Dia Nacional da Saúde: mudança de hábitos para uma vida saudável

O Dia Nacional da Saúde é celebrado no dia 05 de agosto, como forma de conscientizar a população sobre a importância da promoção e preservação da saúde, garantindo bem-estar e qualidade de vida.

Diferente do que muitos pensam, o conceito de saúde não significa apenas ausência de doenças. A seguir, veja como surgiu o Dia Nacional da Saúde e algumas mudanças em sua rotina que devem ser realizadas para evitar doenças e complicações.

O que é o Dia Nacional da Saúde?

O Dia Nacional da Saúde é uma data com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância dos bons hábitos e educação sanitária, melhorando a qualidade de vida e evitando doenças e epidemias por meio de orientações e campanhas.

Quando surgiu o Dia Nacional da Saúde?

No Brasil, o Dia Nacional da Saúde é comemorado no dia do nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, um dos profissionais responsáveis pela erradicação de doenças no Brasil entre o final do século XIX e início do século XX. 

Oswaldo Cruz destacou-se não só na erradicação de epidemias, mas também, pelo uso das vacinas, sendo o fundador do Instituto Soroterápico Federal, conhecido atualmente como Instituto Oswaldo Cruz.

Dia Nacional da Saúde: 6 mudanças que você deve priorizar 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde está relacionado a uma vida saudável, visto que os hábitos diários são responsáveis por um grande impacto no organismo. Para garantir que você tenha saúde, confira a seguir, 6 mudanças que devem ser feitas em sua rotina.

1. Tenha uma alimentação balanceada

Para funcionar perfeitamente, o organismo precisa de nutrientes e energia. Uma dieta balanceada é rica em grãos, legumes e verduras, que fornece as vitaminas e minerais ideais para o nosso organismo, permitindo combinações deliciosas. 

Um prato tradicional brasileiro com arroz, feijão, salada rica e uma carne magra é uma opção completa de nutrientes. Além disso, prefira na alimentação gorduras boas, como os óleos vegetais e a gordura das castanhas e dos peixes. A banha de porco também é uma boa fonte de gordura, especialmente para preparar alimentos fritos. 

Quanto às carnes vermelhas, você não precisa se privar, mas tente consumir em menor quantidade. Alimentos ultraprocessados como biscoitos recheados, enlatados e macarrões instantâneos geralmente vêm com aditivos químicos e muito sódio e açúcar, que se consumidos em excesso podem causar ganho de peso e doenças como o câncer. O ideal é evitá-los sempre que possível.

Em relação ao sódio, o sal é prejudicial para a pressão arterial. Por isso, é importante evitar o uso em excesso no preparo dos alimentos. O sódio também está presente nos salgadinhos, refrigerantes e temperos prontos. 

2. Pratique atividades físicas

A atividade física traz diversos benefícios para o organismo. O ideal é realizar uma atividade fixa, como a musculação ou um esporte. Contudo, se não for possível realizar exercícios diariamente, algumas alternativas que também contribuem para uma vida mais saudável, são:

  • Subir e descer escadas, em vez de pegar o elevador;
  • Fazer algumas atividades à pé, em vez de usar o carro;
  • Carregar as compras na mão, em vez de pegar o carrinho de compras e outras atividades do tipo. 

Ao escolher um esporte ou atividade na academia, é importante seguir as orientações dos instrutores. Da mesma forma, sempre procure um médico antes de iniciar qualquer atividade física para avaliar sua saúde com exames de rotina.

Além do exercício físico, é muito importante movimentar-se durante o dia, em casa ou no trabalho. Faça pausas e levante da cadeira, dê uma volta pelo escritório e faça alguns alongamentos. Esses intervalos fazem bem para o corpo e para a mente, pois também ajudam a organizar os pensamentos.

Escolha os finais de semana para continuar em movimento, ainda que de forma mais leve. Manter alguns hobbies, como andar de bicicleta ou caminhar no parque também é uma ótima prática. São atividades que podem ser feitas em família e com amigos, ajudando a manter uma vida saudável e melhorando a sua qualidade de vida.

3. Beba muita água

A ingestão de grandes quantidades de água é fundamental para todo o organismo, principalmente para o intestino. Afinal, de nada adianta ter uma alimentação rica em fibras sem a ingestão de água. A hidratação permite evitar o ressecamento das fezes e melhora o funcionamento dos órgãos.

4. Evite o consumo de álcool e cigarro

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode ser prejudicial à saúde intestinal e de todo o organismo. Por esse motivo, é importante reduzir ou evitar o álcool e o cigarro. Isso porque, o excesso dessas substâncias pode causar irritação da flora intestinal. 

5. Evite o estresse

O estresse é outro responsável pelo desencadeamento de diversas doenças, entre elas, as inflamações intestinais. Portanto, é preciso respeitar os limites do corpo, considerando que o emocional reflete na parte física. Tente manter boas noites de sono de, no mínimo, 8 horas e descansar sempre que possível, praticando atividades de lazer.

6. Mantenha os exames em dia

Outra maneira de cuidar da saúde e evitar doenças é manter as consultas médicas e exames preventivos em dia. Com esse acompanhamento, é possível diagnosticar e evitar problemas e complicações que podem se agravar. 

No Dia Nacional da Saúde, você pôde conferir 6 formas de mudar sua rotina com hábitos mais saudáveis, que vão garantir mais disposição, menos doenças, e aumentar a qualidade de vida.

Gostou deste conteúdo? Então, conheça também a relevância de manter os exames periódicos em dia!

 

Rate this post
Dia Nacional da Saúde: mudança de hábitos para uma vida saudável
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM