Entre as principais preocupações dos pais e responsáveis, está assegurar a saúde da criança. Afinal, para que elas cresçam e se desenvolvam de forma adequada, alguns cuidados são essenciais na rotina dos pequenos.
Para que a criança possa ter qualidade de vida e uma rotina saudável, é importante oferecer uma alimentação equilibrada, cuidados com a higiene bucal e garantir o acompanhamento médico. A seguir, acompanhe os cuidados essenciais com a saúde da criança que devem ser realizados para assegurar o crescimento e desenvolvimento saudável.
Para poderem desfrutar do desenvolvimento adequado, as crianças devem estar saudáveis, livres de doenças e demais problemas de saúde. Por isso, alguns cuidados são essenciais na vida dos pequenos, em todas as suas fases de vida. Conheça a seguir 5 cuidados essenciais para manter a saúde da criança em dia.
Para manter a saúde da criança em dia, uma das principais formas é oferecer todas as vacinas no tempo certo. Seguir o calendário de vacinação garante bons resultados que podem melhorar quando a criança recebe as doses de reforço.
A vacinação também contribui para a proteção de outras crianças que não foram vacinadas por ainda não apresentarem idade suficiente. Essa é uma maneira de evitar que doenças se espalhem com facilidade.
A higienização bucal deve ser incentivada desde o nascimento dos primeiros dentes, permitindo que a criança associe esse hábito em sua rotina. A saúde da criança também está relacionada aos cuidados da boca.
Portanto, desde cedo os pais e responsáveis devem estimular o uso de escova de dentes e fio dental para prevenir cáries e outros problemas que impactam a saúde da criança. Além disso, o uso de chupetas deve ser feito com moderação, afinal, a recomendação é que o uso seja até os 2 anos para evitar prejuízos na formação dos dentes.
A saúde da criança está diretamente relacionada à alimentação ofertada. Para o crescimento e desenvolvimento infantil adequado, é importante que a criança receba o aleitamento exclusivo até os 6 meses.
Após este período, a amamentação deve ser associada a introdução de alimentos de forma gradual. Desde a primeira fase, a alimentação deve ser nutritiva e balanceada, priorizando alimentos frescos e evitando comida processada, frituras e bebidas com alto teor de açúcar.
Conforme a criança cresce, novos alimentos podem ser introduzidos na dieta, mantendo a priorização de uma dieta rica em frutas, verduras, cereais e carnes magras.
Para garantir a saúde da criança em relação ao seu desenvolvimento cognitivo, social e mental, é importante incentivar brincadeiras e atividades desde a primeira fase, quando ainda são bebês.
Ofereça brinquedos e atividades que ajude a desenvolver a concentração, movimentos, coordenação motora, cognitiva e afetiva, exercitando corpo e mente. Além disso, as atividades físicas devem ser incentivadas como forma de manter a saúde da criança em dia.
Afinal, os exercícios ajudam a evitar o sedentarismo, melhoram a imunidade e contribuem para combater a obesidade e sobrepeso infantil. Portanto, este é um hábito que deve ser estimulado desde cedo.
Para que a criança tenha o desenvolvimento adequado, com um crescimento sadio, é fundamental que os pais e responsáveis garantam o acompanhamento médico periódico, como forma de assegurar um desenvolvimento saudável.
Em consultas de rotina, além de examinar e colher o histórico da criança, os pediatras vão pedir alguns exames de rotina para verificar a saúde da criança. Eles são importantes não apenas para checar a presença de patologias, mas principalmente para a prevenção de qualquer problema.
Na leitura de hoje você pôde conhecer os 5 cuidados essenciais para manter uma rotina saudável e garantir a saúde da criança. Por isso, coloque cada um deles em prática, e não esqueça de marcar as consultas e exames periódicos para seu filho!
Gostou deste conteúdo? Então, conheça 7 exames de rotina que crianças devem fazer!