Eletrocardiograma (ECG): você sabe quando ele é necessário?

Você sabe como é feito o eletrocardiograma? Este exame é um dos mais utilizados por profissionais da saúde nas doenças cardiovasculares. Rápido e simples, o ECG, como também é conhecido o eletrocardiograma é fundamental para avaliar alterações no coração. 

Por isso, se você não sabe muito sobre o exame, continue a leitura conosco para conferir sua importância e quando ele deve ser realizado!

O que é o eletrocardiograma (ECG)?

O eletrocardiograma é um exame que pode ser realizado em clínicas de diagnósticos, em hospitais e até mesmo no consultório do cardiologista. Trata-se de um exame simples, em que são colocados alguns eletrodos metálicos sobre a pele do paciente, na região do peito, tornozelos e punhos. 

Esses eletrodos captam os batimentos cardíacos, e o aparelho do eletrocardiograma registra os batimentos na forma de gráfico. O gráfico do ECG é impresso na mesma hora, e o médico pode avaliar o comportamento do coração do paciente por meio da leitura. 

O exame é confiável, uma vez que os eletrodos medem os impulsos elétricos que provocam as batidas do coração, registrando o ritmo, a velocidade e a intensidade desses impulsos. É aplicado um gel condutor e os eletrodos são fixados com fita adesiva, para evitar que se movam.

Por meio da análise do gráfico, o médico pode verificar se há enfraquecimento do músculo cardíaco, arritmias (batidas fora do ritmo correto), infartos, bloqueios nas artérias e até mesmo defeitos nas válvulas cardíacas, que recebem e enviam sangue por todo o corpo.

O exame leva em torno de 10 minutos, e se não houver necessidade de repetir, o resultado é instantâneo. O aparelho do eletrocardiograma imprime o gráfico dos batimentos cardíacos destacado. O papel é entregue ao médico para ser interpretado no consultório. O ECG pode apontar algumas alterações, como:

  • Angina (redução temporária do fluxo sanguíneo no coração);
  • Isquemias (falta de oxigênio no coração);
  • Lesões nas válvulas cardíacas;
  • Cardiopatias;
  • Arritmias.

De acordo com o resultado obtido, o cardiologista pode solicitar exames complementares, como o holter ou o ecocardiograma. Assim, é possível ter uma visão clara do tipo de alteração encontrada no exame inicial.

Quando o eletrocardiograma é necessário?

O ECG é um exame comum em check-ups, uma vez que oferece uma visão clara da saúde do coração. Assim, o cardiologista pode pedir que o paciente realize um eletrocardiograma anualmente, sem nenhuma indicação de risco, apenas como uma prevenção.

Por outro lado, alguns sintomas podem motivar o médico a solicitar um ECG, tais como:

  • Ritmo cardíaco irregular no exame clínico;
  • Sensação de falta de ar constante;
  • Tontura e/ou desmaio;
  • Dor no peito.

O eletrocardiograma é o primeiro exame a ser realizado quando um paciente dá entrada no hospital com dores fortes no peito, pois pode mostrar imediatamente se há um infarto ocorrendo. Além disso, outras condições de saúde podem afetar o coração, e o ECG pode mostrar de que maneira isso se dá em casos de:

  • Altos níveis de colesterol;
  • Hipertensão;
  • Tabagismo;
  • Diabetes.

Por fim, pessoas com histórico familiar de doença cardíaca, especialmente em idade precoce (antes dos 50 anos, em geral), e usuários de marca-passo devem realizar o monitoramento com o ECG periodicamente.

Por que não posso deixar de fazer?

Assim como outros exames de rotina, o eletrocardiograma é uma forma de avaliar o funcionamento do coração e suas estruturas. Dessa forma, é importante realizar esse exame periodicamente, de acordo com indicação médica, garantindo que não existam problemas cardíacos. Além disso, caso alterações sejam identificadas, o exame permite um diagnóstico precoce, ajudando a desenvolver um tratamento rápido, que evite complicações.

No conteúdo de hoje, você pôde conhecer a importância de realizar o eletrocardiograma, quando ele é necessário, e quais problemas podem ser identificados. Portanto, não deixe de realizar suas consultas e exames periódicos, assegurando saúde, qualidade de vida e bem-estar, principalmente em relação ao coração.

Que tal colocar sua saúde em primeiro lugar? Faça já seu agendamento online para realizar exames como o eletrocardiograma!

4.7/5 - (163 votes)
Eletrocardiograma (ECG): você sabe quando ele é necessário?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM