Novembro Azul: entenda definitivamente a importância da campanha

A campanha denominada Novembro Azul tem como objetivo conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde. Fundamental para quebrar tabus, a campanha divulga informações importantes sobre o câncer de próstata, e como preveni-lo.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), um homem no Brasil morre a cada 38 minutos de câncer de próstata. Contudo, um dos aspectos mais preocupantes sobre este tipo de câncer vai além da mortalidade, visto que é preciso acabar com o preconceito contra exames de prevenção à doença e alertar sobre os fatores de risco. 

Por isso, a campanha Novembro Azul é tão necessária. Continue a leitura para entender definitivamente a importância deste alerta!

O que é o Novembro Azul?

A campanha Novembro Azul é realizada no mundo todo, e visa mostrar a importância da conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. Isso porque, em grande parte dos casos, a doença se desenvolve lentamente, sem apresentar sintomas. 

Dessa forma, com medidas preventivas, como a realização de exames específicos, é possível realizar diagnóstico precoce e tratamento adequado, aumentando as chances de cura.

Como surgiu a campanha Novembro Azul?

A campanha Novembro Azul teve origem na Austrália, em 2003. O objetivo era chamar atenção da sociedade para a importância das medidas de prevenção e diagnóstico precoce acerca do câncer de próstata, além de outras doenças tipicamente masculinas.

Anualmente, a popularidade da campanha se torna mais expressiva e, durante todo o mês de novembro, prédios, torres e monumentos históricos são iluminados de azul para chamar atenção para o movimento. O propósito é conscientizar um número crescente de homens, levando-os a realizar os exames de prevenção e cuidar de sua saúde.

Quais são as possíveis causas do câncer de próstata? 

Assim como os principais tipos de câncer, a causa exata que desenvolve o câncer de próstata ainda não é totalmente conhecida. Sabe-se que a doença surge por meio da interação entre fatores ambientais e certa predisposição genética. 

Uma interação como essa provoca algumas mutações no DNA. Isso causa o crescimento anormal em células da próstata, resultando no crescimento anormal e incontrolável, ação que leva à formação de tumores malignos. 

A seguir, vamos entender melhor as causas do desenvolvimento desse tipo de câncer. 

Idade

Uma das causas que mais prevalecem no câncer de próstata é a idade. Casos em que a doença afeta indivíduos antes dos 40 anos são extremamente raros, visto que a possibilidade do desenvolvimento aumenta 40% em homens com mais de 50 anos. Risco que acaba dobrando para maiores de 65 anos. 

O motivo pelo qual a idade é um diferencial está no tempo que o tumor leva para se instalar na próstata. A maior parte dos tumores cresce de forma lenta e só podem ser detectados quando o homem já tem mais de 60 anos. 

Hereditariedade

Outra das principais causas do câncer de próstata está relacionado aos casos na família. Afinal, estudos identificam que a doença apresenta fatores genéticos hereditários. Isso aumenta risco para homens que tenham um parente direto na família, como irmão, pai ou avô com câncer de próstata.

Alimentação

A alimentação não é a principal causa para o desenvolvimento do câncer de próstata. No entanto, ela exerce certa influência no assunto. Estudos apontam que homens com uma dieta rica em carne vermelha, gordura, derivados do leite e pobre em legumes, frutas e outros vegetais podem ter o risco aumentado. 

Tabagismo

Assim como em doenças crônicas, o tabagismo pode ser uma das causas do câncer de próstata. Além disso, o vício pode diminuir as possibilidades de uma recuperação e prognóstico positivo em homens que desenvolverem a doença. 

Alterações genéticas

Também entre as principais causas do câncer de próstata, as alterações genéticas favorecem o surgimento de diferentes tipos da doença, como o câncer de mama e ovário. Entretanto, em homens a alteração representa uma pequena porcentagem dos casos de câncer.

Sedentarismo e obesidade 

O excesso de gordura no corpo também pode ter grande influência em relação ao câncer de próstata. Homens com sobrepeso costumam apresentar versões mais agressivas dos tumores, fator que pode complicar o tratamento e diminuir as chances de cura. 

Assim como a má alimentação, a falta de exercícios físicos também pioram as possibilidades, agravando o quadro. 

Como prevenir?

Há duas formas de prevenir o câncer de próstata: realizar os exames frequentemente e adoção de hábitos saudáveis. Portanto, é recomendável que:

  • Realize um check-up anualmente;
  • Faça o controle do colesterol, diabetes e pressão;
  • Pratique exercícios físicos regularmente,
  • Mantenha o peso ideal;
  • Evite cigarro e abuso de álcool;
  • Mantenha uma alimentação equilibrada.

Além disso, é essencial que se realizem exames periódicos, como: hemograma completo, teste de urina e de IMC e verificação do perímetro abdominal.

Novembro Azul no contexto da saúde e bem-estar do homem

Agora que você conhece a importância da campanha Novembro Azul para garantir a saúde e bem-estar do homem, procure atendimento médico para realizar os exames preventivos de forma regular a partir dos 50 anos, mesmo que não exista nenhum caso da doença em sua família. Afinal, a prevenção é a melhor forma de garantir a qualidade de vida!

Estas informações foram úteis? Então, confira também exames capazes de detectar o câncer de próstata!

Rate this post
Novembro Azul: entenda definitivamente a importância da campanha
Zeit

LEIA TAMBÉM


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/dcm6c87qt1ur/public_html/wp-content/themes/ceu/sidebar.php on line 1