Saúde da Mulher: conheça 4 tipos de exames de imagem indicados

Com a rotina apertada que, muitas vezes, é dividida entre o trabalho, cuidados de casa e também dos filhos, a saúde da mulher não recebe a atenção adequada. Sabendo que a prevenção é a melhor maneira de evitar doenças graves e permite realizar o diagnóstico precoce, é fundamental que a mulher mantenha suas consultas e exames de rotina em dia. A seguir, entenda a importância dos exames de imagem e quais são os mais indicados para cuidar da saúde da mulher.

Porque o exame de ultrassom é importante para a Saúde da Mulher?

A ultrassonografia é um dos exames mais utilizados na saúde da mulher, visto que ele pode identificar alterações no organismo em diferentes áreas, como o ultrassom ginecológico.

Esses exames permitem a visualização de órgãos como útero e ovários, além de contribuir para o monitoramento da gestação. Por isso, são frequentemente indicados para garantir o bom funcionamento da saúde da mulher, além de identificar possíveis problemas, malformações e patologias.

Saúde da Mulher: quais são os exames indicados?

Os exames periódicos são muito importantes na manutenção da saúde da mulher, pois permitem diagnósticos precoces. Dessa forma, é preciso realizar check-ups todos os anos, mesmo que a mulher não tenha um histórico familiar de doenças.

Os exames mais indicados por médicos para monitorar a saúde da mulher, são: ultrassom endovaginal, ultrassom pélvico, ultrassom obstétrico e densitometria. Entenda um pouco mais sobre eles.

1.Ultrassom endovaginal

A ultrassonografia transvaginal é utilizada para avaliar a saúde dos órgãos reprodutores femininos, como os ovários e o útero. Ela pode ser indicada para verificar o posicionamento do DIU (dispositivo intrauterino), gestação nas primeiras semanas, detectar lesões, e mais. O exame é simples, no entanto, invasivo. Nele, o médico utiliza um transdutor para avaliar os órgãos reprodutores internamente.

Dessa forma, a mulher se posiciona com as pernas entreabertas e os joelhos dobrados em uma cadeira ginecológica. A sonda, ou seja, o transdutor, é protegida por um preservativo e o examinador utiliza lubrificante para introduzir o aparelho no canal vaginal sem causar grande desconforto.

Esse tipo de exame pode causar o rompimento do hímen, caso a membrana não tenha se rompido anteriormente. Por esse motivo, não é indicado para mulheres que ainda não iniciaram suas vidas sexuais.

De modo geral, o ultrassom endovaginal é usado como um exame de rotina, e pode ser solicitado em visitas ao ginecologista, ou como forma de identificar as causas de problemas e sintomas como:

Além disso, o exame também pode ser recomendado durante a gestação, visto que é considerado um procedimento seguro. Como todo ultrassom, ele não emite radiação, por isso, pode ser repetido se necessário, sem gerar riscos para a mulher ou para a gestação. Em mulheres grávidas, o ultrassom transvaginal pode ser solicitado para:

• confirmar a gestação, principalmente em casos de gravidez precoce;
  • identificar possíveis causas de um sangramento vaginal;
  • identificar os primeiros sinais de um possível aborto;
  • monitorar os batimentos cardíacos do bebê;
  • examinar a placenta.

2.Ultrassom pélvico

Outro tipo de exame usado para avaliar a saúde da mulher é o ultrassom pélvico. Ele é indicado para a avaliação de órgãos internos femininos, como ovários, útero e trompas, para diagnosticar a presença de alterações ou patologias, acompanhar a gestação, ou mesmo controlar a ovulação de tentantes (mulheres em tratamento de reprodução assistida).

Para realizar o ultrassom da pélvis é necessário a ingestão de grande quantidade de água nas horas que antecedem o exame. Isso permite que o exame seja realizado em um momento em que a mulher está com a bexiga cheia, garantindo a melhor visualização dos órgãos. O ultrassom não causa dores nem desconforto.

3.Ultrassom obstétrico

O ultrassom obstétrico é uma ferramenta valiosa na avaliação do feto, fornecendo ao médico informações importantes como idade gestacional, morfologia e bem-estar fetal, ou seja, verifica se os órgãos estão bem formados e se o crescimento fetal é o esperado.

A ultrassonografia obstétrica é um exame de imagem simples e indolor, que utiliza ondas sonoras para produzir imagens e vídeos do bebê, do útero e de outros órgãos do corpo em tempo real.

Através do transdutor, aparelho que o médico desliza sobre a barriga da gestante com o auxílio de um gel, é possível saber o tamanho do bebê, acompanhar suas posições e movimentações no útero, além de avaliar os seus batimentos cardíacos.

4.Densitometria óssea

A densitometria é um muito indicado para avaliar a saúde da mulher, principalmente aquelas que já estão no período de menopausa. O exame que se baseia na medida da densidade do tecido ósseo no corpo, utiliza baixa quantidade de radiação, é indolor e o resultado é imediato. A densitometria compara a densidade de tecido ósseo da mulher e a densidade óssea esperada para aquela faixa etária.

A partir do cruzamento de dados, é possível determinar se existe risco de fratura. Quanto menor a densidade mineral óssea, maiores são os riscos.

Visto que a osteoporose afeta as mulheres após a menopausa devido à redução do estrogênio (hormônio que contribui com a saúde dos ossos), o exame de densitometria óssea é fundamental para preservar a saúde da mulher.

Afinal, o exame é primordial para o diagnóstico da doença, e pode identificar, além dela, o estágio que a antecede, chamado osteopenia. Como a osteoporose não apresenta cura, a doença exige da mulher uma série de cuidados ao decorrer da vida.

Você acompanhou os exames de diagnóstico por imagem mais importantes para cuidar da saúde da mulher, melhorando as chances de cura por meio de um diagnóstico precoce e contribuindo para a prevenção.

Que tal começar a cuidar da sua saúde? Agende agora mesmo seus exames de rotina com a Clínica CEU!

Saúde da Mulher: conheça 4 tipos de exames de imagem indicados