Saiba como é o diagnóstico da obstrução arterial!

A obstrução arterial, ou doença arterial obstrutiva, é uma doença que afeta a circulação sanguínea das pernas e pode causar fortes dores ao caminhar. De modo geral, ocorre devido o acúmulo de placas de gordura (ateromas) nas artérias.

Além disso, a diminuição da flexibilidade nas paredes dos vasos sanguíneos e a inflamação excessiva na região também provocam a oclusão. A seguir, conheça mais sobre a obstrução arterial, seus sintomas, causas e quais exames contribuem para o diagnóstico.

Obstrução arterial: o que é e quais seus sintomas?

A obstrução arterial ocorre quando o fluxo sanguíneo em um vaso é interrompido devido a oclusão da luz desse vaso. A aterosclerose (acúmulo de gordura), é uma das principais causas dessa obstrução.

As placas de gordura acumulam-se nas artérias responsáveis por transportar sangue para as pernas, ocasionando o estreitamento ou obstrução total. Desse modo, o fluxo sanguíneo é prejudicado, tornando a irrigação insuficiente nos músculos das pernas. Esse prejuízo no transporte do sangue causa dores, especialmente na coxa e panturrilha durante a caminhada.

Sintomas

A obstrução arterial pode ocorrer lentamente durante a vida. Assim, em alguns indivíduos os sintomas podem aparecer tardiamente. Em muitos casos, as manifestações não surgem até que a artéria tenha 50% ou mais de estreitamento. Contudo, o primeiro sintoma que se torna perceptível é a claudicação intermitente. Ou seja, dores que afetam as pernas durante a caminhada e outras atividades e que são aliviadas após repouso.

A dor geralmente é maior nas panturrilhas, coxas e glúteo, variando da região em que ocorre a obstrução arterial. Além das dores, estão presentes fraqueza, dormência e fadiga nos músculos da perna durante a caminhada. A dor e outros sintomas podem interferir nas atividades habituais.

O que causa a obstrução arterial?

De forma geral, a obstrução ocorre quando as placas de gordura se acumulam nas paredes das artérias, comprometendo o fluxo sanguíneo. Desse modo, o indivíduo tem maior risco de desenvolver a doença quando apresenta fatores como:

  • histórico pessoal ou familiar de doenças vasculares;
  • idade acima dos 50 anos;
  • hipertensão arterial;
  • diabetes mellitus;
  • sedentarismo;
  • triglicérides;
  • tabagismo;
  • obesidade;
  • colesterol.

Como é o diagnóstico da doença obstrutiva arterial?

exame-ultrassom

O diagnóstico precoce da obstrução arterial é fundamental para iniciar o tratamento antes que complicações graves possam surgir. Por isso, a anamnese e o exame físico são de grande importância para que o médico inicie a investigação. Além disso, exames de imagem contribuem para o diagnóstico.

O ultrassom com Doppler é um deles, e auxilia o médico na avaliação de locais onde os estreitamentos podem ocorrer. Da mesma forma, podem ser solicitados exames como a angio-tomografia computadorizada, angio-ressonância magnética e arteriografia.

Como é possível tratar a doença?

O tratamento inicial para pacientes a obstrução arterial envolve mudanças nos hábitos de vida. Dessa forma, é possível reduzir os fatores de risco, controlando a progressão da doença. As mudanças costumam incluir:

  • abandonar o tabagismo;
  • manter uma alimentação equilibrada, com baixa ingestão de gordura e sal;
  • praticar de atividades físicas regulares;
  • perder peso em caso de obesidade e sobrepeso;
  • manter o controle da pressão arterial e diabetes;
  • controlar os níveis de colesterol e triglicérides;
  • evitar feridas, infecções e outras complicações nas pernas e pés.

Para a claudicação intermitente, o tratamento deve contar com a prática de atividade física como caminhadas programadas. Dessa maneira, promove-se o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos nas pernas, melhorando a circulação nas artérias obstruídas.

O controle dos fatores de risco também podem ser feitos por meio de medicamentos prescritos pelo médico conforme cada quadro. Em casos mais avançados, em que ocorre gangrena ou dores durante repouso, intervenções cirúrgicas podem ser necessárias para a desobstrução das artérias.

Assim, o especialista realiza a remoção da placa responsável pela obstrução da artéria, criando pontes de veias safenas ou próteses nas pernas, possibilitando o restabelecimento do fluxo sanguíneo para o membro.

Você pôde conhecer mais sobre a obstrução arterial, condição que provoca fortes dores e ocorre devido o bloqueio causado por placas de gorduras. Para garantir o desenvolvimento dessa doença silenciosa, mantenha os exames de rotina sempre em dia.

Gostou destas informações? Confira também como funciona e para que serve o ultrassom com Doppler!

Rate this post
Saiba como é o diagnóstico da obstrução arterial!
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM