Dia Nacional da Mamografia: por que a data é tão relevante?

No dia 5 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional da Mamografia. Essa data foi criada para conscientizar a população sobre a importância do exame preventivo utilizado contra o câncer de mama.

Devido à falta de periodicidade em consultas e exames, muitos casos são identificados em estágios avançados, dificultando o tratamento e diminuindo as chances de cura do câncer de mama.

Por esse motivo, o Dia Nacional da Mamografia é uma data tão relevante, visto que incentiva as mulheres a realizar um exame simples que, no entanto, consegue diagnosticar a doença ainda no início. A seguir, saiba mais sobre o assunto!

O que representa o Dia Nacional da Mamografia?

O Dia Nacional da Mamografia tem como objetivo alertar sobre como o exame indispensável na vida da mulher. Com esse alerta, podemos entender a importância da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama e também de outros distúrbios.

Dessa forma, o tratamento adequado pode ser iniciado rapidamente, diminuindo efeitos colaterais e aumentando as chances de cura ao evitar possíveis metástases, condição comum em quandros avançados da doença.

Qual a importância do exame?

O câncer de mama está entre as doenças que mais afetam a saúde das mulheres brasileiras. Por isso, o Dia Nacional da Mamografia é comemorado para alertar sobre a importância da realização da mamografia preventiva.

Ainda que não seja possível evitar o aparecimento do tumor, este exame contribui para o rastreamento precoce, detectando o câncer de mama não-palpável, ou seja, que não pode ser identificado durante o autoexame ou exames clínicos.

O diagnóstico precoce oferece grandes chances de recuperação, além de um tratamento adequado, contribuindo para a diminuição de 15% a 45% das mortes por câncer de mama. Contudo, uma pesquisa realizada pela SBM revelou que a cobertura total de rastreamento mamográfico na população feminina no Brasil ainda é baixa.

Qual é a periodicidade recomendada?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), o rastreamento realizado por exame de mamografia deve ser iniciado anualmente a partir dos 40 anos.

Contudo, em casos em que a mulher tenha familiares que apresentaram câncer de mama, o acompanhamento deve iniciar antes. Além disso, a periodicidade recomendada para realizar o exame de mamografia é anualmente.

Como se preparar para o exame e cuidados são necessários?

Para realizar a mamografia, não são necessários grandes preparos. O ideal é que a mulher faça o agendamento do exame alguns dias após a menstruação. Dessa forma, é possível evitar desconforto e sensibilidade nas mamas.

A mulher também deve evitar o uso de desodorante, cremes ou talco na região das mamas e axilas, visto que essas substâncias podem interferir no resultado do exame. Para mulheres com prótese de silicone, é preciso informar o profissional responsável pela condução do exame. Muitas vezes, isso pode dificultar a visualização das imagens.

Não se deve esquecer de levar os resultados de exames anteriores. Essas informações podem ser úteis para comparação e auxiliar no momento de realizar um diagnóstico ao avaliar o novo exame.

Atenção à vacina anticovid

Além disso, é importante que o exame seja realizado antes ou quatro semanas após a vacina anticovid, visto que a aplicação está relacionada às possíveis confusões que podem acontecer entre uma reação comum causada pelo imunizante e os sintomas de câncer de mama.

A vacina contra a Covid-19 é a inoculação de partículas que geram um processo inflamatório no organismo, motivo que pode causar reação local e regional, como inchaço, vermelhidão e enrijecimento no braço.

Esse tipo de reação está ligada à inflamação dos linfonodos, localizados na região axilar e cervical, e é uma manifestação da resposta do organismo relativamente comum que acontece com diversas outras vacinas.

Onde fazer meu exame de mamografia?

O Espaço Mama da Clínica CEU foi criado para oferecer em um único lugar todos os procedimentos para diagnosticar lesões mamárias. A principal preocupação da clínica é oferecer essas vantagens às pacientes de forma acolhedora

Afinal, é comum que as pacientes sintam medo e receio antes de realizar exames como a mamografia digital. O Espaço Mama conta com grande investimento em tecnologia, com aparelhos de ultrassom e mamografia de última geração. Por meio desses equipamentos, é possível diagnosticar o câncer de mama, ainda que em estágio inicial, melhorando as chances de tratamento e cura.

A mamografia digital realizada no Espaço Mama contribui também para aliviar o desconforto durante o exame.

Com tecnologia Smartcurve, aparelho de última geração, é possível reduzir de forma significativa o desconforto causado pela compressão necessária para a realização do exame. Isso porque, o aparelho é adaptado à anatomia da mulher.

Agora que você conhece a importância do Dia Nacional da Mamografia para a conscientização sobre este exame tão importante, agende seu exame e mantenha os cuidados em dia!

Que tal conhecer nosso Espaço Mama? Você pode fazer seu agendamento agora mesmo!

Dia Nacional da Mamografia: por que a data é tão relevante?