Duplex Scan: tudo o que você precisa saber sobre o exame

O Duplex Scan é um exame de imagem que combina o ultrassom convencional com a técnica Doppler. Dessa forma, é possível avaliar a presença, direção e a qualidade do fluxo sanguíneo em tempo realFrequentemente, o exame ocorre para auxiliar no diagnóstico de doenças vasculares, como varizes, tromboses e estreitamento de artérias. A seguir, continue a leitura para conferir tudo o que você precisa saber sobre o exame de Duplex Scan

Como funciona o exame?

O exame de Duplex Scan é uma técnica computadorizada que auxilia o médico na identificação de alterações em veias e artérias. Por meio de ondas ultrassonoras emitidas na corrente sanguínea, são geradas imagens que auxiliam na análise do funcionamento da região examinada. 

O procedimento fornece diversas informações por meio da projeção de imagens dos vasos e artérias. Assim, possibilita a avaliação do calibre do vaso, investigação de coágulos e estreitamentos. Do mesmo modo, o efeito Doppler usado no Duplex Scan identifica a direção e velocidade do fluxo sanguíneo. Dessa forma, o exame possibilita identificar obstruções, sinais de refluxo do sangue, desordens vasculares e outros problemas.

Durante a realização do procedimento, o paciente deita-se em uma maca que permita ao médico a investigar a área a ser examinada, visto que o exame pode fornecer informações precisas do coração, rins, tireoide, abdômen, entre outros. Em seguida, aplica-se um gel na pele do paciente, facilitando o deslizamento do aparelho enquanto o profissional captura as imagens de forma semelhante a uma ultrassonografia.

Qual a indicação para o exame de Duplex Scan?

Esse exame de imagem é recomendado para diagnosticar doenças vasculares, mas não se restringe a isso. O duplex scan é indicado para investigar inchaços e dores nas pernas, mapear veias em processos pré-operatórios, verificar o funcionamento de enxertos vasculares, e avaliar a permeabilidade de vasos e artérias.

Em indivíduos com histórico de hipertensão, diabetes, doença vascular periférica ou episódios de acidente vascular cerebral, recomenda-se fortemente o exame. Além disso, também contribui para o diagnóstico de condições que causam tonturas sem explicação, identificação de aterosclerose e suas complicações, aneurismas e malformações.

É útil também para o planejamento de cirurgias de varizes, como complemento a outros exames. O teste permite ao médico localizar as veias disfuncionais para a remoção durante o procedimento com maior precisão. Do mesmo modo, auxilia em cirurgias para remoção das veias safenas e implante de pontes de safena, assim como em cirurgias de cateterismo venoso de veias de grande calibre.

O que o Duplex Scan pode identificar?

O teste contribui para o diagnóstico de alterações localizadas no sistema vascular e identificação de complicações e doenças em vasos e artérias sanguíneas. Entre elas, estão aneurismas, quando ocorre a dilatação anormal das artérias, e angiomas, alterações de vasos sanguíneos finos. 

Além disso, diagnostica inflamações arteriais (arterite), aterosclerose, ou seja, lesões nas paredes interiores das artérias, dilatação de veias superficiais de membros inferiores (varizes), alterações e tromboflebite (inflamação das veias).

É preciso preparo para o exame?

O Duplex Scan é um exame que não necessita de preparo especial, visto que sua realização ocorre como um ultrassom convencional. Contudo, quando o local de investigação consiste na região abdominal, exige-se algum preparo para melhorar a visualização. Desse modo, é importante que o paciente entre em contato com a clínica de diagnóstico por imagem antes do exame, buscando orientações.

O Duplex Scan é um procedimento rápido, não-invasivo, e que não exige preparo na maioria das vezes. O permite a avaliação e análise de imagens do fluxo sanguíneo de veias e artérias em tempo real. Assim, é um grande aliado para diagnósticos precoces, avaliações pré-cirúrgicas e acompanhamento de doenças que comprometam regiões vasculares.

Quer continuar conferindo assuntos como este? Então, veja também o que é a aterosclerose e como a doença é diagnosticada!

Rate this post
Duplex Scan: tudo o que você precisa saber sobre o exame
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM