Exames periódicos: entenda a importância para a saúde dos homens

A prevenção é a melhor forma de tratar grande parte das doenças. Contudo, muitos homens ainda são resistentes quando o assunto é tratar da saúde, evitando consultas médicas e exames periódicos.

Por esse motivo, é alto o número de homens com doenças diagnosticadas em estado avançado, problema agravado durante o período de pandemia. Boa parte das enfermidades que afetam a saúde dos homens pode ser evitada com medidas de prevenção, como os exames periódicos. A seguir, entenda a importância de mantê-los sempre em dia para garantir bem-estar e qualidade de vida!

Por que é preciso fazer exames periódicos?

A importância de realizar o check-up, ou exames periódicos, é a detecção precoce de doenças, principalmente aquelas que não apresentam sintomas, ou de doenças assintomáticas que só são percebidas em fase avançada, como o câncer de próstata.

Dessa forma, é fundamental que os exames periódicos sejam realizados anualmente, quando médicos suspeitam de algum sintoma ou quando a pessoa não se sente bem, principalmente, aqueles que já apresentam histórico de doenças na família e predisposição para alguma condição. 

Quais os principais exames periódicos indicados para os homens

Ao ter a consciência de que a realização de medidas preventivas podem evitar casos graves e doenças que podem ser letais, o homem deve buscar atendimento médico para manter seus exames periódicos em dia. A seguir, confira quais são os principais.

Exame de sangue

O hemograma é uma das avaliações básicas dos exames periódicos, fundamental para verificar os níveis de glicemia, colesterol, triglicérides e outras alterações no organismo. Por meio dele é possível avaliar funções do fígado, analisar o ácido úrico, identificar a presença de diabetes, e prevenir doenças como artrite, gota e cálculos renais. 

Exame de fezes e urina

Na prevenção também estão presentes exames como os de fezes e urina. Afinal, podem oferecer informações importantes em relação ao estado fisiológico do organismo, como a prevenção de doenças sistêmicas e função de rins, como no exame de urina. Já o exame de fezes é essencial para avaliar a presença de parasitas, microorganismos e também bactérias que possam estar no organismo.

Ultrassom de abdômen

Este exame é utilizado para avaliar e diagnosticar possíveis alterações no fígado, rins, vesícula biliar, bexiga e também grandes vasos. De forma não invasiva, o ultrassom abdominal é realizado por meio da geração de ondas sonoras de alta frequência que ajudam a visualizar o conteúdo corporal. 

Raio-x de tórax

O raio-x de tórax está presente, muitas vezes, entre os exames periódicos, para avaliar distúrbios e anormalidades de órgãos localizados na região torácica, como pulmões, ossos, coração e até mesmo vasos que estão nesta área.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um exame utilizado para detectar possíveis problemas cardíacos no indivíduo. Para aqueles que não apresentam histórico familiar, sua recomendação para fazer parte dos exames preventivos é a partir dos 50 anos.

Avaliação ergométrica

Chamado popularmente de teste de esforço, esse exame é uma forma de identificar alterações no ritmo cardíaco ocasionados por esforço e consiste em provocar o máximo de potência física sob supervisão. 

Dosagem do PSA

A dosagem do PSA é um exame específico do homem. A dosagem do antígeno prostático específico (PSA) é usado para diagnosticar o câncer de próstata de forma precoce, sendo também usado para o acompanhamento da doença e em seu pós-tratamento.

6 vantagens de manter os exames periódicos em dia

A saúde do homem é influenciada por seu comportamento, tal como má alimentação, sedentarismo, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool, e mais. Por isso, realizar os exames periódicos é fundamental, garantindo vantagens como:

  1. evitar o diagnóstico de doenças graves de forma tardia;
  2. realizar a descoberta precoce de enfermidades;
  3. melhorar chances de tratamento;
  4. aumentar as possibilidades de cura;
  5. tratar doenças na fase inicial;
  6. manter a qualidade de vida.

Os exames periódicos são essenciais para proporcionar saúde e bem-estar ao indivíduo ao identificar possíveis doenças ainda no início e permitir que o tratamento adequado seja realizado. Por isso, não deixe de buscar atendimento médico e agendar seus exames periódicos.

Gostou deste post? Então, conheça também as 6 doenças que mais afetam a saúde do homem!

Rate this post
Exames periódicos: entenda a importância para a saúde dos homens
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/dcm6c87qt1ur/public_html/wp-content/themes/ceu/sidebar.php on line 1