O Dia do Pediatra é celebrado em 27 de julho. A data foi instituída pela Sociedade Brasileira de Pediatria em 1910. O motivo é homenagear o profissional que contribui para o desenvolvimento saudável da criança, especialmente nos primeiros anos de vida.
Como forma de celebrar o Dia do Pediatra, trouxemos algumas informações a respeito desse profissional. Continue a leitura para saber mais sobre a data, o papel e importância do pediatra na vida da criança e também da mãe!
O Dia do Pediatra visa homenagear os especialistas da área. Afinal, o pediatra é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança, guiando a mãe desde os primeiros momentos após o nascimento.
A data mostra a importância em escolher um profissional mesmo antes da criança nascer. Dessa forma, é possível que o médico e os pais construam uma relação de confiança. Esse respeito mútuo contribui para com os cuidados e promoção do bem-estar da criança.
O pediatra tem como papel o cuidado a criança desde seu nascimento, acompanhando seu crescimento e desenvolvimento até a vida adulta. Desse modo, o profissional atua não só no tratamento de doenças, mas também na prevenção, como:
Assim, a especialidade exige do profissional conhecimento e constante atualização. Além disso, habilidade de se relacionar de forma empática com a criança e seus familiares. Para ter uma visão integral também do contexto familiar e social, é preciso ter sensibilidade.
Assim, o profissional torna-se uma grande referência na vida de seus pacientes e familiares. O pediatra atua no manejo de problemas de saúde, a identificação de riscos, a prevenção e promoção de saúde. Contudo, muitas vezes o profissional pode enfrentar desafios pelo caminho. Entre eles o aumento de doenças crônicas e doenças psiquiátricas na população infanto-juvenil.
Quando está no período gestacional, é natural que a mãe procure muitas informações a respeito da gravidez. Afinal, são diversas dúvidas e novidades. No entanto, em meio a tantas mudanças, nem sempre é possível adaptar-se físico e emocionalmente, principalmente após o nascimento. Por isso, o papel do pediatra nos primeiros meses de vida é fundamental. Veja a seguir, algumas de suas atribuições.
O especialista é essencial para auxiliar a mulher no início da vida do bebê fora do útero. O profissional também deve ser ouvinte, de modo a esclarecer dúvidas, acolher e apoiar a mãe.
Situações corriqueiras como soluções, cólicas, intestino preso e outras podem parecer complexas e assustadoras, principalmente para mães de primeira viagem. Por isso, estar disponível para tirar dúvidas em relação a qualquer assunto é muito importante.
O pediatra é responsável por orientar a mãe em relação à nutrição do bebê. Afinal, até os 6 meses o leite materno é o alimento ideal para a saúde da criança, afastando-a de doenças e mantendo-a nutrida.
Devido a sua importância, o aleitamento deve se orientado, visto que muitas mães apresentam dificuldades na amamentação. O pediatra tem como papel esclarecer o processo, oferecendo informações e auxiliando a mãe na introdução alimentar. O mesmo ocorre nas outras etapas de vida da criança.
Além da alimentação, o profissional tem o dever de orientar os pais sobre o que esperar em cada etapa de crescimento e desenvolvimento do bebê. Da mesma forma, a importância da imunização e prevenção de doenças é feita, garantindo o bem-estar e saúde do bebê até sua vida adulta.
O Dia do Pediatra é uma data celebrada para homenagear esse profissional tão importante para o desenvolvimento e crescimento da criança. Da mesma forma, nos lembra como é fundamental ter um pediatra de confiança.
Gostou deste post? Então, confira também 5 dicas essenciais para que a criança tenha uma rotina saudável!