O que é e como é feito o exame de teste ergométrico

O teste ergométrico, também conhecido como exame de esforço, é um teste rápido, simples e não-invasivo. O exame é feito geralmente em check-ups e avaliações cardiovasculares, ajudando no diagnóstico de doenças como hipertensão, arritmias, insuficiência cardíaca e outros problemas relacionados ao coração.

Além disso, o exame de esforço é feito quando é importante avaliar a saúde do coração antes de liberar o paciente para prática de atividades físicas e cirurgias. Continue a leitura para conferir o que é e como é feito o exame de teste ergométrico!

O que é e como é feito o teste ergométrico?

O exame ergométrico é feito para coletar dados sobre a resposta do organismo em situações que exigem esforço. Assim, o teste ergométrico coleta dados para o diagnóstico e também prognóstico, de modo a auxiliar o médico a avaliar a saúde do indivíduo.

Atualmente, o teste ergométrico é feito com técnica computadorizada, auxiliada por equipamentos precisos que promovem informações assertivas sobre o miocárdio. Para o exame, também é necessário a presença de uma equipe de profissionais treinados e ambiente controlado, oferecendo segurança e conforto ao paciente durante o exame.

De forma geral, o teste ergométrico é simples. Durante sua realização, são colocados eletrodos no corpo do paciente. Então, o indivíduo começa a caminhar em uma esteira, onde a intensidade vai aumentando aos poucos pelo cardiologista.

O teste é feito em ciclos em que, entre início e fim, são registrados o ritmo cardíaco, frequência e pressão arterial. O tempo do exame ergométrico é de 8 minutos. Contudo, o teste pode ser interrompido de imediato caso o paciente demonstre exaustão.

Para que serve o exame?

O teste ergométrico ajuda o médico a avaliar o fluxo sanguíneo do coração, observando se o órgão recebe oxigênio de forma adequada, principalmente quando o indivíduo pratica exercícios. Em muitos casos, o exame é feito para verificar as causas de dores no peito, ou acompanhar doenças cardiovasculares estabelecidas.

O teste de esforço também é feito quando o indivíduo vai iniciar a prática de atividades físicas. Desse modo, o médico pode avaliar se o paciente pode praticar exercícios com segurança. Além disso, quando o indivíduo apresenta fatores de risco para doenças cardiovasculares, o médico pode solicitar o exame. Os principais fatores que o teste ergométrico pode avaliar, são:

  • diagnosticar o surgimento de sopros ou indícios de falência ventricular;
  • buscar anormalidades na pressão arterial;
  • analisar a capacidade cardiorrespiratória;
  • diagnosticar doença arterial coronariana;
  • analisar a progressão de doença cardíaca;
  • identificar isquemia miocárdica;
  • detectar a presença de arritmias.

Quando o teste ergométrico deve ser feito?

Conforme o Departamento de Ergometria e Reabilitação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o teste ergométrico deve ser feito quando há necessidade de identificar doenças como arritmias, hipertensão arterial, doença coronariana e outras condições específicas. 

Dessa forma, o exame é feito em check-ups para pessoas com histórico de doenças cardiovasculares na família, quando existem sintomas como dores no peito, falta de ar, taquicardia (batimentos acelerados) ou bradicardia (batimentos lentos), entre outros. Também deve ser feito o teste ergométrico em pessoas que apresentam fatores que aumentam o para essas doenças, como:

  • consumo excessivo de álcool;
  • alimentação inadequada;
  • colesterol alto;
  • sedentarismo;
  • hipertensão;
  • tabagismo;
  • obesidade;
  • diabetes;
  • idade.

Quais as contraindicações e riscos do exame?

O exame ergométrico determina certo grau de esforço. Por isso, deve ser feito com cautela, principalmente quando o teste é feito em pessoas idosas. Existem algumas contraindicações para pessoas portadoras de doenças arteriais coronarianas, obstrução em artérias coronarianas e arritmias não controladas.

Da mesma forma, o exame é contraindicado para pacientes com estenose aórtica grave, embolia pulmonar, hipertensão arterial grave, pericardites agudas e miocardites. Além disso, gestantes e pessoas com quadros de infecção medicamentosa, assim como indivíduos com limitações físicas e emocionais, não devem fazer o teste.

Você conferiu nesta leitura o que é o teste ergométrico, exame que avalia a saúde do coração, e como o exame é feito. Se você ainda não fez um teste de esforço, fale com seu cardiologista e avalie se não é a hora de fazer esse exame junto aos exames de rotina!

Gostou destas informações? Então, veja também a importância do teste ergométrico para a saúde do coração!

3.5/5 - (18 votes)
O que é e como é feito o exame de teste ergométrico
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM