O holter é um exame muito usado para o acompanhamento de pessoas com problemas cardiológicos. Isso porque, o exame oferece dados importantes a respeito da frequência do coração.
O equipamento permite monitorar os batimentos cardíacos e identificar distúrbios, bloqueios, arritmias e outros problemas que ajudam a diagnosticar uma doença cardíaca. Por esse motivo, o holter é um
. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre o holter.
O exame de holter, também conhecido por holter 24 horas, ganha esse nome pelo período em que o paciente deve ficar com o aparelho durante a avaliação. Diferente do eletrocardiograma, outro exame importante para o coração, o holter não exige que o paciente mantenha-se por alguns minutos deixado em uma maca.
Afinal, esse teste visa reproduzir as atividades elétricas do coração em funcionamento. Por isso, após a instalação do aparelho, o paciente deve seguir sua rotina normalmente, realizando as atividades comuns do dia a dia.
Muitas vezes o holter é feito de forma complementar, para ajudar na avaliação após outros exames mais simples. Esse teste é muito parecido com o MAPA (Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial), visto que o paciente também fica ligado a um aparelho portátil que será responsável por monitorar as atividades do coração, gravando suas informações para que o médico possa acessá-las posteriormente.
Com a possibilidade de acompanhar a atividade elétrica do coração durante todo o dia, o holter pode ajudar no diagnóstico de doenças cardíacas como isquemias, taquicardias, bradicardia, fibrilação atrial, entre outras. Por isso, o exame é feito nos seguintes casos:
Além do holter, outros exames também são feitos para fechar o diagnóstico. Entre eles, estão o eletrocardiograma, ultrassom com doppler, cintilografia miocárdica, ecocardiografia e o MAPA.
Durante o exame de holter, o paciente tem eletrodos fixados ao tórax, para registrar a frequência cardíaca e velocidade dos batimentos. Afinal, os eletrodos são responsáveis por enviar as informações para o aparelho holter, que é fixado no braço ou cintura do paciente.
As informações registradas são gravadas para que o médico tenha acesso posteriormente. Durante o exame, a pessoa deve manter sua rotina normal ao longo do dia e noite. Contudo, ao sentir qualquer desconforto, é importante registrar os sintomas e também o horário em que aconteceram. Para esse exame, alguns cuidados devem ser feitos como preparo.
Antes do exame, é importante que o paciente não use cremes, hidratantes ou pomadas na região do tórax, evitando problemas na fixação dos eletrodos. Tomar banho antes de colocar o holter, evitando que o aparelho molhe.
Em alguns casos, para facilitar a aplicação dos eletrodos, pode ser necessária a retirada de pelos no tórax. Além disso, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas e café no dia anterior ao exame. Para que o exame seja feito corretamente e apresente resultados confiáveis, também é importante:
O holter é um exame fácil, de baixa complexidade e não-invasivo que permite a identificação de importantes alterações no coração. Desse modo, é possível diagnosticar doenças cardíacas e acompanhar condutas medicamentosas e tratamentos.
Quer saber mais sobre assuntos como este? Então, conheça melhor o eletrocardiograma e quando esse exame deve ser feito!