Criada na década de 1990, a campanha Outubro Rosa surgiu como objetivo de incentivar a participação da sociedade na conscientização do controle do câncer de mama por meio de medidas de prevenção, como a mamografia.
Durante todo o mês de outubro, ações são realizadas como forma de chamar atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce para um tratamento adequado que ofereça melhores chances de cura, diminuindo a mortalidade relacionada a essa doença. Quer saber mais sobre a mamografia? Continue a leitura e entenda porque o Outubro Rosa dá tanta importância a esse exame!
A mamografia é um exame simples e fundamental para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama. Atualmente, é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta grande eficácia comprovada para a reduzir a mortalidade do câncer de mama.
A mamografia é o principal exame para detectar o câncer de mama de forma precoce. O exame pode e deve ser feito por mulheres que ainda não apresentam os sintomas da doença, contudo, que se encontram numa faixa etária de risco e tenham propensão à doença.
Quando realizada corretamente, a mamografia digital é efetiva para reduzir a mortalidade pelo câncer de mama, arrefecimento de perturbações familiares e redução de traumas físicos. De acordo com algumas pesquisas, como as publicadas no periódico Radiology, o exame em mulheres acima dos 40 anos é capaz de reduzir em até 30% o número de mortes provocadas pelo câncer de mama.
Para mulheres brasileiras, a recomendação da mamografia é anual a partir dos 40 anos de idade, segundo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).
A campanha Outubro Rosa é uma das maiores já realizadas em benefício da saúde da mulher. O objetivo é alertar mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo do útero. Diversas organizações realizam ações sobre o tema no mês de outubro, buscando divulgar o acesso a serviços voltados à prevenção dessas doenças.
Por ano, estima-se que ocorram quase 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Esses dados são um alerta, sobretudo para as mulheres, pois o câncer é a causa da morte de cerca de 13 mil mulheres por ano. Por isso, incentivar a prevenção e medidas que possibilitem o diagnóstico precoce, como a mamografia, é indispensável na redução dessa realidade.
Afinal, a cura é possível em 90% dos casos de diagnóstico do câncer com menos de um centímetro. Além disso, quando a descoberta é feita no início, pode-se evitar que o tumor aumente e atinja outros órgãos.
Ainda que a prevenção do câncer de mama não seja possível em todos os casos, alguns hábitos podem ser eficazes quando incorporados à rotina, reduzindo as chances do tumor. Confira a lista de itens apresentados pelo INCA e reforçados pelas campanhas do Outubro Rosa para ajudar na prevenção do câncer de mama:
Você pôde entender um pouco mais sobre a importância da mamografia, exame muito citado durante a campanha do Outubro Rosa, como forma de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Não deixe de realizar os exames periódicos como a mamografia, realizando acompanhamento médico. Essa é a melhor forma de manter a saúde em dia e evitar complicações e doenças que podem ser prevenidas.
Ainda não fez sua mamografia este ano? Então, marque uma consulta no Espaço Mama da Clínica CEU para realizar o exame com profissionais humanizados, em um espaço inteiramente pensado para seu conforto e segurança!
Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9