Outubro Rosa: este é o momento de combate ao câncer de mama

Estamos entrando em uma datas mais importantes do ano! Você sabe o que é Outubro Rosa? De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, além de ser o segundo tipo mais frequente no mundo.

O Ministério da Saúde estima que no Brasil, mais de 52 mil casos surgem por ano no país, atingindo uma a cada três mulheres. Por este motivo, a campanha Outubro Rosa é uma forma de conscientizar sobre a importância das medidas de prevenção, facilitando um diagnóstico precoce. Saiba mais sobre este assunto, a seguir!

Outubro Rosa: o que significa?

O Outubro Rosa é uma das maiores campanhas em prol da saúde da mulher. Seu maior foco é alertar mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo do útero.

São diversas as organizações que realizam ações sobre o tema no mês de outubro, buscando divulgar o acesso a serviços voltados à prevenção dessas doenças.

Como surgiu?

O Outubro Rosa começou em 1990, com a Nancy Brinker, fundadora do Instituto Susan G. Komen for the Cure, na cidade de Nova York, ao distribuir laços cor de rosa entre participantes da Corrida pela Cura.

Como um gesto de homenagear sua irmã Susan, que havia morrido devido ao câncer de mama 11 anos antes, Nancy idealizou a fundação acreditando que os pacientes tivessem mais informações sobre o câncer e seu tratamento.

O que é o Câncer de Mama?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais na região das mamas, formando um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

O câncer de mama pode ser de diferentes tipos, com crescimento rápido ou mesmo lento. Na maioria dos casos, quando diagnosticado e tratado de forma precoce, a doença apresenta bom prognóstico.

Quais os sintomas?

O Outubro Rosa alerta também para a importância do reconhecimento dos sintomas. Conhecer os sinais e sintomas que podem indicar a presença do câncer de mama é uma importante forma de garantir auxílio médico no tempo correto. Os principais sintomas do câncer de mama, são:

• saída de secreções desconhecidas da mama;
  • mudanças no formato do mamilo ou mama;
  • pequenas feridas na pele na mama;
  • coceira e vermelhidão na mama;
  • mama mais dura ou grossa;
  • nódulos na axila.

Como prevenir?

Não é possível prevenir o câncer em todos os casos, mas existem hábitos que, se incorporados à rotina pode ajudar a reduzir as chances do tumor. Veja a lista de itens apresentados pelo INCA e reforçados pelas campanhas do outubro rosa:

• abandone o cigarro: somente o cigarro contem 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas;
  • tenha uma alimentação saudável: isso inclui alimentos de origem vegetal, além de evitar os ultra processados;
  • mantenha o peso adequado ao seu biotipo: pessoas acima do peso são mais propensas ao câncer;
  • pratique atividades físicas: faça uma caminhada, aulas de dança e yoga ou inscreva-se em uma academia, se gosta de musculação. O importante é fazer algo que lhe dê prazer e a mantenha ativa de forma regular;
  • evite a ingestão de bebidas alcoólicas: elas também aumentam as chances de desenvolvimento do câncer.

Além disso, é importante que a mulher realize exames de rotina, como a mamografia, para detecção precoce do câncer de mama. O exame deve ser feito por mulheres que ainda não apresentam os sintomas do câncer de mama, mas que se encontram numa faixa etária de risco e tenham propensão à doença.

A mamografia digital, quando realizada corretamente, é efetiva na redução de mortalidade pelo câncer de mama, arrefecimento de perturbações familiares e redução de traumas físicos.

Dados de pesquisas demonstraram que o exame em mulheres acima dos 40 anos é capaz de reduzir em até 30% o número de mortes provocadas pelo câncer de mama.

Conscientização e prevenção do câncer de mama

Na leitura de hoje, você pôde conhecer a importância do Outubro Rosa, como forma de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama. Mantenha sua saúde em dia realizando acompanhamento médico periódico e exames de rotina para que doenças como o câncer de mama sejam detectadas precocemente.

Precisa realizar seus exames de prevenção? Então, marque uma consulta no Espaço Mama da Clínica CEU para realizar sua mamografia digital!

4.7/5 - (59 votes)
Outubro Rosa: este é o momento de combate ao câncer de mama