Dia Mundial do Homem: 8 exames periódicos essenciais para saúde

De muitas formas, o preconceito e a falta de tempo acabam sendo os principais motivos pelos quais os homens negligenciam os cuidados com a saúde. O Dia Internacional do Homem é uma data que auxilia na conscientização da importância desses cuidados, evitando doenças e complicações.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apenas 32% dos homens entre 40 e 70 anos fizeram o exame de toque retal, usado para avaliar doenças como o câncer de próstata. Além disso, somente 50% dos homens no Brasil buscam atendimento médico de rotina.

A seguir, entenda o objetivo do Dia Mundial do Homem e conheça os principais exames periódicos essenciais para a saúde masculina.

O que é o Dia Internacional do Homem?

No mundo, o Dia Internacional do Homem é comemorado no dia 19 de novembro. Contudo, no Brasil, a data é comemorada em 15 de julho. Atualmente, é utilizada para chamar a atenção da população sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina. São realizados debates sobre esse tema, assim como a conscientização da igualdade de gêneros.

Como a data surgiu?

O Dia Mundial do Homem não teve o mesmo objetivo inicial do Dia Internacional da Mulher, data que representou desde seu início uma forma de lutar pelos direitos. O Dia Mundial do Homem foi uma iniciativa de Mikhail Gorbachev, como forma de homenagear figuras importantes da história do seu país, sendo incorporado por outros países.

Conheça 8 exames periódicos essenciais para a saúde do homem

Os exames periódicos são essenciais para a detecção precoce de doenças, principalmente aquelas assintomáticas, ou seja, que não apresentam sintomas, e são percebidas em fase avançada, como o câncer de próstata, por exemplo.

Desse modo, o Dia Mundial do Homem utiliza a data para mostrar a importância de realizar tais exames anualmente, e não buscar atendimento médico somente quando algo não está bem.

A seguir, conheça os 8 exames periódicos essenciais para a saúde do homem.

1. Exame de sangue

O hemograma é uma das avaliações básicas dos exames periódicos, fundamental para verificar os níveis de glicemia, colesterol, triglicérides e outras alterações no organismo. Por meio dele é possível avaliar funções do fígado, analisar o ácido úrico, identificar a presença de diabetes, e prevenir doenças como artrite, gota e cálculos renais.

2. Exame de urina

Na prevenção também está presente o exame de urina. Afinal, por meio dele, é possível oferecer informações importantes em relação ao estado fisiológico do organismo, como a prevenção de doenças sistêmicas e função de rins.

3. Exame de fezes

Assim como o exame de urina, o exame de fezes é essencial para avaliar a presença de parasitas, microorganismos e também bactérias que possam estar presentes no organismo do homem.

4. Ultrassom de abdômen

Este exame é utilizado para avaliar e diagnosticar possíveis alterações no fígado, rins, vesícula biliar, bexiga e também grandes vasos. De forma não invasiva, o ultrassom abdominal é realizado por meio da geração de ondas sonoras de alta frequência que ajudam a visualizar o conteúdo corporal.

5. Raio-x de tórax

O raio-x de tórax está presente, muitas vezes, entre os exames periódicos, para avaliar distúrbios e anormalidades de órgãos localizados na região torácica, como pulmões, ossos, coração e até mesmo vasos que estão nesta área.

6. Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é utilizado para detectar possíveis problemas cardíacos, muito comum entre os homens. Para aqueles que não apresentam histórico familiar, sua recomendação para fazer parte dos exames preventivos é a partir dos 50 anos.

7. Avaliação ergométrica

Chamado popularmente de teste de esforço, esse exame é uma forma de identificar alterações no ritmo cardíaco ocasionados por esforço e consiste em provocar o máximo de potência física sob supervisão

8. Dosagem do PSA

Por fim, a dosagem do PSA é um exame específico do homem. A dosagem do antígeno prostático específico (PSA) é usado para diagnosticar o câncer de próstata de forma precoce, sendo também usado para o acompanhamento da doença e em seu pós-tratamento.

Por que manter os exames em dia?

Considerando que a saúde do homem é basicamente influenciada por seu comportamento, alimentação, sedentarismo, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool, e mais, manter os exames em dia é a melhor forma de prevenir o desenvolvimento de doenças, identificando-as ainda em fase inicial e proporcionando a chance de um tratamento adequado. Confira as razões para realizar exames periódicos:

• evitar o diagnóstico de doenças graves de forma tardia;
  • realizar a descoberta precoce de enfermidades;
  • aumentar as possibilidades de cura;
  • melhorar chances de tratamento;
  • tratar doenças na fase inicial;
  • manter a qualidade de vida.

Você pôde conhecer o objetivo do Dia Internacional do Homem e a importância de realizar os exames periódicos essenciais para a saúde masculina. Mantenha seus exames em dia para garantir sua saúde e bem-estar.

Estas informações foram úteis? Conte para a gente! Então, confira também exames capazes de detectar o câncer de próstata!

Dia Mundial do Homem: 8 exames periódicos essenciais para saúde