Campanha Educativa de Combate ao Câncer: 6 dicas de prevenção

No dia 4 de agosto é comemorado o Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), essa doença pode ser evitada de algumas formas, entre elas a prática de atividades físicas e alimentação.

Por isso, datas como essa são fundamentais para o combate ao câncer, a fim de informar a população sobre a importância da prevenção e como é possível realizar diagnósticos precoces, de modo a contribuir para um tratamento promissor. A seguir, saiba um pouco mais sobre essa campanha e 6 dicas para combater o câncer!

O que é o Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer?

O Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para os cuidados com a saúde, de modo a prevenir diferentes doenças e conscientizar sobre a importância do combate ao câncer. 

Qual a importância da data?

De acordo com o INCA, o câncer atinge mais de 12 milhões de pessoas no mundo, todos os anos. Ainda que alguns casos não possam ser evitados, muitos outros podem ser prevenidos com alguns cuidados. A campanha de combate ao câncer contribui para que cada vez mais pessoas saibam disso, além de informar sobre esses cuidados necessários.

O que é Câncer?

Câncer é o nome dado para um grupo com mais de 200 doenças. Apesar de existirem diferentes tipos de câncer, todos se desenvolvem com o crescimento e multiplicação anormal e descontrolado das células do corpo. 

A doença é conhecida também como neoplasia e, quando não tratada, pode causar graves complicações, além de levar o indivíduo à morte.

Combate ao Câncer: 6 dicas essenciais 

Ações como o Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer têm como objetivo alertar a população sobre as formas de evitar alguns tipos de neoplasias. Conforme informações do INCA, existem vários fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento do câncer em uma pessoa sadia, assim como outras doenças. 

Entre eles estão a obesidade, sedentarismo e tabagismo. Por isso, é essencial conhecer as principais formas de prevenção para essa doença. Confira.

 

1. Evite o tabagismo

Eliminar hábitos nocivos, como o cigarro, é uma das principais formas de prevenção. Sabia que o cigarro libera no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são nocivas, quando inaladas pelo próprio fumante e também pelas pessoas que estão no mesmo ambiente? Assim, deixar de fumar é uma forma de combater o câncer em si e também evitar que ele atinja outras pessoas.

2. Evite bebidas alcoólicas em excesso

Consumir bebidas alcoólicas em grande quantidade pode causar risco para o desenvolvimento do câncer, assim como o tabaco. Por isso, evitar o consumo dessas substâncias é outra dica para prevenir o surgimento da doença no organismo.

3. Inclua uma alimentação saudável na sua rotina

A ingestão de alimentos ricos em vitaminas e outros nutrientes pode ajudar no combate ao câncer. Uma alimentação repleta de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas fortalece o organismo e melhora o sistema imunológico. 

Além disso, é indicado evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, carnes vermelhas em excesso, bebidas artificiais com altas taxas de açúcar e qualquer tipo de comida que contenha substâncias cancerígenas, como o corante caramelo IV.

4. Aposte no consumo de nutrientes e vitaminas

Outra forma de manter a imunidade em alta e evitar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer é manter o consumo de vitaminas e nutrientes que aumentam a imunidade e melhoram o funcionamento do organismo. As mais importantes são:

  • vitamina A (espinafre, couve, abóbora, cenoura);
  • vitamina C (brócolis, mamão, acerola, goiaba, pimentão amarelo);
  • vitamina D (ovo, leite, queijo, sardinha, fígado, salmão);
  • vitamina E (brócolis, espinafre, kiwi, repolho, abacate);
  • selênio (castanha do Pará, arroz, ovo, feijão);
  • zinco (grão-de-bico, feijão, amendoim, linhaça, frutos-do-mar).

5. Pratique atividades físicas

Muito importante para o bom funcionamento do organismo e manutenção do peso, os exercícios físicos ajudam no combate ao câncer. Por isso, busque uma atividade que seja prazerosa e divertida e faça do momento de prática um período de conexão consigo mesmo. 

Você pode caminhar, andar de bicicleta, nadar, dançar, fazer ginástica, cuidar do jardim, subir escadas ou qualquer coisa que faça com que seu corpo possa se movimentar pelo tempo necessário.

6. Realize exames de rotina

Tão importante quanto as dicas acima, os exames periódicos são fundamentais para o combate ao câncer. Afinal, boa parte dessa doença não apresenta sintomas antes da fase grave. Por isso, quando antes for descoberto, maiores as chances de recuperação com um tratamento rápido e preciso. Entre os exames preventivos para mulheres e homens estão:

Você conheceu um pouco mais sobre o Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer, assim como sua importância na conscientização das formas de prevenção dessa doença. Lembre-se, a melhor forma de garantir um tratamento adequado e que tenha sucesso é por meio de um diagnóstico precoce com consultas de rotina e exames preventivos.

Que tal colocar seus exames de rotina em dia? Então, comece agendando seu exame de rotina na Clínica CEU!

Rate this post
Campanha Educativa de Combate ao Câncer: 6 dicas de prevenção
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM