Check up médico de final de ano: quais exames você não pode deixar de fazer?

Entre as principais resoluções de Ano Novo para ter mais saúde estão ações como iniciar a dieta e praticar atividades físicas. No entanto, uma dica que também deve fazer parte dessa lista é a realização de check-up médico.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, em média 70% das mortes ocasionadas por doenças crônicas como hipertensão e diabetes poderiam ser evitadas se tratadas e identificadas em um check-up médico.

Ou seja, por não apresentarem sintomas, algumas doenças exigem o acompanhamento médico e exames preventivos para a manutenção da saúde do indivíduo. Grande parte dos testes devem ser realizados somente uma vez ao ano.

Por isso, é fundamental manter os exames de rotina em dia para garantir saúde e qualidade de vida no próximo ano. A seguir, você vai conhecer quais exames que não devem faltar no check-up médico anual.

A importância de realizar exames preventivos

Boa parte das doenças que podem ser graves na vida do indivíduo podem ser diagnosticadas com um check-up médico simples. Alterações em exames de rotina são formas do organismo demonstrar que algo não está funcionando como deveria.

Dessa forma, é essencial que os exames preventivos sejam realizados anualmente, quando médicos suspeitam de algum sintoma ou quando a pessoa não se sente bem, principalmente, aqueles que já apresentam histórico de doenças na família e predisposição para alguma condição.

Check-up médico: quais exames você não pode deixar de fazer

Um dos principais motivos para realizar o check-up médico todos os anos, é ter consciência da importância de manter sua saúde em dia

Dessa forma, priorizar a qualidade de vida reduz o estresse, estimula a produção de energia e aumenta o rendimento no desenvolvimento de ações, planos e projetos. Por isso, não deixe sua saúde de lado, conferindo os principais exames que você deverá fazer anualmente.

Exame de sangue

O hemograma é um dos exames básicos no check-up médico, sendo fundamental para verificar os níveis de glicemia, colesterol, triglicérides e outras alterações no organismo. Por meio dele é possível avaliar funções do fígado, analisar o ácido úrico, identificar a presença de diabetes, e prevenir doenças como artrite, gota e cálculos renais.

Exame de fezes e urina

No check-up médico também estão presentes exames como os de fezes e urina. Afinal, podem oferecer informações importantes em relação ao estado fisiológico do organismo, como a prevenção de doenças sistêmicas e função de rins, como no exame de urina. Já o exame de fezes é essencial para avaliar a presença de parasitas, microorganismos e também bactérias que possam estar no organismo.

Ultrassom de abdômen

Este exame é utilizado para avaliar e diagnosticar possíveis alterações no fígado, rins, vesícula biliar, bexiga e também grandes vasos. De forma não invasiva, o ultrassom abdominal é realizado por meio da geração de ondas sonoras de alta frequência que ajudam a visualizar o conteúdo corporal.

Raio-x de tórax

O raio-x de tórax está presente, muitas vezes, no check-up médico para analisar distúrbios e anormalidades de órgãos localizados na região torácica, como pulmões, ossos, coração e até mesmo vasos que estão nesta área.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um exame utilizado para detectar possíveis problemas cardíacos no indivíduo. Para aqueles que não apresentam histórico familiar, sua recomendação para fazer parte de um check-up médico anual é a partir dos 50 anos.

Avaliação ergométrica

Chamado popularmente de teste de esforço, esse exame é uma forma de identificar alterações no ritmo cardíaco ocasionados por esforço e consiste em provocar o máximo de potência física sob supervisão.

Mamografia

Específico para o check-up de mulheres, a mamografia é um teste fundamental para realizar a detecção de câncer de mama e calcificações que podem gerar tumores malignos. É indicado anualmente para mulheres acima de 40 anos. Para aquelas que apresentam histórico familiar, o exame começa a ser indicado a partir dos 35 anos.

Papanicolau também é um dos principais exames do check up médico anual

Conhecido como exame preventivo, este também é um teste exclusivo do check-up médico para mulheres. Ao ser realizado, pode auxiliar na detecção de infecções virais, bacterianas e fúngicas. Além disso, permite analisar as células do colo de útero, identificando possíveis formações malignas. Sua indicação deve ser feita a partir dos 18 anos, independente do histórico da paciente.

Dosagem do PSA

Exame específico para o check-up dos homens, a dosagem do antígeno prostático específico (PSA) é usado para diagnosticar o câncer de próstata de forma precoce, sendo também usado para o acompanhamento da doença e em seu pós-tratamento.

Os exames preventivos realizados no check-up médico são fundamentais para proporcionar saúde e qualidade de vida ao indivíduo. Assim, identificando possíveis doenças que sem o tratamento adequado, podem se tornar graves. Por este motivo, não deixe de realizar os exames anuais para manter sua saúde em dia.

Este conteúdo sobre a importância do check up anual de final de ano foi útil? Então, veja também 5 motivos para realizar check-up médico todos os anos!

5/5 - (1 vote)
Check up médico de final de ano: quais exames você não pode deixar de fazer?