Quais principais exames detectam doenças cardiovasculares?

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, resultando em cerca de 17,9 milhões de óbitos por ano. Essas condições afetam o coração, e vasos sanguíneos, e as mais comuns são infarto agudo do miocárdio, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca e aterosclerose

No entanto, especialistas indicam que boa parte dessas mortes poderiam ser evitadas com o diagnóstico e tratamento adequado. Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre as doenças cardiovasculares e os principais exames que podem detectá-las.

O que são doenças cardiovasculares?

As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o funcionamento ou anatomia do coração, veias e artérias. Desse modo, qualquer anomalia nesse sistema pode comprometer sua função, elevando o risco para eventos como o acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

Quais os fatores de risco?

Os fatores de risco para as doenças cardiovasculares são condições que aumentam as chances para o desenvolvimento da doença, e são divididos em mutáveis e imutáveis. Contudo, ambos grupos podem ser amenizados por meio de estratégias adequadas no tratamento. Veja os fatores de risco:

  • consumo excessivo de  álcool;
  • altos níveis de colesterol;
  • hipertensão arterial;
  • estresse excessivo;
  • histórico familiar;
  • sedentarismo;
  • tabagismo;
  • obesidade;
  • diabetes;
  • idade;
  • etnia.

Quais exames do coração podem detectar essas doenças?

Um dos principais fatores determinantes para as doenças cardiovasculares é a genética. Portanto, indivíduos com histórico familiar de doenças do coração devem realizar avaliação cardiológica com frequência. Entre os principais exames para diagnóstico das doenças cardiovasculares, estão a ecocardiografia, cintilografia do miocárdio, teste ergométrico, MAPA e holter.

Ecocardiografia

A ecocardiografia consiste no estudo anatômico do coração, avaliando a estrutura em suas dimensões, válvulas e padrão de contração. Por meio do ultrassom, é possível acompanhar os batimentos cardíacos em tempo real por meio de imagens. Pode-se realizar o exame em todas as fases da vida, do estágio fetal ao adulto.

Cintilografia do Miocárdio

A cintilografia permite avaliar o fluxo de sangue nas artérias do coração. Além disso, o exame também serve para diagnosticar, e tratar doenças cardiovasculares, como infarto e doenças nas válvulas. Ele ocorre de forma não invasiva por meio das Gamas Câmaras, que realizam imagens dos órgãos sem necessidade de grandes quantidades de radiação.

Teste ergométrico

Indica-se o exame ergométrico para coletar dados sobre a resposta do organismo em situações que exigem esforço. Atualmente, o teste ergométrico ocorre com técnica computadorizada, auxiliada por equipamentos precisos que promovem informações assertivas sobre o miocárdio. 

Para o exame, também é necessário a presença de uma equipe de profissionais treinados e ambiente controlado, que ofereça segurança e conforto ao paciente durante o exame. De modo geral, o teste ergométrico é simples. 

Durante sua realização, coloca-se eletrodos no corpo do paciente. Então, o indivíduo começa a caminhar em uma esteira, onde a intensidade vai aumentando aos poucos pelo cardiologista. O teste acontece em ciclos em que, entre início e fim, registra-se o ritmo cardíaco, frequência e pressão arterial. 

Monitorização ambulatorial de pressão arterial – MAPA

O  MAPA, exame de monitorização ambulatorial da pressão arterial, é indicado para diagnosticar doenças crônicas como a hipertensão arterial. Em pacientes já diagnosticados, usa-se o MAPA para avaliar a eficácia do tratamento.

Para a sua realização, o paciente utiliza uma braçadeira ligada ao aparelho eletrônico responsável por registrar os níveis de pressão durante 24h. Após o exame, o médico avalia os dados que auxiliam na escolha do tratamento mais adequado.

Holter

O holter mede a atividade elétrica do coração por meio da superfície do corpo em períodos de 24, 48 ou 72 horas, seja qual for a necessidade de cada caso. Solicita-se o holter para pacientes que apresentam sintomas indicativos de doenças cardiovasculares. Para isso, o paciente fica com o aparelho ligado ao corpo durante o período previsto, para a monitoração das atividades do coração.

Ainda que as doenças cardiovasculares apresentem grande risco para a vida do indivíduo, com diagnóstico precoce e tratamento especializado, é possível evitar complicações. Portanto, realizar exames preventivos e de rotina é fundamental.

Gostou destas informações? Então, confira também quais exames de rotina você deve fazer!

Rate this post
Quais principais exames detectam doenças cardiovasculares?
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM