Ultrassom na gravidez: onde fazer em Belo Horizonte

A gravidez é uma das experiências mais intensas na vida. Ela trazer tanto grande felicidade quanto intensa ansiedade em relação à nova vida a ser gerada. A ultrassonografia, por sua vez, é uma aliada para o enfrentamento dessa experiência.

O exame ajuda a controlar a ansiedade durante a gestação, pois permite que o desenvolvimento fetal seja acompanhado com maior precisão. Isso evita surpresas e possibilita que terapêuticas sejam instituídas em momentos cruciais do desenvolvimento fetal.

Se você vai se tornar mãe já sabe onde fazer o ultrassom na gravidez em Belo Horizonte? Confira a indicação e mais informações neste artigo:

Ultrassonografia obstétrica

De modo geral são indicadas pelo menos 3 ultrassonografias durante a gestação, mas, de acordo com orientação do obstetra, pode ser necessário repetir os exames. Não há riscos fetais e maternos, pois a sua tecnologia não utiliza radiação ionizante.

Gostamos de salientar que sempre haverá algo novo a ser visualizado em um ultrassom na gravidez, independente da fase em que se encontra. Por este motivo a importância de realizá-lo periodicamente. 

Em cada fase há um objetivo específico, e é possível acompanhar o crescimento do bebê, sua posição no útero, a idade gestacional, identificar possíveis anomalias e prever se aquela gestação necessita de maiores cuidados. 

A ultrassonografia permite diagnóstico gestacional mais acertado, pois possibilita visualização do batimento cardíaco fetal precocemente. O exame também permite o diagnóstico de algumas doenças na gravidez.

Além disso, o ultrassom é valioso na integração do processo gestacional a outros membros da família. Ele aumenta o vínculo entre mãe e filho ainda intraútero e contribui para reduzir problemas relacionados a depressão e ansiedade maternas. 

A importância do pré-natal

O pré-natal desempenha papel primordial em termos de prevenção e ainda detecção de patologias precocemente, tanto da mãe quanto do bebê. Isso auxilia no desenvolvimento saudável do feto e reduz os riscos para a gestante.

Veja as vantagens e os principais objetivos de um pré-natal: 

  • Permite identificar doenças, como hipertensão, diabetes e problemas do coração, que permitirão medidas de tratamento para reduzir os riscos para mãe e para o bebê,
  • Detecta alterações fetais, má formação e doenças genéticas. Algumas delas, quando tratadas em fase inicial permitem ao recém-nascido uma vida normal, 
  • Prepara a mulher no período da gestação, psicológica e fisicamente,
  • Fornece orientações sobre hábitos de vida, higiene pré-natal, sono, alimentação e outras orientações que sejam necessárias. 

Ultrassom na gravidez

O ultrassom na gravidez é muito importante para acompanhamento e manutenção de uma gestação saudável, sendo inclusive, orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Primeiro trimeste de gestação

Neste período, o exame é indicado para:

  • Confirmar gravidez e implantação correta do embrião no útero,
  • Datar a gravidez e estimar a data provável do parto,
  • Verificar o número de embriões no saco embrionário,
  • Investigar sangramentos, que podem ser oriundos de implantação em local incorreto do embrião (gravidez ectópica), abortamento ou mola hidatiforme,
  • Avaliar anomalias e investigar aneuploidias (alterações genéticas), através da medida da nuca do bebê nesse período (translucência nucal),
  • Avaliar o fluxo das artérias uterinas e prever risco de pré eclampsia, podendo auxiliar na prescrição de fármaco para prevenção dessa patologia.

Segundo trimestre de gestação

Entre o quarto e sexto mês, a ultrassonografia é indicada para:

  • Estimar a idade gestacional, caso não tenha sido estimado no primeiro trimestre,
  • Estudar a morfologia fetal, ou seja, a quantidade de líquido amniótico maturação da placenta,
  • Avaliar insuficiência cervical e risco de parto prematuro.

Tipos de ultrassons obstétricos

A ultrassonografia obstétrica tem diversos tipos e objetivos específicos. 

Ultrassom obstétrico transvaginal ou endovaginal 

O ultrassom  transvaginal é realizado no primeiro trimestre para definir a idade gestacional e detectar parâmetros de viabilidade ou anomalias congênitas. 

Ultrassom obstétrico com Doppler 

O ultrassom obstétrico com Doppler tem como objetivo visualizar e avaliar a circulação sanguínea do bebê e da mãe. Ela permite identificar alterações, verificar o nível de oxigênio do bebê e propor tratamento para quaisquer problemas.

Ultrassom obstétrico morfológico 

O ultrassom obstétrico morfológico é realizado no segundo trimestre, via abdominal, idealmente entre 18 e 24 semanas. Proporciona um estudo detalhado da morfologia fetal. Neste momento é possível verificar a formação dos órgãos do bebê. 

Ultrassom obstétrico simples

Realizado via abdominal, o ultrassom obstétrico comum é realizado no terceiro trimestre ou em outros períodos indicados e tem como objetivo avaliar o bem-estar e o crescimento fetal, avaliar líquido amniótico e apresentação fetal. 

Ultrassom na gravidez em Belo Horizonte

A Clínica CEU, em Belo Horizonte, conta com equipamentos modernos, uma equipe capacitada e especialista e em atender bem.

Nós oferecemos todas as ultrassonografias obstétricas em BH, para que você tenha uma gestação segura e sem surpresas. Afinal, o nosso objetivo é ajudar você a transformar a gravidez numa experiência tranquila e saudável. 

Sempre consulte seu médico antes de realizar exames e faça o ultrassom na gravidez em Belo Horizonte na Clínica CEU. É muito fácil chegar aqui, estamos localizados na Av. Francisco Sales, n.º 1656, Santa Efigênia, Belo Horizonte/ MG.

Solicite seu horário agora de forma online.

Rate this post
Ultrassom na gravidez: onde fazer em Belo Horizonte
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM