Sabia que os cuidados com o Coronavírus não podem parar?

Até a metade do mês de julho, o Brasil já imunizou 30,4 milhões de pessoas (14,5% da população) com as duas doses ou dose única e 114 milhões com a primeira dose. Para médicos e pesquisadores, o avanço da vacinação, mesmo que lento, ainda não é motivo para deixar os cuidados com o Coronavírus de lado.

A vacina contra a Covid-19 não previne que você contraia a doença, contudo diminui a gravidade dos sintomas e impede a morte, visto que impossibilita o desenvolvimento da doença, entretanto. O grande problema está nas pessoas que ainda não foram imunizadas. 

Afinal, ainda que você tenha recebido a vacina, caso contraia a Covid-19 poderá transmitir para outra pessoa que ainda não foi imunizada. 

Continue a leitura para entender melhor porque os cuidados com o Coronavírus não podem parar!

Por que devo me preocupar com os cuidados com o Coronavírus mesmo depois da vacinação?

Após receber a vacina contra a Covid-19, muitas pessoas podem julgar que os cuidados com o Coronavírus, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel, não precisam mais ser realizados. 

No entanto, os cuidados devem ser mantidos mesmo pelas pessoas que já foram imunizadas com a segunda dose ou dose única. A vacinação não muda as medidas de precaução.

O pequeno número de pessoas imunizadas ainda não é capaz de impedir a circulação do vírus. Isso porque, aqueles que já foram vacinados também podem transmitir a doença.

 Por isso, os cuidados com o Coronavírus devem ser mantidos para evitar que as pessoas que ainda não foram imunizadas. Ou seja, quase 75% da população do país, não sofra com os riscos de contaminação, com sintomas graves e risco de morte.

Eu preciso continuar usando máscara depois da vacina?

Sim, o uso da máscara deve ser mantido por todas as pessoas, estejam elas vacinadas ou não. As pessoas imunizadas não poderão desenvolver a doença em sua forma grave. Contudo, ainda podem carregar o vírus e transmiti-lo para as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de garantir a imunização.

Para diminuir o número de mortes pela doença, casos no país e garantir o fim da pandemia, é preciso que grande parte da população receba a vacina. 

Somente nessa hipótese os cuidados com o Coronavírus poderão ser analisados e descontinuados, considerando que as chances da circulação do vírus sejam mínimas.

Como se comportar em ambientes compartilhados em tempos de coronavírus? 

Para pessoas que não podem manter o isolamento social, seja por motivo de trabalho, estudo ou saúde, é importante manter os cuidados com o Coronavírus principalmente em ambientes compartilhados. Por isso, realize as seguintes medidas de prevenção:

  • utilize máscara todo o tempo (se possível, a PFF2 ou duas camadas, como uma de pano e outra de procedimento);
  • lave as mãos ou utilize álcool em gel sempre que tocar alguma superfície
  • mantenha 2 metros de distância entre outra pessoa;
  • reforce a higienização das mãos;
  • busque locais arejados;
  • evite contato físico.

Por que devo me vacinar contra o Coronavírus?

Ainda que a vacina não impede o contágio pela Covid-19, ela é responsável por evitar que o corpo desenvolva a doença, causando sérias complicações, como a morte. Com o início da vacinação, ocorreu uma queda na média geral de mortes pela doença.

Da mesma forma, notou-se a desaceleração em internações em unidades de terapia intensiva (UTI), principalmente entre os idosos, primeiros grupos a serem imunizados contra a Covid-19.

Este é um forte indício de que a vacinação está cumprindo exatamente seu objetivo: diminuir em especial o número de óbitos entre os grupos imunizados. Contudo, para que o número de contaminados diminua, é importante que toda a população seja vacinada, garantindo a saúde daqueles que não poderão ser imunizados ao diminuir a circulação do vírus no país.

Por que devo fazer exames de rotina mesmo durante a pandemia?

Por medo da contaminação pela Covid-19, muitas pessoas deixaram de realizar os exames de rotina. Considerando que a prioridade é a prevenção, é importante que as pessoas entendam que realizar exames preventivos é a melhor maneira de evitar complicações e outras doenças que também podem ser letais.

Por isso, para você ter tranquilidade e segurança no momento de realizar os exames de rotina, é essencial escolher um local que esteja seguindo todos os cuidados com o coronavírus. 

A Clínica CEU atua com variadas ações de biossegurança, como a higienização contínua das áreas, aferição da temperatura de profissionais e pacientes, disponibilização de álcool 70% em locais de atendimento e espera, e também campanhas de conscientização para a higienização correta das mãos e superfícies.

Dessa forma, realizar os procedimentos de rotina em uma unidade como a CEU é garantir seu bem-estar, segurança e proteção, evitando a propagação ao manter os cuidados com o Coronavírus mesmo durante a realização dos exames de prevenção.

Gostou destas informações? Então, entenda também porque você deve programar a mamografia de rotina com a vacina anticovid!

Rate this post
Sabia que os cuidados com o Coronavírus não podem parar?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/dcm6c87qt1ur/public_html/wp-content/themes/ceu/sidebar.php on line 1