Exames de rotina durante o isolamento social: como devo fazer?

Desde o início da pandemia causada pelo Novo Coronavírus, 1 em cada 3 brasileiros deixou de realizar exames de rotina e consultas com receio de visitar clínicas, unidades de saúde e instituições. 

Segundo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramet), a busca por serviços de diagnóstico e ambulatoriais caiu cerca de 40%. Os dados são uma grande preocupação para especialistas que indicam os perigos da falta de acompanhamento da saúde durante tanto tempo.

Com mais de um ano após o início da pandemia, o atraso nos exames de rotina podem afetar severamente o tratamento de algumas doenças, além de prejudicar as chances de garantir um diagnóstico precoce, que possa oferecer a terapia adequada. A seguir, você vai conferir a importância de manter os exames de rotina em dia durante o período de isolamento social e como realizá-los com segurança!

A importância dos exames de rotina durante o isolamento social

O momento em que vivemos exige ainda mais cuidados com a saúde. Por isso, negligenciar a prevenção deixando de realizar os exames de rotina é uma forma de expor-se a riscos desnecessários.

Por medo da contaminação pela Covid-19, os exames de rotina tiveram considerável queda. Visto que a prioridade é a prevenção, é importante que as pessoas entendam que realizar exames periódicos é a melhor forma de evitar complicações e outras doenças que também podem ser letais. Entre os maiores riscos que a falta de exames de rotina durante o isolamento social pode causa, são:

  • diagnósticos tardios, diminuindo possibilidades de cura e prejudicando um tratamento adequado;
  • complicações de doenças já existentes, contribuindo para o surgimento de outras enfermidades mais graves;
  • problemas relacionados à maus hábitos, com a falta de diagnóstico para promover mudanças, nossas condições podem surgir, debilitando a saúde do indivíduo.

Quais exames de rotina você não pode deixar de fazer na pandemia

Sabemos que com exames de rotina, muitas doenças graves podem ser diagnosticadas. Dessa forma, é fundamental manter sua periodicidade, deixando de realizá-los somente em casos extremos, como veremos mais à frente. Entre os exames de rotina que devem ser realizados também durante o isolamento social, estão:

Quando é indicado esperar um pouco mais para realizar os exames

Os exames de rotina são muito importantes, principalmente para pessoas com doenças crônicas, reumáticas, oncológicas e autoimunes. Além disso, as gestantes devem manter o pré-natal em dia, mesmo durante a pandemia, com o objetivo de manter sua saúde e do bebê em segurança.

No entanto, diante de sintomas como os de gripe ou resfriado, ou qualquer outro sintoma parecido com os da Covid-19, é melhor esperar a melhora do quadro de saúde antes de sair de casa. Quando a imunidade está comprometida, é viável continuar realizando isolamento.

Como garantir segurança ao realizar exames de rotina

Para que você tenha tranquilidade e segurança no momento de realizar os exames de rotina, é essencial escolher um local que esteja seguindo todas as recomendações de higiene. 

A Clínica CEU atua com variadas ações de biossegurança, como a higienização contínua das áreas, aferição da temperatura de profissionais e pacientes, disponibilização de álcool 70% em locais de atendimento e espera, e também campanhas de conscientização para a higienização correta das mãos e superfícies.

Dessa maneira, realizar os procedimentos de rotina em uma unidade como a CEU é garantia de bem-estar, segurança e proteção, evitando a propagação do Novo Coronavírus e dando continuidade aos exames de prevenção

Além de escolher uma clínica que assegura a proteção dos pacientes e profissionais, como a CEU, é importante que você faça sua parte no momento de realizar os exames de rotina. Por isso, esteja sempre de máscara, lave bem as mãos ou utilize álcool em gel ao chegar ao local, mantenha o distanciamento de outros pacientes e seja pontual para evitar aglomerações.

Agora que você já sabe como fazer os exames de rotina durante o isolamento social, que tal fazer seu agendamento? É só preencher o formulário para fazer sua solicitação sem precisar sair de casa!

Exames de rotina durante o isolamento social: como devo fazer?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM