Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil: a importância da prevenção

No Brasil, a estimativa de câncer infanto juvenil entre os anos de 2020 e 2022 é de 8.460 novos casos ao ano, de acordo com informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Por esse motivo, é fundamental a realização de campanhas específicas sobre o tema, como a celebrada no dia 15 de fevereiro, Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil.

Com o objetivo de relembrar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e apoio de familiares, a data contribui levando informação sobre essa doença que, quando não tratada ainda no início, pode ser fatal.

A seguir, conheça melhor o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil!

O que é o Dia Internacional de Luta contra o Câncer?

O Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil é uma data celebrada em 15 de fevereiro, que marca a importância do alerta para sinais e sintomas da doença, assim como para o diagnóstico precoce, responsável por aumentar as taxas de cura. Seu objetivo é estimular na sociedade ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil.

Quais as causas do câncer infantil?

Assim como o câncer em adultos, o câncer infantil apresenta variadas causas que podem estar relacionadas com a exposição à radiação e medicamentos durante a gestação. Além disso, o risco de alterações genéticas durante o desenvolvimento do bebê também pode estar relacionado.

Outras causas que podem estar envolvidas são infecções por vírus, como no linfoma de Burkitt e linfoma de Hodgkin. Contudo, nem sempre as causas do desenvolvimento do câncer infantil são identificadas.

Existem sintomas?

O câncer infantil é uma doença com algumas particularidades em relação aos cânceres que se manifestam em adultos. Uma delas é o fato das crianças enfrentarem muito melhor a doença, assim como a facilidade de identificar os sintomas. Alguns são mais característicos e incluem:

• Sinais de puberdade precoce (como aparecimento de pelos pubianos ou aumento dos órgãos genitais antes da puberdade);
  • Episódios de vômito e dor de cabeça por mais de duas semanas, principalmente, pela manhã;
  • Dores pelo corpo, ou nos ossos, levando a criança a passar boa parte do tempo deitada;
  • Ínguas geralmente maiores que 3 cm, duras, de crescimento lento e indolores;
  • Aumento da cabeça, especialmente em bebês com menos de 18 meses;
  • Sinal neurológico como alteração da marcha ou da visão;
  • Hematomas ou sangramentos pelo nariz ou gengivas;
  • Aumento do volume dos dois olhos ou de um só;
  • Febre baixa sem causa aparente e persistente;
  • Aumento do abdômen;
  • Prisão de ventre;
  • Sangue na urina;
  • Dor abdominal;
  • Diarreia.

Qual a importância dos exames de rotina neste contexto?

Para que a criança tenha o desenvolvimento adequado, com um crescimento sadio, é fundamental que os pais e responsáveis garantam o acompanhamento médico periódico.

Nas consultas e exames de rotina, além de examinar e colher o histórico da criança, os pediatras devem indicar alguns exames periódicos para verificar a saúde da criança.

Com esse acompanhamento periódico é possível diagnosticar não só o câncer infantil ainda em fase inicial, mas também impedir o desenvolvimento de patologias ao controlar certas taxas do organismo da criança.

A criança deve receber o acompanhamento médico periódico como forma de garantir o desenvolvimento saudável. Em consultas de rotina, os pediatras podem pedir por alguns exames para verificar a saúde da criança

Eles são importantes não apenas para checar a presença de patologias, mas principalmente, para a prevenção de qualquer problema.

De acordo com Organizações Mundial de saúde (OMS), os exames laboratoriais em crianças e adolescentes saudáveis deve ser feitos com moderação e apenas após o pedido de um médico. Essa recomendação visa evitar que passem por procedimentos invasivos desnecessários

O diagnóstico precoce tem grande peso para que as chances de cura sejam elevadas na luta contra o câncer infantil. A realização de exames periódicos auxilia na detecção de lesões ainda no início da doença, a partir de sintomas clínicos.

Além disso, no câncer infantil o diagnóstico precoce é uma das principais influências na redução da mortalidade pela doença. Ou seja, com a detecção da doença mais cedo, é possível minimizar o número de mortes, assim como oferecer um tratamento menos agressivo.

Considerando a importância da informação sobre a doença, sintomas, diagnóstico precoce e tratamento, campanhas como o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil se fazem cada vez mais necessárias, de modo a contribuir para o combate à desinformação e aumentar as chances de sucesso do tratamento.

Gostou deste conteúdo? Então, veja mais sobre os tipos de câncer infantil e diagnósticos!

Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil: a importância da prevenção