Agosto Dourado: conheça os benefícios da amamentação

O Agosto Dourado é um mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno. Com a celebração do Dia Mundial da Amamentação, realizado anualmente em 1º de agosto, o mês dá início à Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Graças a datas como esta, os índices de aleitamento aumentaram no Brasil, segundo resultados preliminares do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Ernani), do Ministério da Saúde. 

Foi constatado que mais da metade das crianças nascidas em 2019 e 2020, continuaram a ser amamentadas no primeiro ano de vida, prática fundamental para garantir um desenvolvimento saudável para a criança. Para entender melhor a importância do Agosto Dourado na amamentação, continue acompanhando o texto de hoje!

Como iniciou o Agosto Dourado?

A história do agosto dourado teve início em 1990, durante um encontro da Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Unicef, em que foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação. 

Um ano depois, em 1991, a Aliança criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Todos os anos, durante essa data, é definido um tema para ser explorado e divulgado em 120 países, incentivando a amamentação.

No Brasil, a Lei nº 13.435, de 2017, institui o Agosto Dourado como mês do aleitamento materno, data em que serão intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento na vida da mãe e do bebê.

Qual a importância da amamentação?

Um dos objetivos do Agosto Dourado é esclarecer a importância da amamentação. Afinal, o leite materno é considerado o melhor alimento para o bebê após seu nascimento. Formado por substâncias como proteínas, carboidratos e gorduras, o leite materno garante que o bebê cresça e se desenvolva de forma saudável.

É por meio deste alimento que a criança recebe anticorpos da mãe, protegendo-o contra doenças que podem ser fatais logo após o nascimento, como infecções, diarreias e doenças respiratórias, assim como o risco de outras doenças diminui mesmo após a interrupção do aleitamento, como é o caso a asma, diabetes e obesidade.

Segundo pesquisas recentes, os anticorpos para Covid-19 podem ser transmitidos de mãe para bebê por meio da amamentação. Além disso, o aleitamento funciona como exercício para o desenvolvimento da face da criança, contribuindo para desenvolver a fala, respiração e dentição. 

Benefícios da amamentação

Assim como é incentivado pelo Agosto Dourado, logo após o nascimento o bebê deve iniciar a sucção como forma de estimular a descida do leite produzido pela mãe. Dessa forma, a criança pode absorver as defesas para seu organismo, fortalecendo também o vínculo afetivo entre ambos. Confira os benefícios da amamentação na saúde do bebê.

Fortalecimento o sistema imunológico

O fortalecimento do sistema imunológico do bebê é um dos principais benefícios do aleitamento materno. Por ser rico em anticorpos produzidos no corpo da mãe, o leite materno é uma defesa natural para o bebê. Assim, protegendo-o contra problemas como gripes, infecções de ouvido, asma, pneumonia e infecções intestinais.

Em outras palavras, a amamentação ajuda a evitar que doenças atinjam o bebê e, caso ele fique doente, o organismo da mãe aumenta a produção de proteínas e células de defesa para transmiti-las por meio do leite, auxiliando na recuperação do bebê.

Prevenção da obesidade

Outro dos grandes benefícios da amamentação é a prevenção da obesidade, doença crônica reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Por seu efeito anti-inflamatório, o leite materno assegura que crianças que o recebam durante o primeiro período de vida tenham menores chances de desenvolver a doença, assim como diabetes e problemas cardíacos ao longo da vida.

Proteção para o coração

Segundo um estudo de pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, o leite materno tem efeito positivo na pressão arterial do bebê a curto e longo prazo, assim como na mãe. Esse fato auxilia na proteção cardiovascular de ambos devido aos efeitos anti-inflamatórios.

Desenvolvimento do sistema nervoso 

Ao amamentar, a mãe oferece ao bebê uma substância chamada DHA (ácido docosahexaenoico) por meio do leite. De forma geral, ela é responsável por participar da formação de células nervosas, facilitando a comunicação entre elas. 

Essa ação é fundamental nos primeiros 5 anos de vida, quando grande parte do cérebro está em desenvolvimento. Dessa forma, a oferta de DHA ao bebê se torna outro dos benefícios da amamentação.

Diminuição do risco para déficit de atenção

Em um estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Tel-Aviv e do Centro Médico Rabin, em Israel, foi constatado que o leite materno também está relacionado ao menor risco do desenvolvimento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Ao analisar voluntários para a pesquisa que sofriam com o distúrbio e compará-los com crianças que não o apresentavam, os pesquisadores constataram que aqueles com TDAH eram menos propensos à amamentação.

Prevenção contra anemias

Por ser constituído de diversas substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo, o leite materno contribui também para a prevenção de anemias no bebê. São elementos como a vitamina B12 e o ácido fólico, muito importantes para a produção de células vermelhas, responsáveis pela produção de oxigênio no sangue, que previnem o adoecimento da criança.

Benefícios do aleitamento para a mãe

Além dos inúmeros benefícios da amamentação na vida do bebê, a mãe também acaba sendo protegida e favorecida pela produção de leite e amamentação em si. Entre os principais benefícios que a mãe obtém ao amamentar, estão:

  • diminuição do sangramento no período pós-parto;
  • aceleração na perda de peso;
  • redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio;
  • proteção contra doenças cardiovasculares;
  • proteção contra a osteoporose.

Você acompanhou a importância do Agosto Dourado como forma de promover o aleitamento materno, garantindo proteção e desenvolvimento saudável para o bebê, e contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida da mãe. 

Gostou do conteúdo de hoje sobre aleitamento materno? Conte para a gente nos comentários e não deixe de agendar os seus exames de pré-natal conosco!

4.7/5 - (3 votes)
Agosto Dourado: conheça os benefícios da amamentação
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM