Ultrassom morfológico: quando devo fazer esse exame?

Para uma gestação tranquila, realizar os exames para o pré-natal é indispensável. Nesse período, um dos principais testes é o ultrassom obstétrico, avaliação que permite identificar não só o sexo do bebê, mas também malformações fetais. Quer saber mais sobre esse exame, sua importância e quando realizá-lo? É só continuar a leitura a seguir!

O que é e para que serve o ultrassom morfológico?

O ultrassom morfológico, ou ultrassonografia morfológica, é um exame essencial para avaliar a condição geral do feto. O teste permite ao médico identificar o sexo e rastrear possíveis malformações fetais. Assim, auxilia no diagnóstico precoce e tratamento dessas alterações, diminuindo o risco de complicações. 

Além disso, o exame de ultrassom morfológico contribui no rastreamento da pré-eclâmpsia, doença que pode ser um risco para a vida da mulher na gestação. A seguir, veja mais anomalias o teste permite ao médico identificar:

  • risco da translucência fetal (quantidade de fluido na nuca do feto);
  • fluxo sanguíneo na válvula tricúspide e ducto venoso;
  • dosagem de hormônios na circulação da mãe;
  • malformações cardíacas;
  • gestação de gemelares;
  • ausência do osso nasal;
  • anomalias estruturais;
  • risco de abortamento;
  • síndromes genéticas;
  • frequência cardíaca;
  • idade gestacional;
  • anomalias fetais.

Quando devo fazer o exame?

Esse é um exame complementar. Por isso, sua periodicidade é indicada de acordo com a orientação médica. Normalmente, o ultrassom morfológico deve ocorrer em cada trimestre da gestação. Conheça o que o ultrassom avalia em cada período.

1º trimestre

Os exames no primeiro trimestre da gravidez visam identificar a idade gestacional, localização da gravidez e quantidade de embriões. Assim, o primeiro ultrassom morfológico deve ocorrer entre a 5ª e a 8ª semana, por via transvaginal. Em alguns casos, o médico também pode solicitar uma ultrassonografia abdominal, para avaliar a posição do útero. 

No primeiro exame, é possível descobrir se é uma gravidez gemelar, ouvir pela primeira vez as batidas do coração do bebê, e sua idade. Além disso, o especialista observa o saco gestacional e vesícula vitelínica. Ainda  no primeiro trimestre, o segundo ultrassom morfológico ocorre entre a 11ª e a 14ª semana.

Esse é o teste de translucência nucal, e permite a observação da anatomia do feto, possibilitando avaliar o risco de doenças genéticas. Por meio do exame, o médico analisa a estrutura fetal e órgãos. Ao medir o espaço na região do pescoço, é possível detectar problemas cromossômicos e trissomias.

2º trimestre

No segundo trimestre, o ultrassom morfológico é feito entre a 20ª e a 24ª semana, e permite observar o sexo do bebê, a placenta, líquido amniótico e riscos de má formação genética. A avaliação passa a ser mais precisa com o avanço do desenvolvimento fetal, e permite ao médico observar até mesmo a nutrição do bebê. Nesse período, é feita a análise do colo do útero, identificando o risco de parto prematuro

3º trimestre

No terceiro trimestre gestacional, o ultrassom deve ocorrer entre a 28ª e a 32ª semana. Nesse período são avaliados o peso e o crescimento do bebê, assim como seu desenvolvimento nutricional. A placenta também deve ser observada, identificando a posição correta para o parto. Além disso, rastreiam-se problemas de malformações tardias.

Qual a diferença entre o ultrassom normal e o morfológico?

O ultrassom normal obstétrico visa avaliar a biometria e peso fetal. Assim, permite coletar informações básicas, como posicionamento do bebê, placenta e líquido amniótico. Ou seja, avalia o desenvolvimento e vitalidade. Por sua vez, a ultrassonografia morfológica contribui para analisar a saúde do feto de forma específica em relação ao desenvolvimento e identificação de possíveis alterações estruturais ou funcionais na gestação. 

Você observou como o ultrassom morfológico é fundamental para garantir a saúde e desenvolvimento adequado do bebê durante a gestação auxiliando no diagnóstico de malformações e problemas que podem afetar também a saúde da mãe. Portanto, garanta um bom pré-natal e realize todos os exames indicados pelo seu médico!

Quer saber mais sobre o pré-natal? Conheça quais exames fazer antes do bebê nascer!

Rate this post
Ultrassom morfológico: quando devo fazer esse exame?
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM