O Dia do Radiologista é comemorado no mundo todo no dia 8 de novembro, celebrando todos os profissionais médicos que trabalham arduamente nessa área. No post a seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre a profissão, sua importância e algumas curiosidades. Acompanhe!
O Dia do Radiologista é uma data comemorada anualmente em 8 de novembro. Ela homenageia os profissionais responsáveis por exames de imagem, capazes de avaliar estruturas ósseas, musculares e muitas outras.
A data comemorativa é uma referência à descoberta do Raio-X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, em 8 de novembro de 1895.
No Brasil, em 2009, foi criado um projeto de lei pelo Deputado Federal Dr. Eleuses Paiva com o objetivo de oficializar o 8 de novembro como Dia do Radiologista. Contudo, apenas em 2015, com a assinatura da então Presidente da República, Dilma Rousseff e do Ministro da Saúde Arthur Chioro, o projeto se tornou lei.
A atuação do médico radiologista é principalmente realizada no diagnóstico por imagem. Esse especialista realiza análises de pedidos de exames, indicando técnicas e materiais a serem utilizados, além de interpretar imagem e realizar o diagnóstico, registrado em laudos médicos.
A Radiologia é uma área fundamental para garantir o diagnóstico correto e tratamento adequado de inúmeras doenças. Após o raio-x, outras importantes descobertas foram realizadas, revolucionando o diagnóstico por imagem.
A mamografia é um exame simples e fundamental para auxiliar no diagnóstico precoce do câncer de mama. Atualmente, é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta grande eficácia comprovada para a reduzir a mortalidade do câncer de mama.
Em 1913, o cirurgião alemão Salomon foi o responsável por descobrir como usar a radiologia diante de patologias relacionadas às mamas. No entanto, o primeiro mamógrafo, aparelho utilizado para realizar exames na mama, foi criado somente em 1951, por Raul Leborgne.
Atualmente, o mamógrafo é um instrumento moderno e digitalizado, que contribui para a realização de exames essenciais para a saúde da mulher, identificando nódulos precocemente e aumentando as chances de sucesso no tratamento.
A mamografia digital funciona como um raio-x da mama. Para a emissão de raios pelo mamógrafo, as mamas são posicionadas e comprimidas uma a uma, até que tomem o formato de disco e recebem a baixa dose de radiação.
A radiação emitida é medida por um sensor digital ligado ao computador, responsável por transformar a leitura em imagens de alta definição. Assim, o profissional que realiza o exame poderá avaliar o resultado e emitir um laudo.
Existem importantes diferenças entre a mamografia digital e a mamografia convencional. No exame convencional, existe o uso de filme fotográfico para revelar as imagens obtidas, em vez da versão digital computadorizada.
O avanço na Radiologia permitiu que os exames se tornassem cada vez menos dolorosos e incômodos.
Assim, algumas clínicas se especializaram em atendimento humanizado para garantir o bem-estar da mulher mesmo durante a realização de um exame como a mamografia.
O Espaço Mama da Clínica CEU, por exemplo, foi criado para oferecer em um único lugar todos os procedimentos para diagnosticar lesões mamárias. A principal preocupação da clínica é oferecer essas vantagens aos pacientes de forma acolhedora.
É comum que as pacientes sintam medo e receio antes de realizar exames como a mamografia digital. O Espaço Mama conta com grande investimento em tecnologia, com aparelhos de ultrassom e mamografia de última geração. Por meio desses equipamentos, é possível diagnosticar o câncer de mama, ainda que em estágio inicial, melhorando as chances de tratamento e cura.
A mamografia digital realizada no Espaço Mama contribui também para aliviar o desconforto durante o exame. Com tecnologia Smartcurve, aparelho de última geração, é possível reduzir de forma significativa o desconforto causado pela compressão necessária para a realização do exame. Isso porque, o aparelho é adaptado à anatomia da mulher.
Recentemente, o Espaço Mama recebeu a certificação do Programa de Qualidade em Mamografia, uma iniciativa do Ministério da Saúde, com a participação do INCA (Instituto Nacional de Câncer), da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outros órgãos. A certificação foi um reconhecimento por seu trabalho no espaço voltado para avaliação de mamografia e ultrassonografia, usando equipamentos de alta resolução.
Em 1952, os físicos Felix Bloch e Edward Mills Purcell foram agraciados com o Nobel de Física. Seus estudos e descobertas relacionadas ao magnetismo nuclear impressionaram totalmente a comunidade científica, sendo essa pesquisa a pioneira sobre ressonância magnética.
A partir daquele momento, muitos estudos foram realizados até que, em 1970, foi criado um aparelho de ressonância magnética para uso profissional em clínicas, instituições e hospitais.
Atualmente, a ressonância é considerada um dos exames de imagem mais completos e detalhados, sendo utilizado para investigar tumores, nódulos, doenças neurais e mais patologias.
Outro importante momento relacionado ao avanço tecnológico na área radiológica foi a criação da tomografia computadorizada em 1972, mudando as possibilidades de diagnóstico e melhorando a chance de tratamento para muitas pessoas.
Por toda a importância que essa profissão representa na área médica, o Dia do Radiologista é celebrado recordando todo o avanço e evolução que a área proporcionou à medicina, garantindo diagnósticos cada vez mais precisos.
Precisa realizar exames de imagem e não sabe aonde ir? Para fazer exames como mamografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada com profissionais especializados é na Clinica CEU!
Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9