Dia Mundial da Saúde Digestiva: conheça 10 cuidados indispensáveis

No dia 29 de maio é comemorado o Dia Mundial da Saúde Digestiva, data criada com o intuito de alertar a população sobre a importância dos cuidados com o aparelho digestivo, assim como o diagnóstico precoce para o tratamento adequado.

Como forma de auxiliar nessa conscientização, no artigo de hoje, vamos apresentar alguns cuidados indispensáveis para manter a saúde do sistema digestivo e incentivar o objetivo do Dia Mundial da Saúde Digestiva.

Dia Mundial da Saúde Digestiva: o que é?

O Dia Mundial da Saúde Digestiva é comemorado anualmente em 29 de maio. A data tem como objetivo informar a população sobre a importância dos cuidados com o sistema digestivo, assim como do diagnóstico precoce, melhorando as chances para o tratamento adequado das doenças que afetam a área.

Por que a data foi criada?

O Dia Mundial da Saúde Digestiva foi criado pela Organização Mundial de Gastroenterologia como forma de alertar a população e também profissionais de saúde sobre a realização de exames para diagnóstico precoce de doenças relacionadas ao sistema digestivo, melhorando as chances de prevenção.

Segundo a organização, 20% da população mundial tem algum problema digestivo e intestinal. No entanto, somente 10% dessas pessoas procuram orientação médica, com o restante recorrendo à automedicação.

Qual a importância da saúde digestiva no funcionamento do organismo?

A saúde digestiva é fundamental para o funcionamento do organismo. Por isso, o Dia Mundial da Saúde Digestiva deve ser realizado para mostrar a importância dos cuidados com esse sistema.

Afinal, o aparelho digestivo é responsável pela ingestão, digestão e absorção dos alimentos. Desse modo, é o conjunto de órgãos que realiza o processo onde a fonte de energia do corpo será ingerida, processada e distribuída.

Assim, a saúde digestiva está ligada diretamente à imunidade do organismo. Adotando medidas simples, que ajudem a manter esse sistema em ordem, é uma forma de garantir saúde e qualidade de vida.

Conheça 10 cuidados indispensáveis com a Saúde Digestiva

Como forma de ajudar na conscientização do Dia Mundial da Saúde Digestiva, separamos a seguir, 10 dicas indispensáveis que vão ajudar a manter o sistema digestivo livre de problemas. Confira.

1. Tenha uma alimentação saudável

A alimentação tem uma grande influência em diferentes partes do corpo. Assim, contar com uma dieta equilibrada pode manter um bom funcionamento do organismo, além de contribuir para uma vida saudável

Consumir alimentos ricos em vitaminas, proteínas e fibras permite o fortalecimento do corpo, aumentando a disposição e evitando ressecamento, inflamações ou mesmo a hiperatividade do intestino, evitando assim o desenvolvimento de algumas patologias.

Desse modo, é importante incluir na rotina uma alimentação com diversidade de grãos, legumes e frutas.

2. Beba muita água

A ingestão de grandes quantidades de água é fundamental para todo o organismo, principalmente para o intestino. Afinal, de nada adianta ter uma alimentação rica em fibras sem a ingestão de água. A hidratação permite evitar o ressecamento das fezes e melhora o funcionamento dos órgãos.

3. Mastigue bem os alimentos

Outro cuidado que deve ser adotado para evitar o desenvolvimento de doenças que fazem parte do alerta da campanha Maio Roxo é melhorar a mastigação dos alimentos. Para que o alimento seja digerido de forma correta, deve ser mastigado com calma, sem pressa. Deixe de lado também o celular ou a televisão. Durante a refeição, separe este momento para prestar atenção em sua mastigação.

4. Não utilize medicamentos laxantes

Utilizar laxantes em excesso e sem orientação médica pode, a longo prazo, causar prejuízos ao intestino. Dessa forma, antes de recorrer a esse tipo de medicamento, busque ajuda médica.

5. Diminua a ingestão de alimentos processados

Os alimentos industrializados e processados devem ser evitados não só em relação ao sistema intestinal. Afinal, estes produtos são ricos em carboidratos, conservantes, sódio e outras substâncias que não trazem nenhum benefício ao organismo.

6. Faça uso de probióticos

Os probióticos são microorganismos vivos que, quando ingeridos moderadamente, exercem efeitos benéficos na flora intestinal. Por isso, é interessante investir no uso de produtos como esse. No mercado, é possível encontrá-los em iogurtes e leites fermentados.

7. Evite o consumo de álcool e cigarro

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode ser prejudicial à saúde intestinal e de todo o organismo. Por esse motivo, é importante reduzir ou evitar o álcool e o cigarro. Isso porque, o excesso dessas substâncias pode causar irritação da flora intestinal.

8. Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas também é um cuidado que contribui para o melhor funcionamento da saúde intestinal. Seja uma caminhada, natação, ioga ou mesmo ginástica, qualquer forma de evitar o sedentarismo já é bem-vinda.

9. Evite o estresse

O estresse é outro responsável pelo desencadeamento de diversas doenças, entre elas, as inflamações intestinais. Portanto, é preciso respeitar os limites do corpo, considerando que o emocional reflete na parte física. Tente manter boas noites de sono de, no mínimo, 8 horas e descansar sempre que possível, praticando atividades de lazer.

10. Mantenha os exames em dia

Outra maneira de cuidar da saúde digestiva e evitar doenças relacionadas é manter as consultas médicas e exames preventivos em dia. Com esse acompanhamento, é possível diagnosticar e evitar problemas e complicações que podem se agravar.

A maioria das doenças graves relacionadas ao sistema digestivo podem ser diagnosticadas em um check-up

Você pôde acompanhar a importância do Dia Mundial da Saúde Digestiva para a conscientização da população sobre os cuidados que ajudam a prevenir doenças e contribuem para um diagnóstico precoce. Por isso, inclua-os em sua rotina e cuide de sua saúde digestiva!

Gostou deste conteúdo? Então, conheça também a relevância de manter os exames periódicos em dia!

4.1/5 - (36 votes)
Dia Mundial da Saúde Digestiva: conheça 10 cuidados indispensáveis