Como reconhecer sintomas do câncer de mama e procurar ajuda?

Durante a campanha do Outubro Rosa, os alertas relacionados ao câncer de mama ganham reforços. A alta incidência de casos e descobertas tardias muitas ocorrem devido à falta de informação. Por isso, é importante reconhecer os sintomas do câncer de mama e saber quando procurar ajuda. Veja o que você precisa saber a respeito deste assunto, a seguir.

Qual a importância em buscar ajuda médica?

O câncer de mama é um tema difícil para algumas pessoas. Contudo, falar abertamente a respeito da doença ajuda a esclarecer mitos e verdades, aumentando o conhecimento. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) um em cada três casos de câncer de mama pode ser tratado e curado quando descoberto ainda em fases iniciais

A desinformação e tabu sobre a doença acabam atrasando o diagnóstico e diminuindo as chances de cura. Isso ocorre quando a mulher não procura atendimento médico para realizar exames de rotina, deixando que os sintomas do câncer de mama passem despercebidos.

Quais os sinais e sintomas do câncer de mama?

Imagem: Ministério da Saúde

Atualmente, o autoexame não é indicado para identificar o câncer de mama precocemente. Afinal, quando palpáveis e perceptíveis por uma pessoa leiga, os tumores estão em fase avançada. Assim, a estratégia não contribui na redução da mortalidade e, em muitos casos, a mulher evita exames periódicos por acreditar que não existem alterações.

Desse modo, o autoexame é incentivado apenas em locais em que exames como a mamografia são de difícil acesso. No entanto, é fundamental que a mulher tenha conhecimento da saúde das mamas e saiba identificar sinais e sintomas que podem ser suspeitos. Assim, é possível ter rápido acesso aos serviços de saúde. O aparecimento de nódulos é um dos sintomas do câncer de mama.

Em geral, são indolores, rígidos e irregulares. Entretanto, podem ser macios e arredondados em alguns casos. Por isso, realizar exames de rotina é essencial, visto que os sintomas podem variar. Outros sinais e sintomas que podem ser observados e devem ser relatados a um médico para investigação de câncer de mama, são:

• inchaço em parte da mama, com pele semelhante à casca de laranja;
  • secreção sanguinolenta ou translúcida proveniente dos mamilos;
  • dores, vermelhidão e descamação do mamilo;
  • irregularidade ou retração na pele mamária;
  • presença de nódulos nas axilas;
  • inversão do mamilo.

Os sinais e sintomas do câncer de mama devem sempre ser investigados por profissionais. Portanto, ao identificar qualquer alteração, é importante buscar auxílio médico, independente da idade e também do sexo, visto que homens também desenvolvem a doença.

A recomendação é que o autoexame não seja o único modo de prevenção. Mas que faça parte do conjunto que envolve consultas de rotina e exames periódicos. Deste modo, caso a doença ocorra, é possível diagnosticá-la precocemente.

O que fazer após reconhecer sintomas do câncer de mama?

Após reconhecer alguns dos sintomas do câncer de mama, deve-se procurar ajuda de um médico especializado com rapidez. Assim, um ginecologista ou mastologista pode solicitar e avaliar exames que contribuam para validar ou descartar a suspeita. Entre os exames estão a mamografia, ultrassom e biópsia mamária.

Devo procurar ajuda somente após identificar alterações?

O diagnóstico e tratamento para o câncer de mama são constantemente aprimorados. Dessa forma, torna-se cada vez mais rápido identificar a natureza das células e diagnosticar a doença. Assim, estratégias para a detecção precoce do câncer de mama são fundamentais. Isso porque, quanto antes o tumor é identificado e tratado, maiores serão as chances de cura.

Por esse motivo, não se deve buscar ajuda somente após identificar alterações. A Sociedade Brasileira de Mastologia preconiza medidas simples para a prevenção. Entre elas, uma alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, hábitos saudáveis, e a realização de exames preventivos, como a mamografia.

Reconhecer os sintomas do câncer de mama e procurar ajuda ao perceber alterações na saúde das mamas é muito importante. No entanto, a prevenção contribui para o diagnóstico ainda no início, aumentando as chances de cura.

Você já realizou seus exames de rotina este ano? Aproveite o Outubro Rosa e saiba onde fazer mamografia em BH!

Como reconhecer sintomas do câncer de mama e procurar ajuda?