tratamento quimioterápico.
Além disso, o câncer infantil na maioria das vezes tem origem embrionária, assim, a reação ao tratamento é mais eficaz. As causas do câncer podem ter origens genéticas e ambientais. Entre os fatores de risco estão a radiação, substâncias tóxicas e infecções virais.
Contudo, é desconhecida a maioria dos casos de câncer infantil. Em crianças e adolescentes, o câncer desenvolve-se rapidamente a partir dos sinais. Por isso, é fundamental ficar atento a alterações físicas e comportamentais.
Ainda que o reconhecimento imediato seja difícil, visto que os sintomas podem misturar-se a de outras doenças típicas da infância, o diagnóstico precoce oferece maiores chances de tratamento e cura. Desse modo, o acompanhamento periódico com um pediatra é indispensável. Os principais sintomas de câncer em crianças, são:
O Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil é uma data de grande importância. Afinal, visa a conscientização da população a respeito do diagnóstico precoce e tratamento adequado. O dia também promove o apoio e solidariedade aos familiares e crianças que estão passando por essa situação.
Considerando o câncer em crianças uma doença que afeta milhares de famílias em todo mundo, a data é uma iniciativa criada para a sensibilização da sociedade e mobilização de esforços que contribuam para o diagnóstico precoce, tratamento e suporte.
O diagnóstico precoce para o câncer em crianças tem grande importância. Isso porque, aumenta as chances de cura e melhora a forma de tratamento. Dessa forma, a realização de exames periódicos é uma maneira de detectar as lesões ainda no início da doença, a partir de sintomas clínicos.
No câncer infantil o diagnóstico precoce tem grande influência na redução da mortalidade pela doença. Assim, com a investigação e descoberta precoce, é possível diminuir o número de mortes e oferecer um tratamento que não seja tão agressivo.
O acompanhamento médico periódico da criança é uma forma de garantir seu desenvolvimento saudável, visto que, em consultas de rotina, o pediatra pode solicitar exames para verificar a saúde da criança. Tais exames são importantes não só para identificar a presença de patologias, mas também para a prevenção de doenças.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), os exames preventivos em crianças e adolescentes saudáveis devem ser feitos com moderação, apenas após o pedido de um médico. Assim, para o desenvolvimento adequado com um crescimento sadio, é essencial que pais e responsáveis garantam o acompanhamento médico periódico.
Você pôde conhecer um pouco mais sobre a importância do Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil, doença que apresenta maiores chances de cura e tratamento quando diagnosticada precocemente.
Estas informações foram úteis? Então, veja também os principais exames de rotina que crianças deve fazer!