A importância da ultrassonografia obstétrica na avaliação da saúde fetal

Os avanços da tecnologia na medicina permitiram o diagnóstico e tratamentos de alterações que antes causavam sequelas ou perdas gestacionais. Contudo, por meio de exames de diagnóstico por imagem, como a ultrassonografia obstétrica, o médico pode identificar doenças e malformações no bebê ainda no útero.

Com essa realidade, é possível realizar tratamentos que contribuem para a saúde da mãe e da criança. A seguir, conheça um pouco mais sobre a ultrassonografia obstétrica e entender sua importância para a saúde fetal.

Quais os tipos de ultrassonografia obstétrica?

A ultrassonografia obstétrica é um exame muito conhecido pelas gestantes. O ultrassom obstétrico, como também é chamado, é realizado de diferentes formas. Conheça melhor cada uma delas.

Ultrassom morfológico 

A ultrassonografia obstétrica morfológica ocorre no primeiro e segundo semestre gestacional. Esse é o tipo de ultrassom obstétrico mais conhecido, e permite que o médico consiga rastrear malformações e síndromes de maneira precoce.

Da mesma forma, o ultrassom morfológico avalia outros pontos importantes, como o comprimento do colo do útero, a posição do bebê, movimentação, tamanho, peso, riscos para o parto prematuro e características morfológicas. O exame ainda ajuda a identificar a quantidade de líquido amniótico na placenta, fluido que protege o embrião dentro do útero da mãe.

Translucência nucal

O exame de translucência nucal avalia o fluido com o mesmo nome, localizado em uma região atrás do pescoço do feto. Esse teste ocorre entre a 11ª e a 13ª semana de gestação. Assim, o exame permite rastrear condições cromossômicas e não-cromossômicas, como:

  • Síndrome de Down;
  • anormalidades em membros;
  • cardiopatias congênitas;
  • alterações no tubo neural;
  • defeitos na parede abdominal.

Ultrassom transvaginal

O ultrassom transvaginal é uma forma de ultrassonografia obstétrica que avalia os órgãos no interior da cavidade pélvica. Feito no primeiro trimestre da gestação, entre a 7ª e 8ª semana, o exame é por via vaginal. Ou seja, pela introdução de um transdutor na vagina da gestante. Dessa maneira, o ultrassom avalia também idade gestacional, gestação múltipla, gravidez ectópica (quando se desenvolve fora do útero), e anormalidades na placenta.

Ultrassonografia com Doppler

Conhecido por doppler fetal, o ultrassom obstétrico com doppler ocorre quando o médico precisa avaliar o fluxo de sangue entre mãe e bebê por meio da placenta. Dessa forma, ajuda a verificar se o suprimento ocorre adequadamente. Quando necessário, o obstetra realiza o ultrassom com doppler no último semestre da gravidez.

Ultrassom 4D

ultrassonografia obstétrica

A ultrassonografia obstétrica 4D é um exame sofisticado que complementa outros tipos de ultrassom obstétrico. Por auxiliar na obtenção de imagens em alta definição, melhora a visualização anatômica. Por isso, é feito principalmente para diagnosticar malformações.

Qual a importância do exame na avaliação da saúde fetal?

Por possibilitar ao médico diagnosticar doenças, malformações, disfunções e problemas durante o período gestacional, a ultrassonografia obstétrica é um exame de grande importância para a saúde fetal. Com diferentes formas de exame, o obstetra pode investigar de maneira adequada, diagnosticar precocemente e iniciar o tratamento necessário para assegurar a saúde do bebê e também da mãe. 

Desse modo, é possível aumentar as chances de cura ainda no útero, diminuindo complicações. Além disso, o ultrassom obstétrico viabiliza tratamentos para o futuro, como cirurgias cardíacas. Portanto, podemos afirmar que a ultrassonografia contribui para:

  • identificar o sexo do bebê;
  • diagnosticar gravidez ectópica;
  • calcular idade gestacional;
  • calcular data provável do parto (DPP);
  • avaliar crescimento fetal;
  • analisar a vitalidade e bem-estar do bebê;
  • identificar malformações, doenças, síndromes;
  • possibilitar tratamentos de forma precoce.

Quando fazer a primeira ultrassonografia obstétrica?

A gestante pode fazer sua primeira ultrassonografia obstétrica por volta da 7ª e 8ª semana. O exame inicial para o acompanhamento pré-natal ocorre por via transvaginal. Assim, o médico pode detectar batimentos cardíacos, número de embriões, localização do saco gestacional e identificar alterações na pelve.

O ultrassom obstétrico é um importante exame para a saúde da mãe e a vida do bebê. Afinal, permite ao médico identificar malformações, anormalidades e doenças de forma precoce. Assim, é possível que o tratamento seja iniciado ainda de maneira intrauterina. Por isso, a ultrassonografia obstétrica é fundamental para avaliar a saúde fetal.

Gostou da leitura? Então, solicite seu agendamento na Clínica CEU e garanta profissionais qualificados e uma estrutura completa para seus exames!

Rate this post
A importância da ultrassonografia obstétrica na avaliação da saúde fetal
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM