Dia do Oncologista: entenda a atuação do profissional na prevenção do câncer

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer INCA, até o final de 2022 serão mais de 600 mil brasileiros diagnosticados com algum tipo de câncer. O Dia do Oncologista, assim como outras datas relacionadas ao tema, é uma forma de conscientizar a população sobre a importância deste profissional no diagnóstico e tratamento da doença. 

Quer entender a atuação do oncologista? Então, acompanhe a leitura conosco e confira também as principais formas de prevenção do câncer.

Dia do Oncologista: o que é esta data?

Em 9 de julho é comemorado o Dia do Oncologista, especialista responsável por diagnosticar e tratar os mais diferentes tipos de câncer. A data tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância de buscar ajuda de um profissional médico nesta especialidade. 

Além disso, também é uma forma de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que podem ser realizados para ajudar na prevenção do câncer.

Qual a importância da data para prevenção do câncer

Considerando que o câncer atinge mais de 500 mil brasileiros ao ano, essa iniciativa de conscientização ajuda a mostrar como a prevenção do câncer pode contribuir para um diagnóstico precoce, aumentando as chances de um tratamento sem grandes complicações e também da cura.

Dessa forma, o Dia do Oncologista permite realizar a promoção de informações fundamentais para que a população entenda a importância de realizar exames de rotina, assim como outros cuidados. 

6 dicas para prevenção do câncer

O câncer é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A enfermidade está entre as quatro principais causas de morte prematura em muitos países.

 O aumento da mortalidade pelo câncer levou a criação de campanhas como o Dia do Oncologista, chamando atenção para a conscientização da população em relação às formas de prevenção que podem evitar o desenvolvimento da doença. Acompanhe 6 dicas para prevenção do câncer.

1. Mantenha um estilo de vida saudável

Manter um estilo de vida saudável é uma forma de prevenir não só o câncer, como também muitas outras doenças. É importante seguir uma dieta rica em alimentos naturais, como frutas e vegetais, e praticar atividades físicas. Além disso, mantenha em dia também as consultas e exames de rotina.

2. Elimine o cigarro da sua rotina

Quando falamos sobre o combate ao câncer, eliminar hábitos nocivos, como o cigarro,  é uma das principais formas de prevenção. Por isso, deixar de fumar é uma forma de combater o câncer em si e também evitar que ele atinja outras pessoas. 

3. Evite bebidas alcoólicas

Consumir bebidas alcoólicas em grande quantidade pode causar risco para o desenvolvimento do câncer, assim como o tabaco. Por esse motivo, evitar o consumo dessas substâncias é outra dica para prevenir o surgimento da doença no organismo.

4. Faça atividades físicas

Muito importante para o bom funcionamento do organismo e manutenção do peso, os exercícios físicos ajudam na prevenção do câncer. É importante buscar uma atividade que seja prazerosa e divertida e faça do momento de prática um período de conexão consigo mesmo. 

Entre esses exercícios, podem ser considerados a caminhada, andar de bicicleta, nadar, dançar, fazer ginástica, cuidar do jardim, subir escadas ou qualquer coisa que faça com que seu corpo possa se movimentar pelo tempo necessário.

5. Mantenha o peso corporal na faixa ideal

Outra forma importante de combate ao câncer é manter o peso saudável ao longo da vida. Ter uma alimentação saudável favorece a manutenção do peso. Assim, da mesma forma que atividades físicas são essenciais para manter o corpo ativo e o organismo funcionando de forma correta.

6. Faça exames periódicos 

Realizar os exames periódicos também é uma forma fundamental de prevenção ao câncer. Afinal, boa parte dessa doença não apresenta sintomas antes da fase grave. Por isso, quando antes for descoberto, maiores as chances de recuperação com um tratamento rápido e preciso.

Quais exames atuam na prevenção e/ou detecção do câncer?

Os exames de prevenção ou detecção, seja do câncer ou de outras doenças, podem ser divididos entre homens e mulheres. A seguir, conheça os principais exames preventivos para a saúde da mulher:

Da mesma forma, a saúde dos homens deve ter cuidados que incluem a realização de exames periódicos, fortalecer a prevenção ao câncer e a outras doenças. Além de avaliações conhecidas como o toque retal, importante para avaliação da próstata, outros exames devem ser realizados todos os anos, evitando câncer de próstata, intestino, reto, cólon e outros. Veja os principais exames que devem ser feitos:

Além de seguir as dicas de prevenção no combate ao câncer, o Dia do Oncologista contribui para que a população entenda que outras doenças também podem surgir. Por isso, manter as consultas e exames de rotina em dia é fundamental. 

Para realizar seus exames preventivos, conte com a Clínica CEU para cuidar da sua saúde! Solicite o agendamento online do seu exame aqui.

Rate this post
Dia do Oncologista: entenda a atuação do profissional na prevenção do câncer
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM