Quais os fatores de risco para o câncer de mama?

O câncer de mama é o 2º tipo de câncer mais comum no Brasil, atrás somente do câncer de pele não-melanoma. Os fatores de risco são condições que causam a predisposição para o desenvolvimento de uma doença. Desse modo, no post a seguir, você vai conhecer melhor os fatores de risco para o câncer de mama, entendendo a influência para o surgimento da patologia. Continue a leitura conosco!

Incidência do câncer de mama no Brasil

Segundo estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer), a cada ano, ocorrem quase 60 mil casos novos de câncer de mama. De acordo com dados da International Agency for Research on Cancer (IARC), o risco cumulativo, ou seja, acumulado durante a vida, de uma pessoa morrer de câncer de mama no Brasil é 1,6%.

O câncer é mais incidente na região sudeste, onde apresenta risco estimado de 68 casos novos por 100 mil mulheres. Além disso, é o câncer mais frequente nas regiões Sul (74,30/100 mil), Centro-Oeste (55,87/100 mil) e nordeste (38,74/100 mil). 

Fatores de risco

É comum doenças que não apresentam fatores de risco identificados. Contudo, os fatores de risco para o câncer são conhecidos. Desse modo, é possível diminuir as chances para desenvolvimento da doença, uma vez que alguns deles podem ser evitados.

Idade

A idade é um fator de risco para o câncer de mama, visto que as chances para a doença aumentam com o passar da idade. Desse modo, é mais comum atingir mulheres entre 45 e 55 anos.

Histórico familiar

Mulheres com histórico familiar de câncer de mama apresentam risco aumentado para o desenvolvimento da doença. Desse modo, o histórico familiar refere-se a parentes de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Histórico pessoal

Mulheres com histórico pessoal prévia de câncer de tumor palpável de mama apresentam risco de 50% de desenvolver tumores microscópicos. Além disso, a história de câncer de ovário ou cólon, e tratamento para linfoma de Hodgkin também apresentam maior risco para esse câncer.

Fatores hormonais

Esse câncer não é uma doença exclusiva das mulheres. No entanto, o sexo feminino é o que apresenta fator de risco mais alto de câncer de mama. Afinal, a doença acomete os homens em menos de 1% dos casos. Mulheres que tiveram menarca precoce, antes dos 8 anos, e menopausa precoce, antes de 55 anos, têm risco elevado para a doença.

Sabe-se que a incidência do câncer de mama nos países orientais é baixa. Contudo, ao analisar mulheres orientais que vivem e adotam hábitos de vida em países ocidentais, a frequência do câncer de mama na segunda geração é semelhante ao de mulheres nativas ocidentais. 

Desse modo, podemos afirmar que fatores ambientais influenciam nos risco para desenvolvimento do câncer. No Brasil, a incidência é mais alta nas regiões sul e sudeste. Alguns fatores que podem ter relação ao câncer nessa população envolvem a alimentação, obesidade, etilismo, exposição de agentes químicos, entre outros.

Fatores genéticos

Por fim, fatores genéticos também estão relacionados ao risco para desenvolvimento do câncer de mama. Aproximadamente 5% a 10% de todos os cânceres de mama, e cerca de 25% dos casos são diagnosticados antes dos 30 anos de idade. 

Isso porque, o gene BRCA1, presente no braço longo do cromossomo 17, é o responsável por codificar uma proteína que age como supressora tumoral. Quando ocorre mutação em um dos alelos, resulta em perda ou diminuição da função desse gene. Assim, essa condição é responsável por 40% dos casos de câncer de mama.

Atualmente, o risco de desenvolvimento de câncer de mama ao longo da vida na população feminina é de 12%. Por esse motivo, é fundamental aderir a exames preventivos, como a mamografia. Ainda que fatores de risco estejam presentes, é possível diagnosticar e tratar a doença de forma precoce, melhorando as chances de cura.

Quer saber mais sobre este assunto? Veja também quando a mamografia é necessária!

Rate this post
Quais os fatores de risco para o câncer de mama?
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM