Pré-natal: quais exames devem ser feitos antes do bebê nascer?

Durante a gestação, uma série de exames são solicitados para a futura mãe no pré-natal. Afinal, é preciso acompanhar os 9 meses mais importantes da vida da gestante. Com a realização dos exames no pré-natal, a mãe é assistida de perto pelo médico. Isso também garante acompanhar o desenvolvimento do bebê, evitando complicações por meio de diagnósticos precoces. A seguir, conheça quais são os exames feitos antes do bebê nascer!

O que é o pré-natal?

O período pré-natal consiste em um conjunto de medidas para promover o desenvolvimento saudável do bebê na gestação. Esse processo é acompanhado por médicos, assistentes sociais, psicólogos e pode incluir outros profissionais.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento saudável da gestação. Além disso, esse cuidado permite um parto com menos risco para mãe e bebê, ao prevenir e detectar doenças de forma precoce e, muitas vezes, permitir que o tratamento seja realizado ainda com o bebê no útero da mãe.

Quais exames são feitos no pré-natal?

Os exames no pré-natal são feitos ao longo de toda a gravidez. Contudo, a cada trimestre, testes específicos para aquele período são realizados. Por isso, confira os principais exames que a mulher faz durante os 9 meses de gestação.

Ultrassonografias

Ultrassonografia

Os ultrassons são os exames pré-natal mais realizados. Durante o período de acompanhamento da saúde do bebê e da gestante, são feitas a ultrassonografia obstétrica, transvaginal, morfológica, de translucência nucal, com Doppler e em 4D

Exames Físicos

Quando a gravidez é confirmada, passa a ser necessário que a mulher realize alguns exames físicos, como a aferição da pressão arterial, para evitar o risco de hipertensão e pré-eclâmpsia.

Além do exame, também se inicia o acompanhamento de peso da mãe, garantindo que a mulher mantenha-se dentro dos parâmetros ao evitar a subnutrição e também o sobrepeso. Assim como em outros períodos da vida, no pré-natal, a gestante deve continuar realizando o papanicolau, teste feito para prevenir o risco para câncer de colo de útero. 

Exames laboratoriais

Hemograma completo

Os exames laboratoriais também estão presentes no pré-natal. Desse modo, o médico solicita testes como urina e fezes para diagnosticar infecções e a presença de bactérias e parasitas. Além disso, o hemograma completo é feito, investigando a possibilidade de anemia. Outros exames laboratoriais que são solicitados no pré-natal, são:

  • Ureia, creatinina e ácido úrico: para avaliar a função renal da mulher;
  • Tireoide: alterações na tireoide podem causar abortos espontâneos;
  • Citomegalovírus: pode afetar o crescimento do bebê e desenvolver microcefalia, surdez e icterícia;
  • Rubéola: a infecção aumenta o risco de aborto espontâneo e parto prematuro, e causa malformações no cérebro e no coração do bebê;
  • Toxoplasmose: causa danos cognitivos no bebê e malformações, especialmente em olhos e ouvidos, além de danos cognitivos;
  • Hepatites B e C: quando não tratadas, podem contaminar o bebê;
  • VDRL – sífilis: causa malformações no bebê e provoca abortos espontâneos;
  • HIV: quando a mãe portadora não recebe o tratamento adequado, o bebê corre baixo risco de ser contaminado;
  • Glicemia de jejum: diagnostica a diabetes gestacional que causa o crescimento elevado do bebê e dificulta o parto, além de aumentar o risco para obesidade e diabetes do bebê na vida adulta.

Do mesmo modo, outro importante exame laboratorial no pré-natal é o de sexagem fetal. Esse teste consiste na análise do DNA do sangue da mãe, e permite identificar se o bebê é menino ou menina ainda no primeiro trimestre.

Ecocardiografia fetal

Por fim, a ecocardiografia fetal, também conhecido como ecocardiograma, é um exame em que o médico avalia os batimentos do coração do bebê, além de investigar defeitos ou malformações. Bem como, esse exame é feito em mulheres diabéticas, quando o bebê apresenta alterações em determinadas partes do corpo, ou em caso de histórico familiar.

Onde fazer os exames no pré-natal em Belo Horizonte?

No pré-natal, seus exames devem ser feitos em uma instituição que conta com equipamentos modernos e equipe capacitada, com profissionais especializados, assim como na Clínica CEU.

A Clínica CEU, oferece todas as ultrassonografias obstétricas em Belo Horizonte, garantindo que sua gestação seja segura e tranquila. É muito fácil chegar até a CEU. Nossa sede está localizada na Av. Francisco Sales, n.º 1656, Santa Efigênia, Belo Horizonte/ MG.

Agora você já sabe quais exames são feitos durante o período pré-natal para assegurar que mãe e bebê estejam seguros e com saúde. Portanto, evite complicações e permita diagnosticar alterações precocemente com o pré-natal.

Está pronta para realizar seus exames no pré-natal? Então, faça seu agendamento conosco!

Rate this post
Pré-natal: quais exames devem ser feitos antes do bebê nascer?
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM