Março Amarelo: entenda a importância da data na prevenção da endometriose

No mês de março é realizada a campanha Março Amarelo no mundo todo, destinada à conscientização da população a respeito da endometriose, doença que afeta cerca de 6 milhões de mulheres no Brasil.

Mais comum entre mulheres jovens em período fértil, a endometriose ocorre devido ao crescimento inadequado do endométrio, tecido que reveste a parte interior do útero e pode causar graves problemas quando não tratada, como dificuldades para engravidar. 

A seguir, entenda a importância da campanha Março Amarelo para alertar sobre a prevenção da endometriose!

O que é o Março Amarelo? 

A campanha Março Amarelo é celebrada para conscientizar a população sobre a importância de realizar exames preventivos que ajudem a identificar a endometriose. Desse modo, é possível desenvolver um tratamento precoce, identificando a doença ainda no início, e melhorando a qualidade de vida da mulher.

Como surgiu a data? 

A campanha Março Amarelo surgiu de um movimento realizado nos Estados Unidos, em Milwaukke, em 1993, e idealizado pela ativista Mary Lou Ballweg, portadora de endometriose.

Em 1980, Mary Lou fundou a primeira associação voltada à doença, chamada The Endometriosis Association. Após realizar da Semana de Conscientização sobre a Endometriose na Associação, a fundadora percebeu que somente 7 dias era pouco para divulgar a importância do assunto, criando, então, o Março Amarelo, campanha que se estendeu mundialmente.

O que é a endometriose? 

A endometriose é uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. Todos os meses, o endométrio fica mais espesso para que um óvulo fecundado possa se implantar nele. Quando não há gravidez, esse endométrio que aumentou descama e é expelido na menstruação.

Quando a mulher sofre de endometriose, algumas dessas células do endométrio, ao invés de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, aonde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

Assim, as células do endométrio também podem se espalhar e crescer em outras partes do corpo, como no intestino, no reto, na bexiga, no peritônio e até mesmo em órgãos distantes, como o pulmão e o cérebro. 

No entanto, é importante destacar que a doença não se espalha como um câncer, ou seja, a ocorrência em outras regiões, não é sinal de agravamento. A explicação para o fenômeno é simples: embora a grande parte dos episódios seja causado pela migração das células nas proximidades do útero, em algumas situações os focos são transportados diretamente pelo sangue, afetando essas e outras partes do corpo.

Quais são os sintomas da endometriose? 

Apesar de a cólica menstrual ser o sintoma mais frequente, nem sempre ela é causada pela doença. As dores podem ser provocadas por outras inflamações na pelve, cistos, miomas e alguns tumores. 

Mas, quando a paciente se queixa de dor, mesmo em graus mais leves, o médico precisa considerar a possibilidade de endometriose. Outros sintomas comuns, como:

  • Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Dificuldade de engravidar.

Se outras áreas ou órgãos forem afetados, há certos sintomas que podem aparecer, de acordo com a área acometida:

  • Nervo ciático: dores na lombar e no músculo posterior das coxas;
  • Diafragma: dores no ombro direito e pescoço;
  • Intestino: dor ao evacuar e diarreia;
  • Pulmão: tosse com sangue.

É possível ainda que a endometriose seja assintomática. Nesses casos, a doença também precisa de tratamento, mas só será diagnosticada por exames de imagem e de rotina.

Qual o papel da ultrassonografia na detecção precoce da endometriose? 

Ultrassonografia transvaginal e endovaginal são nomes para o mesmo exame. O objetivo desse ultrassom é analisar órgãos e estruturas pélvicas, como: trompas uterinas, endométrio, ovários e o próprio útero.

O benefício do exame é que ele garante mais precisão no diagnóstico do que a ultrassonografia abdominal. O resultado do exame é obtido no momento da avaliação pelo especialista, uma vez que ele tem as imagens em tempo real. 

Normalmente, o endovaginal é recomendado para se avaliar alterações no útero e indícios de massa pélvica.

Preparo para o exame

A ultrassonografia para avaliação de endometriose é a mesma que a transvaginal. Contudo, para essa análise, é necessário um preparo especial, permitindo que a visualização seja adequada. Dessa forma, a mulher deve iniciar o prepara para esvaziamento intestinal no dia que antecede o exame. 

Esse preparo é importante para assegurar que o médico possa identificar o estadiamento da endometriose. Em outras palavras, para que o profissional consiga distinguir todos os locais em que a doença está presente. Assim, é possível indicar o tratamento correto. O preparo é realizado da seguinte forma: 

  • no dia anterior, tomar às 8 h e às 14 h 1 comprimido de laxante indicado pelo médico responsável pelo exame;
  • no dia do exame, realizar a limpeza do intestino baixo, utilizando um enema de forma retal.

O objetivo do preparo é garantir que essa região, chamada retossigmoide, fique livre de gases e resíduos fecais, como forma de garantir uma boa visualização das lesões da endometriose. 

A campanha Março Amarelo é destinada à conscientização necessária para a prevenção, diagnóstico e tratamento da endometriose, visto que, mesmo que não tenha cura, a doença pode ser tratada de diversas formas, evitando maiores prejuízos à saúde da mulher. 

Gostou destas informações? Então, veja também se a cirurgia é necessária após o diagnóstico da endometriose!

Rate this post
Março Amarelo: entenda a importância da data na prevenção da endometriose
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM