Como aumentar a imunidade no inverno em 7 dicas de alimentação

Com o início do inverno no dia 21 de junho, muitas pessoas começam a se preocupar com alternativas que ajudem a aumentar a imunidade do organismo. Afinal, essa é uma estação do ano em que é comum o aparecimento de gripes e resfriados. 

Devido à queda de temperaturas, as pessoas costumam permanecer por mais tempo em ambientes fechados, motivo que aumenta a disseminação de vírus, assim como o coronavírus

Ainda que não evite a contaminação das doenças de inverno, manter o sistema imunológico em alta é uma maneira de evitar formas graves de algumas doenças.

Por isso, separamos 7 dicas de alimentação que vão ajudar a aumentar a imunidade do seu corpo durante o inverno. Acompanhe!

Qual a importância de consumir alimentos saudáveis?

A entrada do inverno torna comum o aparecimento de doenças como gripes, resfriados, rinites, bronquites, asma e infecções respiratórias. Além do ar seco, o frio e a variação de temperatura contribuem para que as pessoas baixem sua imunidade.

Por este motivo, é importante redobrar os cuidados com a alimentação. Isso porque, alguns alimentos contribuem para reforçar a proteção do organismo ao reunir diferentes componentes que são importantes para aumentar a imunidade. 

Assim como em todas as estações do ano, as refeições no inverno devem conter legumes, verduras, frutas e alimentos ricos em vitaminas e minerais. Da mesma forma, a ingestão de líquidos é essencial para manter a hidratação do corpo e das vias aéreas que sofrem o ressecamento durante este período. 

7 dicas de alimentos e hábitos para aumentar a imunidade no inverno

Existe uma infinidade de alimentos capazes de aumentar a imunidade do organismo, ajudando na prevenção de doenças comuns do inverno. Por isso, separamos 7 dicas importantes de alimentação para que você possa turbinar seu sistema imunológico nessa época do ano.

1. Aumente a hidratação

A primeira dica para aumentar a imunidade é melhorar o consumo de água. Nos dias frios, é natural que o consumo de líquidos diminua. Assim, você deve ficar atento para a quantidade de água ingerida nos dias de invernos. Além de ter papel fundamental nas reações químicas do organismo, a água auxilia na regulação da temperatura corporal e elimina toxinas. Ou seja, mantém o corpo mais saudável.

2. Capriche no alho

O alho é uma planta comestível utilizada há séculos no combate a gripes, resfriados, dores e inflamações. Esse alimento ajuda a eliminar as substâncias tóxicas do corpo, além de reduzir os riscos de algumas doenças. Por esse motivo, capriche no uso do alho em suas refeições durante o inverno.

3. Prefira frutas cítricas

As frutas cítricas, como acerola, abacaxi, laranja, caju e ameixa são aliadas do sistema imunológico. Fontes de vitamina C, as frutas devem ser consumidas diariamente, de modo a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.

4. Coma vegetais escuros

Essenciais na maturação das células do sistema imunológico, os vegetais escuros ajudam na resistência às infecções. O ácido fólico, substância contida nesses alimentos, participa da formação das células responsáveis pela defesa do organismo. Durante o inverno, coloque no seu prato vegetais como brócolis, couve e espinafre.

5. Aumente o consumo de oleaginosas

Outros alimentos que ajudam a aumentar a imunidade são as oleaginosas. Fontes de nutrientes e proteínas vegetais, o pistache, noz, amêndoa, castanha e amendoim são excelentes fontes de fibra. Além disso, contam com vitaminas antioxidantes, minerais e fitoquímicos, substâncias que ajudam na prevenção de doenças como o câncer e do coração.

6. Use gengibre

Assim como o alho, o gengibre é usado há muito tempo para melhorar sintomas de gripes e resfriados. O alimento contém gingerol, substância que regula o sistema imunológico do organismo, aumentando a imunidade.

Com propriedades anti-inflamatórias, o gengibre contribui para limpar o muco das vias aéreas, diminuindo assim a proliferação de vírus e bactérias. Da mesma forma, previne doenças cardíacas ao diminuir a formação de coágulos sanguíneos. 

7. Melhore o consumo de vitaminas e nutrientes

Para evitar o aparecimento de doenças oportunistas, que acabam invadindo o organismo quando estamos com o sistema imunológico em baixa, é importante manter o consumo de vitaminas e nutrientes que aumentam a imunidade e melhoram o funcionamento do organismo. As mais importantes são:

  • vitamina A;
  • vitamina C;
  • vitamina D;
  • vitamina E;
  • selênio;
  • zinco.

Para aumentar a imunidade no inverno é fundamental ter uma alimentação saudável e equilibrada, que possa ajudar o sistema imunológico no combate às infecções. No entanto, também é importante manter a regularidade em exames preventivos. Assim, é possível avaliar se existe o déficit de alguma substância importante, melhorando as chances de reposição por indicação de um profissional.

Gostou das dicas de hoje? Então, confira também as 6 substâncias mais importantes para turbinar a imunidade no organismo!

Como aumentar a imunidade no inverno em 7 dicas de alimentação
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

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