Dia Mundial do Coração: você sabe como está a saúde do seu?

O Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro, é celebrado para mostrar a importância de cuidar da saúde deste órgão. Afinal, as doenças cardiovasculares são 7 (sete) das 10 principais causas de morte no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e podem ser motivadas pela diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo e muitos outros fatores.

Durante o período de pandemia, causada pela Covid-19, mais de 520 milhões de pessoas que sofrem com doenças cardíacas apresentaram maiores riscos de complicações, caso fossem infectados pelo vírus. Isso porque muitos não realizam com cuidados necessários com a saúde do coração.

Como forma de conscientização sobre a importância dos cuidados, vamos aproveitar o Dia Mundial do Coração para apresentar dicas sobre como manter sua saúde em dia, evitando doenças cardiovasculares, e tratamento as já existentes de maneira correta. Acompanhe!

O que é o Dia Mundial do Coração?

O Dia Mundial do Coração é uma data escolhida para chamar a atenção da população sobre a necessidade de conscientização e incentivo para cuidar da saúde cardiovascular. No dia 29 de setembro, instituições governamentais e não-governamentais realizam medidas que ajudam a orientar sobre os cuidados necessários para garantir um futuro com qualidade de vida.

Como surgiu?

Criado em 2000, pela World Heart Federation (WHF), o Dia Mundial do Coração foi desenvolvido como uma forma de alerta para as pessoas sobre as doenças cardiovasculares.

De acordo com o próprio órgão, as doenças relacionadas ao coração matam 17,5 milhões de pessoas no mundo anualmente. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por 31,5% dos óbitos, sendo a principal causa de mortalidade na população adulta.

Quais são as principais dicas para manter a saúde do coração?

Visto que as doenças cardíacas também são as que mais causam complicações, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral), o Dia Mundial do Coração faz um importante trabalho ao conscientizar sobre o risco das doenças cardiovasculares

Por isso, é fundamental que a população tenha conhecimento sobre os principais cuidados que ajudam a manter a saúde do coração.

Tenha uma alimentação saudável

Uma dica importante para melhorar a saúde do coração é ter uma alimentação balanceada, com alimentos saudáveis. É preciso evitar alimentos com alto teor de açúcar refinado. Essa substância eleva o índice de glicose no organismo, prejudicando o coração e aumentando o risco para trombose.

Além do açúcar, é importante evitar uma alimentação rica em colesterol. A alteração dos seus níveis causa a formação de placas de gordura nas artérias e pode provocar o endurecimento dos vasos. Para manter o colesterol sempre controlado, inclua na dieta alimentos que sejam ricos em ácidos graxos e ômega 3, como oleaginosas e peixes.

Abandone o cigarro

O hábito do tabagismo prejudica o organismo causando problemas respiratórios e oncológicos, além de potencializar o risco para doenças que afetam a saúde do coração. Ao abandonar o cigarro, o indivíduo reduz imediatamente o risco de morrer por alguma doença cardíaca pela metade.

Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas contribui para melhorar a saúde do coração e vasos sanguíneos. Além disso, ajuda a diminuir os níveis de glicose, contribuindo para a redução do risco de trombose. O ideal é praticar atividades diariamente, por cerca de 30 a 40 minutos, em ritmo moderado.

Faça controle da pressão arterial

A hipertensão arterial é uma doença crônica que afeta os vasos sanguíneos, prejudicando a saúde do coração, cérebro e rins. Por isso, é importante realizar consultas periódicas e exames de rotina para assegurar que os níveis da pressão arterial estejam sempre normais.

Realizar exames periódicos

Além dos cuidados acima, para garantir a saúde do coração é importante realizar consultas de e exames de rotina. Dessa maneira, o médico pode avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular por meio de exames, diagnosticando de forma precoce qualquer problema que possa existir.

Quais os principais exames?

Os exames cardiológicos de rotina são indicados para pessoas com histórico de doenças cardiovasculares na família, assim como pessoas que fazem parte de grupos de risco. No Assim, evitando o risco de doenças cardiovasculares. Os exames de rotina para o coração também servem para ajudar no acompanhamento de tratamentos diversos. Os principais exames são:

No artigo de hoje você pôde conferir a importância do Dia Mundial do Coração, data que ajuda na conscientização da importância de medidas como exames preventivos para garantir a saúde do coração.

Que tal marcar exames de rotina para verificar como está a saúde do seu coração? Na Clínica CEU, você pode fazer o agendamento de forma online!

Dia Mundial do Coração: você sabe como está a saúde do seu?