Atividade física x exercício físico: afinal, é a mesma coisa?

Para melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças e manter um bom estado físico e mental, fazer exercício físico é fundamental. Da mesma forma, a atividade física contribui para a saúde. É ideal que ambas estejam presentes no dia a dia.

No entanto, boa parte das pessoas não sabe diferenciar uma da outra. Ficou curioso para entender mais sobre elas? Então, continue acompanhando a leitura conosco e conheça as diferenças entre atividade física e exercício físico!

Quais as diferenças entre atividade física e exercício físico?

Assim como a atividade física, o exercício físico promove benefícios para a saúde, como controle do peso, prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição da pressão arterial, redução do estresse, entre outros.

Realizá-las por alguns minutos por semana pode contribuir para evitar o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida. Ainda que as pessoas confundam as duas práticas, ambas devem ser realizadas para manter a saúde.

O que é atividade física?

A atividade física é um comportamento realizado de forma intencional, envolvendo os movimentos do corpo. Dessa maneira, movimentos que são involuntários, como respirar e batimentos cardíacos, não contam como atividade. 

Além disso, a prática envolve uma relação entre o ambiente e a sociedade. Ou seja, ela pode ser uma atividade de lazer, tarefas domésticas, ou ações do cotidiano, como ir ao trabalho ou à escola.

A atividade física está presente de forma ampla no cotidiano, e pode ser indicada por qualquer profissional de saúde para melhorar o corpo e a mente, contribuindo para evitar o sedentarismo.

O que é exercício físico?

Por sua vez, o exercício físico é definido como uma atividade que eleva o gasto energético. Entretanto, apresenta caráter planejado e estruturado, como distância, tempo e ritmo. Outra característica do exercício físico é que sua realização melhora a disposição. 

Dessa maneira, uma pessoa fisicamente ativa deve atender características como a realização de exercícios variáveis que considerem a frequência, duração, e intensidade de sua prática.

Algum é melhor que o outro?

Existem evidências científicas que indicam benefícios, na prática de atividade física e também do exercício físico. As atividades contribuem para a redução do risco de mortalidade e do desenvolvimento de doenças como o câncer, diabetes, diabetes gestacional, hipertensão e doenças do coração.

Já o exercício físico traz os benefícios das atividades, além de ser eficaz para manter o peso controlado, reduzir sintomas de depressão, melhorar a qualidade do sono, preservar a cognição, e ajudar no controle de doenças crônicas.

A prática de ambas ainda proporciona vantagens específicas para diferentes faixas etárias, como reduzir o índice de quedas em idosos ao contribuir com o fortalecimento muscular e desenvolvimento do equilíbrio, e melhorar o desempenho escolar de crianças e jovens.

Qual o seu impacto na saúde mental?

A realização de atividade e exercício físico também beneficia a saúde mental. A prática de algumas modalidades, como os esportes coletivos, contribui para a socialização, aprendizado e desenvolvimento de regiões do cérebro, ajudando a evitar sintomas de ansiedade e depressão.

Da mesma forma, as práticas são responsáveis por liberar endorfina, assim como hormônios como a serotonina. Ambos são neurotransmissores e ajudam a diminuir o estresse, depressão e ansiedade. Além disso, melhoram a memória, o raciocínio e auxiliam na estabilidade das emoções.

Manter um estilo de vida saudável consiste na realização de atividade e exercício físico algumas vezes por semana. Contudo, ainda que traga inúmeros benefícios, antes de iniciar essa prática é muito importante realizar acompanhamento médico, com exames de rotina. Para pessoas sedentárias, é indicado realizar uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios. 

Vai começar a praticar exercícios? Então, você precisa conhecer 8 exames para fazer antes de atividades físicas!

Rate this post
Atividade física x exercício físico: afinal, é a mesma coisa?
Zeit

LEIA TAMBÉM