Onde fazer elastografia em BH

Capaz de identificar e diferenciar nódulos benignos e malignos, a elastografia consegue examinar algumas partes do corpo, como mamas e tireoide, sendo mais utilizada para a avaliação do fígado.

O câncer de fígado é o terceiro tipo que mais mata no mundo. Segundo dados do estudo “Carcinoma Hepatocelular: Barreiras ao Acesso, Diagnóstico e Tratamento no Cenário Brasileiro Atual” por ano, 700 mil pessoas morrem por causa da doença.

O mais preocupante é o diagnóstico tardio do câncer de fígado. Ainda segundo a pesquisa, cerca de 62% dos pacientes são diagnosticados tardiamente, o que torna mais difícil realizar os tratamentos e obter chances de cura. 

Para diminuir essas estatísticas é importante adotar hábitos saudáveis, eliminar vícios como cigarro e álcool, adotar um estilo de vida equilibrado, por meio da prática de atividades físicas e a boa alimentação. A realização do check-up anual também pode preservar sua vida.

A Clínica CEU oferece diagnósticos em imagem como o a elastografia em BH. Confira as informações sobre o exame:

O que é a elastografia 

A elastografia é um exame baseado na ultrassonografia. Por meio dos ecos produzidos pelo aparelho dentro do organismo e exibidos em monitor por meio de imagens bidimensionais, consegue-se identificar formações sólidas ou semi-sólidas.

Tais formações são reveladas por um conjunto de cores, sendo a preta ou branca para ausência de formações e escalas de cinza a presença delas.

O grau de rigidez da má-formação é determinada pela velocidade transversal dá ultrassonografia e a profundidade dessa formação pelo tempo levado para o aparelho captar o eco no órgão. Após o exame é produzido um mapa elastográfico dinâmico bidimensional.

Como funciona a elastografia hepática

A elastografia hepática consegue mensurar a rigidez do tecido hepático e consequentemente o grau de fibrose do órgão. As fibroses, por sua vez, podem ser decorrentes de cirrose ou hepatite. 

O exame pode substituir uma biópsia, é rápido (leva de 5 a 15 minutos), simples, sem cortes e indolor. Geralmente não é necessário fazer preparos, como o jejum, mas cada caso deve ser conversado com o médico antes do procedimento.

Com o resultado do exame em mãos, o especialista irá traduzir às imagens, diagnosticar, ou não, possíveis condições e orientar o correto tratamento.

Para quem é indicado do exame?

Primariamente para pacientes que fazem controle de doenças relacionadas ao fígado ou aqueles que tem histórico familiar.

A elastografia hepática pode identificar diversas condições, como:

  • Cirrose;
  • Asteatose;
  • Hepatite;
  • Hemocromatose;
  • Incidência de gordura no fígado;
  • Colangite esclerosante primária e 
  • Doença de Wilson.

Além disso, ele pode ser indicado para o controle e acompanhamento do tratamento de tais condições.

Outros tipos de elastografia

Além da elastografia hepática, há outras modalidades do exame.

  • Elastografia da tireoide

A tireoide é uma glândula essencial na regulação de diversos órgãos. Por outro lado, não é incomum que a tireoide desenvolva distúrbios. De fato, 90% dos nódulos que ela apresenta não são prejudiciais.

Mas é necessário identificar isso a fundo, com a elastografia da tireoide, que diferencia as formações malignas das benignas.

  • Elastografia da mama

O diagnóstico do câncer de mama pode ser complexo. Para eliminar possibilidades de falsos-negativos, sobretudo quando um tumor é menor que 5 mm, é indicada a elastografia da mama.

Somente este exame pode identificar tumores formados por tecidos isoecóicos, facilmente vistos em exames de imagem.

Onde fazer elastografia em BH

Ao procurar uma clínica, seja para fazer um tratamento ou realizar exames preventivos, o paciente procura a melhor experiência, buscando referências de atendimento e diagnóstico.

Com uma equipe especializada, a Clínica CEU oferece diversos exames de imagem, como a elastografia em BH. e está há mais de 30 anos no mercado, oferecendo qualidade nos diagnósticos e todo suporte ao paciente.

Nosso corpo clínico é formado por dezenas de profissionais capacitados e com experiência em atender a todo tipo de público. E, para quem vem de fora, chegar na Clínica CEU é muito fácil, aqui você pode ter acesso ao nosso passo a passo de como fazê-lo.

Entre em contato pelo telefone (31) 3289-0500 ou agende seu exame de forma rápida e online aqui. Nossos atendentes lhe orientarão a como agendar sua elastografia em BH.

Avalie esse post
Onde fazer elastografia em BH
Equipe da Clínica CEU

LEIA TAMBÉM