Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens: 6 exames de rotina essenciais

O Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens foi desenvolvido como forma de ajudar essa população no enfrentamento de desafios comuns nessa trajetória. A adolescência é um período com certas mudanças comportamentais que exigem maior atenção de pais e responsáveis, visto que é a transição para a vida adulta.

Por esse motivo, ter uma iniciativa como o Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens contribui para que a sociedade volte seu olhar às necessidades desse grupo, garantindo seu bem-estar, saúde e qualidade de vida.

A seguir, confira mais sobre a data e 6 exames de rotina essenciais para adolescentes e jovens.

O que é o Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens?

O Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens é uma data comemorada em 22 de setembro, com o objetivo de dar visibilidade à saúde de jovens e adolescentes, além de sensibilizar serviços e profissionais de saúde, áreas particularidades da abordagem e atendimento a esse grupo.

A iniciativa também busca promover a participação e protagonismo de jovens e adolescentes no que se refere aos direitos relacionados à saúde.

Como a data surgiu?

O Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens foi criado pelo Ministério da Saúde. A data escolhida foi um dia após a data em que se comemora o Dia do Adolescente (21 de setembro). O Dia do Adolescente foi instituído em 1996 por meio de um projeto de lei que estabeleceu essa data como a oficial para comemoração em todo o País.

Desse modo, desde 2008, as equipes de profissionais da saúde de todo o país são orientadas a realizar mobilizações relacionadas às questões que envolvem a saúde da população jovem e adolescente no dia 22 de setembro.

6 exames de rotina indispensáveis para adolescentes e jovens

O Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens é uma ocasião oportuna para a divulgação de informações relacionadas à importância dos cuidados com a saúde mental e física durante essa transição para a idade adulta.

Considerando as novas sintomatologias que diminuem as fronteiras entre problemas emocionais e doenças físicas, jovens e adolescentes precisam receber maior atenção nos setores de saúde.

Para que essa população tenha bem-estar e qualidade de vida, também é fundamental que jovens e adolescentes realizem exames de rotina, evitando complicações e assegurando diagnósticos precoces. Confira os principais.

1. Hemograma

Um dos exames de rotina mais comuns em todas as idades é o hemograma. Apesar da possível dificuldade de coleta, o hemograma é imprescindível para a manutenção da saúde de jovens e adolescentes.

É por meio dele que é possível identificar patologias comuns entre as crianças, como infecções e anemias. Além disso, ele permite a identificação de doenças crônicas desde a infância até a vida adulta.

2. Urina e fezes

Por meio do exame de urina, é possível identificar a presença de bactérias, infecções e também quantificar se há perda de proteína e desnutrição. Já a análise de fezes permite a identificação de parasitas, sangue oculto, e muco anormal, que revelam informações importantes sobre a saúde do jovem e adolescente.

3. Anticorpos para Hepatites A, B e C

Feito também pela coleta de sangue, o exame que identifica os anticorpos para hepatites A, B e C auxilia na tomada de decisões sobre a vacinação ou reforço das enfermidades. Além disso, ele também ajuda no tratamento de doenças que podem ser assintomáticas em alguns casos.

4. Glicemia e insulina

A diabetes infantil é uma preocupação global. Por conta disso, os testes de glicemia e insulina podem ser importantes para identificar e combater a patologia no adolescente desde sua primeira infância, especialmente se há casos da doença na família.

5. Raio-X de idade óssea

Diferente dos exames de rotina citados anteriormente, o raio-x de idade óssea é um exame por imagem. Isso quer dizer que não há a necessidade de coletar sangue ou outros fluidos para fazer a análise.

Esse tipo de radiografia é geralmente solicitado em caso da altura ou do peso do adolescente estarem fora dos valores padrões dessas medidas.

6. Ultrassom

Outro exame clínico por imagem que pode ser incluído na rotina de exames do jovem e adolescente é a ultrassonografia. Por ser simples e não invasivo, o teste é indicado desde o pré-natal, por isso, está presente em todas as fases da vida do indivíduo.

Existem diferentes tipos de ultrassom, e esse tipo de exame é muitas vezes utilizado para uma primeira avaliação dos órgãos internos, como fígado, rins, ou até mesmo apêndice, tireoide, vasos sanguíneos, vesícula, entre outras partes do corpo.

O Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens é uma data marcada pela necessidade de voltar a atenção de pais, responsáveis e profissionais de saúde para as necessidades dessa faixa etária. Por isso, não deixe de levar seu filho (a) para realizar os exames periódicos, garantindo assim sua saúde e bem-estar.

Gostou deste post? Então, veja também como evitar a obesidade infantil!

5/5 - (2 votes)
Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens: 6 exames de rotina essenciais