Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 18 milhões de pessoas são vítimas de doenças cardiovasculares por ano. Por esse motivo, o Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro, é uma data celebrada como forma de mostrar à população a importância de cuidar desse órgão.
Aproveite este post para conhecer 5 cuidados essenciais para prevenir enfermidades cardiovasculares e conhecer um pouco mais sobre o Dia Mundial do Coração. É só continuar a leitura conosco!
O Dia Mundial do Coração é uma data desenvolvida com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de conscientização e incentivo para cuidar da saúde cardiovascular.
Comemorado no dia 29 de setembro, instituições governamentais e não-governamentais realizam medidas que ajudam a orientar sobre os cuidados necessários para garantir um futuro com qualidade de vida.
A data do Dia Mundial do Coração foi criada em 2000, pela World Heart Federation (WHF), como uma forma de alerta para as pessoas sobre as doenças cardiovasculares. De acordo com o próprio órgão, as doenças relacionadas ao coração matam 18 milhões de pessoas no mundo anualmente.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por 31,5% dos óbitos, sendo a principal causa de mortalidade na população adulta.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, do início de 2020 até o mês de novembro, foram registradas mais de 319 mil mortes por doenças cardiovasculares no Brasil. Entre as enfermidades mais comuns, estão:
O Dia Mundial do Coração chama a atenção para a importância do controle de fatores de risco para doenças cardiovasculares. Além da hereditariedade, o sedentarismo, tabagismo e má alimentação são responsáveis pelo aumento dos níveis de risco de doenças que atingem o coração. A seguir, acompanhe 5 cuidados essenciais para evitar doenças do coração.
O primeiro hábito que deve ser trabalhado é relacionado à alimentação. A forma como você se alimenta é responsável por manter o seu corpo funcionando de forma correta. Portanto, é importante ter uma dieta saudável e balanceada, que seja rica em frutas, verduras e comidas com fontes de proteínas, minerais e fibras.
Além disso, que tenha gorduras boas, como as que estão presentes no azeite, óleo de soja e milho, bem como em seus derivados, como os cremes vegetais. É indicado evitar frituras e excesso de gordura saturada, e embutidos.
Manter uma alimentação saudável e equilibrada proporciona energia e disposição, evitando também que você fique suscetível às doenças crônicas como obesidade, anemia, diabetes e hipertensão.
Outra dica que contribui para a saúde do coração é diminuir, ou evitar, alimentos com alto teor de açúcar refinado. Essa substância causa o aumento do índice de glicose no organismo, prejudicando o coração e aumentando o risco para trombose.
Além do açúcar, é importante evitar uma alimentação rica em colesterol. A alteração dos seus níveis causa a formação de placas de gordura nas artérias e pode provocar o endurecimento dos vasos. Para manter o colesterol sempre controlado, inclua na dieta alimentos que sejam ricos em ácidos graxos e ômega 3, como oleaginosas e peixes.
A hipertensão arterial é uma doença crônica que afeta os vasos sanguíneos, prejudicando a saúde do coração, cérebro e rins. Por isso, é importante realizar consultas periódicas e exames de rotina para assegurar que os níveis da pressão arterial estejam sempre normais.
A prática de atividades físicas também contribui para reduzir problemas cardíacos, como a trombose, melhorando a circulação do sangue e diminuindo a glicose. Os cardiologistas recomendam a prática de exercícios diariamente, por, no mínimo, 30 a 40 minutos.
Antes de iniciar atividades, no entanto, é fundamental procurar esse especialista para realizar exames de rotina, confirmando que os exercícios possam ser realizados sem risco.
O hábito do tabagismo prejudica o organismo, causando problemas respiratórios e oncológicos, além de potencializar o risco para doenças que afetam a saúde do coração. Ao abandonar o cigarro, o indivíduo reduz imediatamente o risco de morrer por alguma doença cardíaca pela metade.
Além dos cuidados acima, para garantir a saúde do coração é importante realizar consultas de e exames de rotina. Dessa maneira, o médico pode avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular por meio de exames, como o teste ergonômico, diagnosticando de forma precoce qualquer problema que possa existir.
Você pôde conhecer no post de hoje a importância do Dia Mundial do Coração como forma de conscientizar a população a respeito de cuidados fundamentais para prevenir complicações e garantir a saúde cardíaca.
Quer continuar conferindo conteúdos como este? Então, veja também a importância dos exames preventivos!
Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9